ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

O que é Google Adwords?

Se você está começando no mundo do marketing e/ou da publicidade e ainda não sabe o que é Google Adwords ou nunca ouviu falar sobre isso, não se preocupe. Muitas pessoas que estão iniciando também têm diversificadas dúvidas a respeito desse assunto, por isso resolvi sanar de uma vez por todas essa questão.

Para começar falar de Google Adwords, precisamos voltar um pouco no tempo e falar sobre o Google que foi criado em 1998 e em três anos se tornou referência mundial com seu mecanismo de busca. No entanto, os seus fundadores precisaram encontrar um jeito de rentabilizar todo o tráfego que a ferramenta começava receber.

Como o Google sempre foi uma vitrine de links patrocinados eles resolveram patentear uma ferramenta. Esse investimento custou mais de trinta milhões de dólares e foi batizado de Google Adwords.

Google Adwords Conectando Pessoas

 

Entendendo o Google Adwords

Você já percebeu que quando faz uma busca no Google alguns links aparecem com “anúncio” em amarelo? Esses links vêm em destaque e estão logo nas primeiras posições da página em questão.

A pergunta agora é: Você sabe por que isso acontece?

Esses links aparecem de forma diferenciada dos demais ao longo da página, pois são anúncios patrocinados, ou seja, um anunciante se cadastrou no Google adwords para fazer a publicidade de seu produto ou conteúdo. Tudo isso usando o sistema da ferramenta para identificar seu público alvo, a melhor palavra chave, o perfil de quem está buscando, a localização, faixa etária, sexo e diversos outros pontos que fazem com que sua segmentação atinja certeiramente pessoas que tenham interesses no que você está oferecendo.

Google-Adwords

O Google adwords é um sistema de anúncios através de links patrocinados, foi feito com o intuito de otimizar a busca de resultados para seus usuários. Por outro lado ele exerce uma função importante para quem está interessado em anunciar, segmentando o público alvo de forma eficaz, só verá o seu anúncio quem estiver pesquisando por aquele termo ou palavra chave que você estiver selecionado para a sua campanha, logo você potencializa o número de possíveis clientes, além de aumentar o seu volume de tráfego interessado.

Pode até parecer simples, porém é necessário um estudo ou até mesmo um curso de adwords para que seu investimento retorne de forma lucrativa.

 

Funcionalidades do Google Adwords

Google-Adwords

Apesar de termos abordado o marketing publicitário logo no início é importante lembrar que o Google adwords é uma ferramenta que pode ser usada para qualquer tipo de negócio. Isso porque ela é uma forma de divulgação através do buscador mais usado no mundo, por isso não importa se o seu objetivo é anunciar o seu restaurante ou um livro digital. O que vai te levar ao sucesso é a segmentação precisa de quem irá visualizar esse anúncio.

Falando em segmentação, o Google adwords disponibiliza funcionalidades que facilitam encontrar seu público alvo de forma eficaz. Dentro da plataforma de anúncios a segmentação funciona de uma forma totalmente mensurável, ou seja, você tem acesso a informações de seu tráfego através de dados estatísticos, dentre as informações disponibilizadas, podemos citar:

  • Quantidade de cliques e visualizações do anúncio.
  • Quantidade de pessoas que ligaram em sua empresa através do link.
  • Porcentagem de pessoas que visualizaram e entraram em seu site.
  • Porcentagem de pessoas que apenas visualizaram, mas não executaram a ação desejada.
  • Localização, sexo e faixa etária do tráfego.

Através dessas informações preciosas sobre seu público alvo, você poderá remodelar o seu anúncio para que ele se torne cada vez mais efetivo em relação ao seu objetivo.

A plataforma Google Adwords ainda possibilita que você pause sua campanha nos momentos de baixa visualização, como por exemplo, nas madrugadas, se esse for o caso. Permite mudanças no layout de sua campanha e ainda você pode reiniciá-la a qualquer momento e o melhor, sem custo adicional.

 

Tipos de Campanhas do Google Adwords

É muito importante que você entenda como funciona e quais são os tipos de campanha que o Google Adwords oferece, além de ser importante para a relevância de seu anúncio, você conseguirá otimizar os seus resultados obtendo assim maiores conversões.

Tipos-de-Campanhas-Google-Adwords

Vamos começar entender quais são os principais tipos de campanha e onde seus anúncios serão exibidos quando você optar por:

1 – Apenas nas redes de pesquisas

O seu anúncio aparecerá nos resultados exibidos tanto nos três primeiros resultados da busca, como ao lado direito da página inicial, o que irá incluir a busca principal, os grupos do Google, Google shopping, o Google Maps do desktop e sites parceiros do Google. (A opção da exibição em sites parceiros é um padrão nesse tipo de campanha, no entanto, você pode desmarcá-la, caso faça parte de sua estratégia).

