ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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O que é marketing de relacionamento?

Muitas palavras e termos vêm chamando a atenção nos últimos tempos, principalmente aquelas que estão ligadas diretamente  ao marketing digital. Porém, não poderia focar somente nas palavras, pois o jeito dos clientes consumirem mudou. Hoje, eles estão muito mais engajados e exigentes!

Talvez você já tenha até percebido que, apesar da era da tecnologia, o contato humano tem sido decisivo para fidelizar clientes. Acaba sendo uma forma de destaque no comércio dar um atendimento personalizado e focado na individualidade.

Se pararmos para pensar, não faz muito tempo que os cursos online, por exemplo, caíram no gosto da população. Isso ocorreu pela facilidade que a ferramenta trouxe para o nosso dia a dia. Não seria mais necessário enfrentar o trânsito, ter que escolher uma roupa, pois tudo poderia ser feito da tela de nosso computador. No entanto, com o passar do tempo, o calor do aprendizado foi sumindo. Não havia mais aquela relação de professores / alunos, os amigos de sala de aula, então eventos presenciais foram criados para aproximar pessoas, entendeu?

 

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Você pode estar se perguntando: “Ué, por que o Tiago está falando de cursos, eventos, encontros presenciais em um artigo sobre marketing de relacionamento?” Estou exemplificando uma situação para que você possa começar a captar a ideia sobre o significado desse termo.

Através desse canal, já pude falar algumas vezes que o cliente é o carro chefe de qualquer negócio, sem eles você não terá o sucesso que tanto procura. E quando falo de clientes, não me refiro só a pessoas que compram, mas pessoas que acompanham seu conteúdo, seus leitores e pessoas que se identificam com seus valores.

Durante muito tempo, até mesmo as grandes marcas do mercado pensavam que a venda era o ponto final do relacionamento com o cliente, uma vez que, a conversão foi atingida. No entanto, começou-se a perceber que era necessário manter um relacionamento mais humano com pessoas que simpatizavam como a marca para conseguir vender sempre. E aí surgiu o marketing de relacionamento.

A intenção desse conteúdo não é falar de técnicas avançadas e surreais para que você faça o marketing de relacionamento, até porque não tem uma metodologia certa. O que quero que entenda é a importância de seu uso e o conceito de aplicação. Parece estranho, mas muitos profissionais nunca ouviram falar disso, acredita? Sendo assim, eu quero que essa informação seja um divisor de águas em sua vida, onde você possa começar a falar a linguagem de seu cliente e estreitar relações.

Eu sou um cara que valoriza muito esse contato humano, seja com clientes ou profissionais que nos acompanham no dia a dia. Posso te dizer que a equipe que trabalha comigo é totalmente engajada em conquistar as metas que estabelecemos juntos e acredito que esteja ai a chave para o sucesso: a integração entre pessoas.

Vamos falar mais sobre esse assunto no decorrer do conteúdo, beleza? Está preparado para começar mais uma aula de conhecimento incrível?

 

Definindo o que é marketing de relacionamento

Acredito que com toda a exemplificação que dei no começo do conteúdo, você já tem uma ideia sobre o significado do termo, não é mesmo? Porém, se você me conhece sabe que gosto de explicar tudo nos mínimos detalhes para que não  restem dúvidas sobre os significados.

O marketing de relacionamento nada mais é do que planos estratégicos para se manter em constante relacionamento com seu cliente. O que você tem que ter em mente quando pensar nesse termo é que qualquer tipo de contato com seu público alvo é de extrema importância para a eficiência de uma boa estratégia de relacionamento.

 

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Não existe um jeito certo de aplicar o marketing de relacionamento, pois tudo irá depender da forma que seu cliente gosta de ser tratado. Sendo assim, você pode se manter em contato constante através de conteúdos relevantes e informativos sobre o nicho de atuação, colocando-se disponível para esclarecimento de dúvidas, trabalhando um atendimento personalizado, trabalhando estratégias de fidelização e mais um punhado de coisas que atraia os olhares das pessoas.

