ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

O que é um e-book?

Há alguns anos o termo “e-book” dominou o mercado do marketing digital. O conceito de ebook foi trazido pelos infoprodutores para esse nicho de mercado, no entanto quero que saiba que ele não é uma palavra nova e tem um conceito muito mais abrangente do que você possa imaginar.

Talvez, você possa estar pensando que abordar esse assunto é tão básico que dedicar um espaço a ele é perda de tempo, porém entenda o meu lado. O público que me acompanha é totalmente diversificado, sendo assim da mesma forma que tenho o maior prazer em ensinar você que está em um nível mais avançado a melhorar sua conversão com anúncios no Google Adwords, gosto de ajudar quem está começando, ensinando conceitos básicos sobre palavras chaves, público alvo, fidelização de clientes e hoje sobre e-book.

 

                                    

 

Outro dia mesmo, escrevi um artigo com 10 dicas incríveis de como escrever um e-book e me deparei com muitos contatos sobre o que era esse termo. Fiquei sem entender o motivo das perguntas, uma vez que, também considerava essa palavra muito presente em meu vocabulário. Então, resolvi conversar com amigos e até mesmo com pessoas de minha família sobre o assunto, como uma pesquisa de mercado, sabe? O que pude perceber é que pessoas mais velhas desconheciam a palavra, chegando até a nunca terem ouvido esse termo.

Percebi então que tinha dado um passo maior do que deveria, pois do que adiantou ensinar formas e jeitos extraordinários de escrever um ebook, se muitos não sabiam nem o que era? Logo, resolvi suprir essa defasagem que havia deixado passar e agora estamos aqui esclarecendo a questão sobre o que é um e-book?

Caso você esteja entrando nessa área agora ou ainda nem entrou e está procurando informações sobre o assunto, preciso te dizer que está no lugar certo, pois meu principal objetivo é ajudar você esclarecendo as principais dúvidas que você possa ter. O que pude perceber, ao iniciar as pesquisas para elaborar esse conteúdo é que muitos sites tratam o e-book de forma isolada, sem trazer o conceito para a sua aplicação atual de mercado.

Justamente por isso, resolvi fazer diferente e além de explicar o conceito, irei apresentar dicas práticas da forma com que você pode utilizar o e-book como parte da estratégia de sucesso de seu projeto. Entendo que para muitos essa dica é até mesmo ultrapassada, pois já tem alguns anos que essa técnica é utilizada, no entanto, é extremamente útil e funcional.

Espero que seja proveitoso para você tanto quanto eu imaginei e só tenho a agradecer você que me acompanha dia após dia, me ajudando manter a qualidade de cada material que é postado através desse canal, pois sem a sua interação, seus comentários, as mensagens e os e-mails que recebo com perguntas, não seria possível a criação de artigos tão segmentados para você!

Está na hora de começar mais um aula de conhecimento. E você está preparado? Seguiremos juntos nessa até o final!

 

O que é um e-book?

Entendo que talvez você já tenha ouvido seus filhos ou sobrinhos falando sobre isso, mas nunca se atentou ou nem se interessou em entender o significado, não é mesmo? Não precisa se sentir envergonhado ou se chatear por isso, uma vez que, a era da tecnologia chegou com tudo e nós, infelizmente, não nascemos nela. Você, assim como eu, não nasceu conectado na internet, nosso geração nasceu em outro formato. Diferentemente das crianças de nossa família que desde pequenos tem um contato intensivo com os produtos digitais. Não demora e as próximas gerações já vão nascer sabendo mexer em telefones e tablets, antes mesmo de falarem. Concorda?

 

livro digital,

 

Acredito que você deva consumir muito conteúdo digital, até mesmo baixando pdf ou livros para ler no computador, estou certo? Então, posso te falar que isso é um ebook! Conceituando de forma mais precisa, temos duas formas de explicar.