2 – Vídeo

Quando você opta por essa opção seus anúncios devem ser configurados para serem exibidos através da rede de vídeos do Google ou do youtube ( Entenda mais sobre campanhas para Youtube), são as propagandas que costumam aparecer antes, durante ou após o vídeo ou então em forma de banner clicável durante a exibição.

3 – Apenas na Rede de Display

Quando você opta pela opção para que seus anúncios apareçam apenas na rede de display os mesmos não serão exibidos em resultados de busca, ou seja, não aparecerão como resultados destacados na página de pesquisa, no entanto, aparecerão em mais de um milhão de canais possíveis e diferentes da rede Google, através da técnica de remarketing.

Dentre alguns desses canais podemos citar: O Google Apps, anúncio no Gmail, anúncios no Blogger e Websites que exibem conteúdos relevantes ao seu anúncio.

4 – Rede de Pesquisa com Exibição em Display

Esse é o tipo de anúncio mais recomendado para quem está ingressando no Google adwords, isso porque ele irá ter como opção tanto a rede de pesquisa como a rede de display, isso fará com que você tenha a opção de fazer uma campanha mais abrangente em relação ao público. Isso possibilita você descobrir qual é o seu público alvo, para que em seguida você restrinja a campanha a potenciais consumidores de seu produto, segmentando sua campanha com mais efetividade.

Quanto custa para anunciar no Google Adwords?

Quando pensamos em fazer uma divulgação o que mais nos preocupa é o custo que teremos com essa publicidade. Novamente o Google adwords chega para revolucionar a forma de fazer publicidade, isso porque oferece a oportunidade para os anunciantes que possuem um baixo orçamento divulgarem seus produtos e serviços da mesma forma que os grandes anunciantes. Essa forma de divulgação não pré estabelece um valor mínimo de investimento, exceto em casos em que o investidor opte por pagar através de boleto ou cartão pré-pago, nesse caso o investimento mínimo são R$40.

Você deve estar se perguntando, mas como isso é possível?

Explico de forma rápida e simples para que você entenda facilmente. A cobrança, a meu ver, é feita de uma maneira justa, isso porque você só pagará quando o interessado executar a ação desejada pré-definida por você.

Você poderá pré-definir quatro ações diferentes para que o Google Adwords entenda que a ação foi concluída com sucesso. Conheça de forma básica cada uma delas a seguir:

1 – O CPC

CPC (custo por clique) ou PPC (Pay per click) é um dos métodos mais utilizados pelos anunciantes, pois é o que normalmente traz mais retorno. É uma opção de lances onde você só paga quando alguém clicar em seu anúncio.

2 – CPM

CPM (Custo por mil impressões) está é uma opção que aparece apenas para a categoria rede de display, isso porque o anunciante só pagará após o anúncio receber mil visualizações (impressões), independente de quantas vezes o anúncio for clicado.

3 – CPA

O CPA (Custo por aquisição e/ou ação) nesse tipo de opção você só pagará após o usuário ter feito uma ação específica em seu site, ação essa que você escolherá na hora que estiver definindo a sua campanha. Essa ação pode ser uma compra, um download, um clique em um botão específico, além de diversas outras opções.

4 – CPV

O CPV (Custo por visualização) nesse tipo de opção é você quem irá definir quanto pagará quando um usuário assistir o vídeo de sua campanha até o final. É um tipo de anúncio de nível mais avançado, recomendado para pessoas que já tenham sua segmentação bem definida.

Como se Inscrever no Google Adwords?

Como- se-Inscrever-Google-Adwords

Para se inscrever no Google Adwords é bastante simples, basta executar os passos a seguir:

– Ter uma conta do gmail. (Caso você não tenha basta criar uma de forma simples e gratuita através do www.gmail.com).

– Se você já tem o email, acesse o site www.google.com.br/adwords e faça  login com os mesmos dados cadastrais do email acima.

Pronto, agora você já está cadastrado e pode iniciar os testes de sua primeira campanha no Google Adwords.

Ficou alguma dúvida sobre o que é o Google Adwords e quais são os benefícios que ele pode lhe oferecer na caminhada para alavancar suas vendas? Se sim, deixe um comentário com sua dúvida que tentarei esclarecer da melhor forma em um próximo artigo. Até Lá!

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog