ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

O que é CTR?

O marketing digital é realmente brilhante, porém nem sempre é possível dominar tão rápido todos os assuntos que acercam esse setor, isso porque esse mercado é muito veloz, sempre que sentarmos para fazer uma pesquisa, sempre encontraremos coisas novas, posso lhe garantir.

O tema de hoje é um pouco mais técnico, mas muito importante também, há grandes possibilidades de você sair daqui com mais um conhecimento que se tornará um facilitador para suas ações no setor.

Você sabe que as constantes atualizações do mercado digital têm seus benefícios, mas também tem suas dificuldades. Não é mesmo?

 

O que é CTR.

 

Uma dessas grandes dificuldades é de ordem de vocabulário, de gírias e abreviações utilizadas. Na verdade, o que foi feito para facilitar o dia a dia dos profissionais experientes, se torna um grande complicador na vida quem está adentrando o mercado ou tem interesse em fazer parte dele.

Há um bom tempo, uma das propostas que coloquei para mim, foi facilitar a caminhada do iniciante no mercado digital, dentro dessa proposta está também o ato de esclarecer a maioria desse vocabulário, muitas vezes, tão particular.

Fiz essa proposta a mim, porque acredito que quando você passa a conhecer as siglas, gírias e palavras específicas do setor, o seu entendimento como um todo é melhorado, sua caminhada se torna mais suave e você consegue manter o foco no que mais importa. Lógico, deixando de perder tempo com detalhes que não influenciam seus resultados, otimizando seu aproveitamento e seu domínio dos assuntos e técnicas.

Quando você não conhece esse vocabulário peculiar, algumas ações são comprometidas, como por exemplo, o networking, assistir a uma palestra ou até mesmo em reuniões de negócios. Você acaba ficando desconfortável na situação e não consegue se expressar direito, prejudicando muito o seu desempenho e consequentemente os seus resultados.

Quero te perguntar:

  • Você já deixou de aproveitar um conteúdo muito relevante, por não entender alguma palavra crucial para o entendimento do material?
  • Você já ficou desconfortável em uma reunião, evento ou networking, por não entender palavras específicas que o seu parceiro proferia durante a conversa?

Se você já se enquadrou em uma ou as duas situações, pode ficar tranquilo, pois você está exatamente onde deveria. Hoje, eu vou esclarecer de forma simples e objetiva o que é o CTR. Você sairá daqui entendendo tudo sobre ele e nunca mais vai se sentir mal perante a essa sigla. Está preparado? Vamos juntos!

 

Entendendo o Que É CTR

Se você já viu algum conteúdo que falava sobre anúncios, há grandes possibilidades de você ter se deparado com a sigla CTR, isso porque ela se trata de uma métrica ligada aos anúncios online.

 

O que é CTR

 

O Click Through Rate ou o mais conhecido CTR é uma métrica utilizada no mercado digital, mais especificamente no Marketing Online. Essa métrica é utilizada para fazer a verificação de eficácia dos anúncios.

A medição qualitativa feita pelo CTR compreende basicamente a análise do número de cliques x número de exibição, indicando se o seu anúncio tem qualidade boa ou não. Em uma fórmula, seria mais ou menos assim:

  • (Número de Cliques) / (Número de Visualizações) = CTR

Quanto maior ou mais aproximado for o número de cliques das visualizações, maior será a qualidade, pois isso significa que seu anúncio está sendo contundente, gerando interesse por parte do público.

O CTR pode ser utilizado para avaliar de diversas formas, o número dependerá de qual tipo de análise você está fazendo. Por exemplo:

  • Você cria um anúncio que tem como objetivo, como conversão, uma venda. Nesse caso, o CTR é ótimo para ser utilizado como métrica, uma vez que, ele indicará o número de interessados através dos cliques no seu anúncio.
  • Se você tem uma campanha que a conversão estipulada é exibição do anúncio, pois o seu objetivo é fazer a fixação da marca, utilizar a métrica de CTR não é tão vantajoso assim, isso porque, uma campanha como essa não visa cliques e sim visualizações.

Pronto, agora você já está entendendo melhor do que se trata especificamente o CTR, mas para que você a domine, você precisa saber como ela se comporta, como você pode utilizá-la.

 

Como é o Funcionamento do CTR?

A primeira coisa que você precisa entender quanto ao CTR é que ele é, apenas, uma das métricas que existem no quesito avaliativo de uma campanha de links patrocinados. A segunda coisa é que com isso, você não pode utilizar ele como base exclusiva para avaliar a qualidade e o desempenho dos seus anúncios.

Como você já sabe, a base avaliativa que o CTR usa é o número de cliques de acordo com o número de exibições, tirando um embasamento através desse resultado. Com isso, você não pode ir muito mais além, você sabe que um clique significa um interesse inicial, mas não necessariamente a intenção de compra, por exemplo.

 

O que é CTR,

 

O que eu quero dizer com tudo isso é que o CTR não é o suficiente para você avaliar a sua campanha, você precisará de um conjunto de métricas, com o intuito de umas confirmarem os resultados das outras, como uma equipe, como uma prova real, que a gente aprende fazer no colégio. Lembra?

Claro, essa necessidade de tirar a prova real não tira os méritos do CTR, pois ele é um dos principais recursos de avaliações do quanto seu anúncio está sendo eficaz, o quanto ele se comunica bem com o público, gera interesse e entrega a mensagem corretamente. A única coisa é que suas avaliações através de métricas devem ser feitas com base no objetivo que você tem com aquela campanha de links patrocinados.

 

O que Você precisa saber Sobre CTR?

O CTR não está ligado exclusivamente aos links patrocinados, apesar de ser o local de maior frequência de análise.

O CTR pode aparecer também em links de indicação em blogs e sites e por isso a avaliação para cada local pode ser diferenciada, devido às circunstâncias específicas.

Os resultados de cada CTR pode se diferenciar devido ao local que esse link está sendo exibido, apresentando melhores ou piores resultados, mesmo que se trate do mesmo conteúdo, da mesma empresa.

Como eu já lhe disse, tudo depende do objetivo do seu link patrocinado, menção, seja lá qual for sua escolha. Por exemplo:

  • As suas campanhas de Adwords, voltadas à venda, pode conter CTRs mais altos, pelo fato de o usuário já estar doutrinado, se encontrando na ultima fase do funil de vendas, ou seja, a decisão de compra. Nessa altura o interesse já foi captado, ele já está decidido, procurando, apenas, a melhor forma de satisfazer o seu desejo.

Conseguiu entender de forma clara? Espero que sim, pois não quero ver você comparando os CTR’s dos seus diversos canais, campanhas com objetivos diferentes ou ainda situações distintas. Também não quero nem imaginar que você está culpando o seu CTR pela campanha que apresentou resultados ruins ou classificando que sua campanha foi maravilhosa ou será porque o seu CTR tá ótimo.

Você tem que se lembrar de que o CTR não deve ser o único elemento de análise, nem mesmo uma base comparativa entre campanhas, canais, locais de veiculação, objetivos, dentre outros. O CTR é único de cada nova ação de marketing, não a única métrica a ser avaliada.

Espero ter conseguido lhe ajudar com essa tarefa que parecia ser impossível de entender, mas não é, basta se interessar e buscar conhecimento. Por esse ato, eu aproveito para lhe parabenizar, você é um dos vencedores, pode acreditar. Caso você tenha ficado com a cabeça confusa e dúvidas tenham surgido, basta entrar em contato diretamente comigo, lhe responderei pessoalmente com o maior prazer, assim que for possível. Prometo que tentarei ser o mais rápido que eu conseguir, no intuito de lhe retornar com soluções interessantes e relevantes. Conte comigo sempre!

Conhece alguém que poderia tirar uma boa lição desse conteúdo? Então, não pense duas vezes, compartilhe com ele e com seus amigos, você estará fazendo um gesto honroso e admirável. Contribuindo para o crescimento do mercado e a facilitação do acesso à informação de qualidade.

Volte sempre que precisar ou quiser ter acesso a conteúdos sobre o mercado digital, estarei aqui me esforçando ao máximo para lhe entregar materiais relevantes e atualizados diariamente. Quer ver algum assunto em específico tratado aqui no canal? Mande suas sugestões através dos comentários ou pelas redes sociais, terei enorme prazer em ouvi-lo e atendê-lo.

Desejo-lhe sucesso sempre, nos vemos por aí!

Forte Abraço.

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog