ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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O que é funil de Vendas?

Vender mais e colocar essas vendas no piloto automático são o sonho de qualquer profissional do marketing digital, não é mesmo? Eu particularmente acho incrível esses projetos que consegue fazer vendas recorrentes de forma automatizada. Claro que falo isso sobre o processo de vendas, pois existem etapas, como o SAC 2.0, que precisam de atenção constante.

Imagine então, se alguém chegasse pra você e falasse: “Existe uma forma de colocar as duas vendas no piloto automático. Você precisará trabalhar em uma estratégia e depois ela se manterá sozinha.” Você acreditaria?

Bom, preciso te falar que milagres não existem e que você só terá sucesso e conseguirá melhores resultados em suas vendas, se você aplicar muitas horas de trabalho. Muitas pessoas olham pessoas bem sucedidas e pensam: “Nossa, como ela tem sorte! A vida lhe deu oportunidades que nunca tive!” . Esse é o pior pensamento do mundo, sabia? Com o passar dos anos, acabei percebendo que a vida gera oportunidades á todos, porém a vida costuma ser mais colorida para aqueles que não se importam de perder noites de sono estudando e se dedicando a realização de seus sonhos.

Você pode estar se perguntando: “ Por que o Tiago está falando de sonhos em um texto do qual ele se propôs em falar de funil de vendas?” Simples, o motivo de eu estar falando de trabalho duro e realização de sonhos é muito simples, uma vez que, eu enxergo o processo de funil de vendas como a execução da realização do sonho.

 

o que é funil de vendas

 

Mas peraí, você nunca ouviu falar de funil de vendas? Você não sabe como você pode ter uma taxa de conversão muito melhor com sua utilização? Então, não precisa mais se preocupar com isso. Esse conteúdo será totalmente dedicado a te explicar os principais conceitos sobre o funil de vendas e seu funcionamento.

Se você me acompanha, já deve ter percebido que tenho procurado esclarecer as principais dúvidas sobre termos e aplicações do mundo do marketing digital, não é mesmo? Sendo assim, esse é mais um artigo da série para que você consiga compreender melhor como funciona esse universo.

Aproveitando a oportunidade, não quero que você se sinta envergonhado por não saber algo relacionado. Entenda que nós não precisamos saber de tudo, uma vez que, o empreendedorismo possui uma gama de atividades. No entanto, você tem a obrigação de buscar conhecimento constante para estar sempre antenado com o seu mercado de atuação.

Muitos acham que o processo de venda é simples, basta oferecer o produto e pronto, terá sucesso nas vendas. Isso até pode acontecer, porém para que você não perca tempo, você pode estruturar uma estratégia incisiva, para poder vender apenas para quem já está pré-disposto a comprar, entende? Assim, você conquistará melhores resultados.

Vou te ensinar como fazer isso através do funil de vendas, no entanto antes disso, vou entender o que é e como funciona essa ferramenta. Tenho certeza de que entender mais sobre esse processo irá te ajudar a trabalhar estratégias mais eficientes para vender de forma segmentada.

Você topa? Então, vamos juntos em mais uma viagem em busca de melhores resultados!

 

Afinal, o que é funil de vendas?

Para que você entenda o funcionamento de um funil de vendas, você precisa saber que vender é um arte e assim, conquistar um novo cliente será sua grande obra prima. Não é permitido ter vergonha de vender, até porque você não está fazendo nada de errado, muito pelo contrario, você está solucionando um problema de seu público alvo.

Para definir o que é funil de vendas de uma forma mais didática é bem simples, pois seu conceito é facilmente entendido. No entanto, onde vejo que os problemas começam a aparecer é na hora de entender cada etapa do processo, sendo assim, vou tentar explicar uma a uma com cuidado.

 

funil de vendas.

 

O funil de vendas consiste no processo de acompanhar possíveis clientes desde o primeiro contato com seu produto e serviço, até o momento final onde esse lead já está preparado para executar a ação de compra. Falando esse processo parece muito fácil, porém em um funil de vendas existem diversas etapas que devem ser compridas para poder avançar para o próximo nível, preparando assim o usuário para praticar a ação.

Existem diversas etapas em um funil de vendas, sendo assim você pode definir quais são as melhores e mais adequadas para o seu modelo de negócio. Eu separei 5 itens que acredito que sejam os mais importantes e imprescindíveis quando se está trabalhando em um planejamento de funil.

Antes de te apresentar o nosso funil de vendas, é preciso que você entenda que o funil é realmente um funil. Parece engraçado dizer, mas é necessário que você tenha essa imagem na mente, pois o topo do funil sempre será grande para que você consiga capturar o maior número de leads possíveis, depois com o decorrer do processo irá ocorrer o afunilamento natural, uma vez que, você estará segmentando seu público com pessoas que tenha real interesse. Sendo assim, as etapas que julgo de maior importância são:

 

  1. Isca Digital: A isca digital é muito parecida com a recompensa digital, no entanto elas são usadas em momentos diferentes. A isca, como o próprio nome já diz, será o instrumento que te dará a oportunidade de atrair um olhar, ou seja, será através dela que você irá “ pescar” possíveis interessados, capturando um e-mail, por exemplo, para estreitar a relação gerando valor.
  2. Produto de ativação: Essa é a segunda etapa do funil de vendas, isso porque todo o lead foi atraído por algum motivo, uma vez que, o interesse foi despertado, seja porque ele teve o desejo despertado ou uma dor. Nessa etapa, seu público alvo terá um contato mais direto com seu produto e serviço, logo você conseguirá perceber como será a forma mais correta de abordagem. É muito importante avisar que tentar vender nessa etapa pode fazer com que você perca número, pois seu público ainda não está pronto para a conversão.
  3. Oferta: Nessa etapa, seu lead já começa a ficar aquecido querendo muito que você venda para ele. Como, na etapa anterior, você já despertou o desejo de compra apresentando todos os benefícios e vantagens de ter o produto, ele quer MUITO comprar de você, porém ainda não é o ideal. Claro, que algumas pessoas já estão tão convencidas dos benefícios que efetuarão a compra nessa etapa, então já coloque algumas poucas unidades e venda.
  4. Informações de nutrição: Chegou o momento de agregar valor e convencer de que ele precisa adquirir. Aqui, ele já está totalmente quente, ou seja, quanto mais informação interessante você disponibilizar, mais você terá a certeza que ele praticará a ação.
  5. Conversão: Essa é a etapa final, hora de abrir os carrinhos e se preparar para a enxurrada de vendas. Seu lead já está decido, já sabe o que quer, o que precisa e vai colocar os dados de pagamento. Não tem mais volta, você conquistou um novo cliente.

 

funil de vendas,

 

Novamente, quero pontuar que um funil de vendas pode ser dividido em diversas etapas de acordo com a necessidade e interesse de cada processo, sendo assim vale a pena avaliar o comportamento de seu público alvo e com teste A/B entender o melhor formato de funil de vendas para o seu modelo de negócio.

Vale a pena lembrar que a sinceridade e transparência devem estar presentes em todas a etapas do funil, pois só assim seu público alvo terá confiança no que você diz. Não tente enganar, seja sincero e extremamente claro em todas as etapas, beleza?

Espero que você tenha entendimento o que é o funil de vendas, um pouco de seu funcionamento e aplicação. Qualquer dúvida, peço que entre em contato comigo através do formulário abaixo ou então, me mande uma mensagem nas redes sociais.

Boas vendas!

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