Costumo falar que a criatividade é fundamental para a implementação do marketing de relacionamento. Isso porque, eu posso até passar para você algumas dicas de aplicações, porém você terá que dar o toque de sua marca para que seu público se identifique com o conteúdo gerado, senão ficará um ar frio e robotizado, entende? Ninguém gosta de ser tratado por uma máquina de atendimento padronizada, onde muitas vezes não atende as necessidades do público de maneira individual.

Toda a vez que o assunto marketing de relacionamento for colocado em pauta, pense em formas de conquistar a satisfação dos clientes antes, durante e principalmente, após a compra, para que ele tenha uma experiência tão positiva que, além de comprar novamente, possa transmitir para as demais pessoas, seus diferenciais e pontos positivos. Tal atitude fará com que você ganhe seguidores engajados e que fazem publicidade gratuita de sua marca.

Sei que você talvez esteja interessado em conhecer algumas técnicas de marketing de relacionamento, estou certo? Sabendo disso, separei alguns dos métodos mais tradicionais de se aplicar o marketing de relacionamento.

Vamos lá?

 

Métodos de Aplicação de Marketing de Relacionamento

É muito comum que os profissionais ainda tenham dúvidas sobre a aplicação do marketing de relacionamento. Isso porque, tudo se renova muito rápido nesse meio e fica até difícil acompanhar tantas novidades que vão surgindo. Porém, preciso te dizer que a estratégia não é nova, uma vez que, na publicidade tradicional, a estratégia já é ensinada desde os tempos das universidades tradicionais.

 

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Logo abaixo, você terá algumas formas de aplicação do marketing de relacionamento.

  1. Conteúdo Relevante: Um dos métodos mais simples e básicos de fazer a aplicação do marketing de relacionamento é gerando conteúdo agregador e relevante focado no interesse de seu público. Por exemplo, se você tem uma loja virtual focada em moda feminina, porque não informar o lançamento de novas coleções, fornecer combinações de estilo e até mesmo, fornecer acesso a notícias internacionais de moda. O público gosta de ter acesso a novidades e isso fará com que seja percebido que você está antenado com as tendência e preocupado em transmitir para seus clientes.
  2. Ofertas Exclusivas: Informar ao seu cliente de uma mega promoção ou então, liberar descontos exclusivos para quem já comprou de você é uma forma de valorizar seu público alvo e mostrar o quão importante eles são. Sendo assim, sempre que for fazer uma queima de estoque, por exemplo, faça questão de avisar seu consumidor com antecedência.
  3. Lembrar Datas Importantes: Você já deve ter recebido ligações ou e-mails em datas como o seu aniversário, não é mesmo? É bastante comum usar essa metodologia para valorizar seu cliente. Por isso, faça questão de se fazer presente em datas comemorativas, nem que seja com o envio de um e-mail personalizado.
  4. Plano de Fidelidade: As chances de quem já comprou com você, comprar novamente é muito grande, isso porque ele já teve uma boa experiência e prefere não arriscar em novas experiências duvidosas, entende? Sendo assim, incentive e dê benefícios para compras recorrentes, como descontos e brindes interessantes.
  5. Pesquisa de Satisfação: A melhor forma de entender a satisfação de seu cliente é ouvindo dele mesmo, ok? Logo, aposte em pesquisas de satisfação para medir o nível de qualidade da sua marca. Dessa forma, você consegue corrigir possíveis erros e melhorar muito mais a qualidade de seu atendimento, por exemplo.

Como eu disse, o marketing de relacionamento é um ramo muito aberto que dá margem para a imaginação acontecer. Ninguém melhor do que você para conhecer seu público alvo, sendo assim, aposte em ações que traga eles mais para perto de você, pois isso só lhe trará benefícios.

Agora que você já sabe tudo sobre marketing de relacionamento é o momento de aplicar! Estarei disponível para esclarecer qualquer dúvida, basta entrar em contato comigo, tudo bem?

Espero te ver em breve, novamente.

Até mais!

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