O e-book é:

  1. É uma espécie de livro digital, onde toda a informação pode ser acessada através de dispositivos que tenham compatibilidade com o formato em questão. Normalmente, o e-book é disponibizado em pdf, uma vez que, é um formato universal que não permite transformação de conteúdo, assim sua formatação não é perdida;
  2. É um dispositivo próprio para a leitura de conteúdos digitais. Logo que foi lançado, o leitor de livro tinha o nome de e-book, no entanto, foi tomando outros nomes com o passar do tempo. Atualmente, pode ser encontrado como Kindle, Reader, Tablet e mais uma porção de nomes.

Se trouxermos o termo para o mundo do marketing digital, o e-book tem um conceito um pouco diferente, mas isso porque foi adaptado pelos profissionais da área. E não pense que tem um significado muito diferente do que é, ele apenas leva uma bagagem diferenciada.

Para os profissionais do marketing digital, o e-book pode ser um produto, uma isca digital, uma recompensa ou até mesmo um brinde. Nada mais é do que um livro digital, porém com um valor comercial aplicado a estratégia que se pretende trabalhar.

O e-book caiu no gosto desses profissionais, pois o seu custo de produção é baixo, uma vez que, é 100% digital. Sua comercialização é simples, pode ser baixada através de um site, plataforma ou até mesmo enviado por e-mail.

Vou deixar as formas de entregar um e-book para o seu público para outro artigo, tudo bem? Pois senão acabamos saindo do foco desse conteúdo, porém me comprometo em, um futuro próximo, produzir um material com dicas incríveis. Mas vamos seguir esse artigo, pois quero passar para você algumas dicas de aplicações para que você consiga trabalhar o e-book em sua estratégia atual.

Quero te explicar com uma riqueza de detalhes as formas de utilização que citei acima. Vamos lá?

 

Como utilizar um e-book em minha estratégia?

Quando se fala em e-book, muitas estratégias devem passar pela sua cabeça, não é mesmo? Ainda mais por eu ter citada acima algumas aplicações. Sendo assim, achei que seria muito mais interessante conceituar individualmente as opções de utilização do e-book no marketing digital.

 

livro digital

 

Você pode usar o e-book como:

  1. Geração de Autoridade: É muito comum ver profissionais da área fazendo e-book com a intenção de ajudar pessoas. Isso porque, entregar conteúdo de valor para o seu público alvo lhe traz autoridade. Sendo assim, se você está no começo de um projeto, pense na possibilidade de criar materiais para que sua marca seja sempre lembrada. O importante é ter um conteúdo claro, simples e objetivo que vá de encontro com o interesse de seu público.
  2. Isca Digital: A isca digital é um método bastante utilizado por infoprodutores. Seu conceito é muito simples de ser entendido, consiste em você oferecer o e-book em troca de um cadastro, um e-mail ou até mesmo uma forma de gerar tráfego. Tenho absoluta certeza que para baixar um e-book, você já teve que deixar seu nome e e–mail, correto? Isso é uma isca digital!
  3. Bônus: Ao comprar cursos online ou até mesmo produtos, algumas empresas oferecem os e-books como bônus da compra. Essa é uma estratégia que funciona extremamente bem e pode impactar de forma positiva a sua segmentação de público.
  4. Manual de Instrução: O e-book é também bastante usado como manual de instruções da montagem de um produto ou da utilização de um programa, por exemplo. Isso porque, o conceito de meio ambiente está em alta, assim a utilização de papel vem perdendo força, dando abertura para a utilização do digital.
  5. Produto: Muitos produtos digitais do mercado são e-books, você sabia? O mais tradicional e fácil de citar são os livros de receitas, apostilas de cursinho e até mesmo best seller que hoje possuem a versão virtual para ser acessado de qualquer lugar.

Esses são alguns exemplos de aplicações interessantes que você pode dar ao e-book e com toda a certeza, irá aumentar sua conversão e a satisfação de seu público alvo.

Novamente, quero agradecer a confiança em mim depositada! Muito obrigada!

Espero você em breve!

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog