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O que é Marketing Digital?

A questão principal do que quero conversar com você hoje é: “Você sabe o que é Marketing Digital?”. Provavelmente, se você chegou até aqui, ainda têm dúvidas do que isso realmente se trata e tenho que lhe dizer que você não é o único.

Com recentes pesquisas que fiz pessoalmente com pessoas em uma categoria geral, pude observar algo muito interessante, quase todas elas não souberam elaborar uma resposta concreta para a pergunta que lhe fiz acima e tem mais, muitas dessas pessoas já praticam as mais diversas técnicas de puro marketing digital na rede. Curioso, não é mesmo?

Sinceramente, não sei ao certo, o porquê da ocorrência desse fenômeno tão comum, mas desconfio que possa ser porque quase ninguém sabe quando surgiu exatamente o marketing digital. Os profissionais do meio, apenas, começaram, evoluíram, aplicaram técnicas que adquiriram que algum lugar desse mundo de conhecimento que é a internet, outros trouxeram o marketing off para on, testaram e fizeram modificações até ficarem perfeitas para o mercado web.

 

 

Mais uma vez fiquei surpreso, nem eu, que trabalho há tantos anos com marketing digital, havia parado para pensar nisso antes e quando percebi esse fato vi que uma semente de curiosidade foi plantada em mim.

Nesse momento não consegui mais parar de pensar sobre isso, então ali decidi que eu deveria estudar mais sobre o assunto, realizar descobertas que me fizessem evoluir e foi o que eu fiz. Pesquisei muito, conversei com pessoas, analisei minhas atitudes, lembrei-me do início da minha carreira, como foram ocorrendo minhas modificações, evoluções, quedas e ao final, fiz um grande panorama.

Qual minha conclusão final? A internet é realmente maravilhosa e avassaladora. Uma das coisas que me fez enxergar isso foi o crescimento que ela obteve e a força com que ela atingiu a vida das pessoas, o poder de transformação, de atualização, oportunidades, dentre outras coisas.

Para que você entenda um pouco do que eu estou querendo dizer, com mais clareza, pense no que eu vou lhe dizer agora:

“Você consegue viver sem internet?”

“Quando você quer saber a resposta de qualquer coisa pequena do dia a dia, em qual site você pesquisa?”

Se você respondeu para a primeira pergunta, “não”, e para a segunda “Google”, eu tenho que lhe dizer que sua vida foi muito impactada pela internet. Sabe por quê? Porque a internet passou ser acessível para usuários comuns, no máximo, na década de 90 e isso faz, apenas, 25 anos. Pouquíssimo tempo, pelo tamanho da grandiosidade que ela representa hoje, não é verdade?

Agora, prepare-se para o mais incrível. Sabe há quantos anos o Google opera? Apenas 17.

Pois é, acabamos sendo atingidos com todas as forças. Fazemos as tarefas do nosso dia a dia tão automaticamente, que não paramos para perceber o quanto a internet facilitou a vida de muitas pessoas, inclusive a nossa.

Você pode estar se perguntando agora: “Porque o Tiago está falando de internet e Google se o assunto principal é o marketing digital?”. Simples, meu amigo, a internet é a responsável pelo surgimento do marketing digital e o Google é um forte atuante e facilitador dessa prática e, com isso, podemos concluir que o marketing digital também é um garoto novo que pode e deve evoluir e muito ainda.

Quando eu pensei em tudo isso e consegui organizar as minhas ideias, percebi que eu deveria compartilhar essa informação com você, isso porque, eu quero que da próxima vez que alguém lhe perguntar o que é marketing digital, você saiba responder com firmeza, mas não é só isso, tem o principal:

“Se você não sabe o que é marketing digital, talvez você também não o pratique e, certamente, está perdendo muitas oportunidades de negócios”. Eu não posso conviver com isso, então eu elaborei um conteúdo esclarecedor pensando em você para resolver essa questão de uma vez por todas, assim, você poderá aproveitar todas as oportunidades disponíveis.

Para iniciar, lhe responderei a pergunta base desse conteúdo, depois evoluiremos em nosso conhecimento.

 

Entendendo o Marketing Digital

Bom, vimos acima que o Marketing Digital é relativamente novo, se formos basear o surgimento da internet. Não é mesmo? Provavelmente, a prática surgiu do marketing chamado como tradicional, que são as técnicas aplicadas para o conhecidos canais off, TV, jornal, revista, banners, entre outros.

Analisando a trajetória da internet, podemos dizer que o Marketing Digital deu seu ar da graça por volta dos anos 2000, quando a internet tornou-se mais acessível e houve um enorme crescimento de usuários ativos. Com esse crescimento, grandes empresas começaram a ter interesse de atuar nesse mercado, antes desconhecido, portanto começaram aplicando técnicas do marketing off.

 

Marketing Digital.

 

Você deve estar se perguntando: “Enfim, o que é o Marketing Digital?”.

Sim, não me esqueci disso, quero só lhe ambientar para que o conhecimento fique todo estruturado. Bom, vamos lá.

O Marketing Digital é constituído por diversificadas ações, aplicadas através da web. Tem como objetivo atingir pessoas, oportunidades de negócios, vendas, inscrições, dentre outras coisas que podem ser denominadas de conversões.

Entre essas ações do Marketing Digital estão os banners digitais, vídeos promocionais, conteúdo para ranqueamento, email marketing, anúncios de produtos e serviços em sites, redes sociais, dentre outras coisas.

Resumida e simplificadamente, podemos dizer que o Marketing Digital é o tradicional Marketing Off que evoluiu para ser trabalhado em um novo universo.

Pronto, agora você já sabe o que é o marketing digital, mas não acaba por aqui, vou continuar esclarecendo alguns pontos obscuros relacionados ao assunto a seguir.

 

Vantagens do Marketing Digital

 

Deu para perceber que o marketing digital vem ganhando cada vez mais adeptos, não é mesmo? Isso se dá pela quantidade de vantagens que ele oferece se comparado ao marketing mais antigo, confira:

 

Close-up of hands holding tablet pc
Close-up of hands holding tablet pc

 

  1. Melhor ROI: O retorno de investimento na internet é de longe muito melhor e isso acontece primeiramente por algo muito interessante: O investimento é mais baixo. Com o Adwords, por exemplo, você não tem limite mínimo para anunciar, ao contrário do que acontece nas mídias off.

 

  1. Relatórios de Métricas: Através de plataformas que possibilitam a criação de anúncios para a Web, você consegue gerar relatórios com diversas métricas importantes para entender o desempenho de suas ações de marketing. Isso chama atenção de quem nunca anunciou na internet, pois na mídia off é mais difícil conseguir essa mensuração de resultados tão detalhada.

 

  1. Pesquisa antes da Compra: O consumo pela internet cresceu e deve crescer ainda mais com o passar dos anos, mas algo muito interessante já acontece. Quase 100% dos potenciais compradores pesquisam na internet antes de efetuar a compra. Por esse motivo, estar na internet é tão importante.

 

  1. Maior Alcance: Com o crescimento da internet, quase todos os potenciais consumidores estarão conectados, portanto você não precisará lidar com limites de alcance, como barreiras geográficas que acontecem com frequência no marketing off.

 

  1. Proximidade com o Público: Através das redes sociais a possibilidade de estar mais próximo do público e entender os desejos e necessidades dele acontece com mais facilidade. Isso também possibilita o planejamento das ações de marketing mais humanas, baseando-se nas necessidades do público alvo em questão, consequentemente tornando o marketing mais efetivo.

 

  1. Capacidade de Adaptação: A capacidade de adaptar as suas ações de marketing na internet é muito grande, ao contrário de um comercial de TV, por exemplo. O fato de ter o poder de controle dessas ações nas mãos é extremamente atraente para quem trabalha com marketing off, isso porque, se formos colocar o Adwords, plataforma de anúncios do Google, como exemplo, você tem a possibilidade de modificar as campanhas quando quiser, com a opção de pausá-las e encerrá-las sempre que achar necessário, contrariando o padrão das publicações off.

 

  1. Segmentação: Com o fácil acesso a métricas e dados de comportamento do seu público alvo, a segmentação é mais precisa. Possibilitando o planejamento de táticas de marketing mais direcionadas e com maior poder de atração.

 

Acredito que já deu para você visualizar a quantidade de vantagens que o marketing digital trouxe para a vida dos negócios, não é mesmo? Felizmente, posso lhe dizer que existem muito mais, mas isso pode variar de acordo com o mercado de atuação, por isso, resolvi colocar as vantagens mais gerais.

Sempre que falo desse mercado, fico muito empolgado e por isso já tenho o planejamento de disponibilizar muitos outros conteúdos que abordam esse tema para você. Em breve devo disponibilizá-los aqui no canal.

Espero ter conseguido lhe ajudar a entender o que é o marketing digital, caso tenha surgido dúvidas, entre em contato comigo que terei o maior prazer em respondê-lo.

Volte sempre que precisar e desejar, eu estarei lhe esperando com conteúdos atualizados e agregadores.

 

Até a próxima. Forte Abraço.

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