ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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O que é conversão?

Muitas vezes nos deparamos com termos do marketing digital que trabalhamos de forma tão automática que nem paramos para pensar na definição. No entanto, precisamos sempre pensar pelo lado de quem está iniciando suas atividades nesse meio, pois as dúvidas e questionamentos são sempre muito grandes.

Foi justamente por esse motivo que ando pensando muito nesses últimos dias. Quando criei esse blog meu objetivo sempre foi estar mais conectado com meu público trazendo informações de qualidade, uma vez que, entendo que muitos são carentes nesse sentido. Sendo assim, eu procuro me diferenciar um pouco do mercado atual, porque quero fazer desse veículo um canal completo e recheado de informações, tanto básicas para iniciantes, quanto mais avançadas para pessoas que estão a fim de se aprofundar mais em sua área de atuação.

Certamente, você já deve ter escutado o termo conversão, diversas e diversas vezes, não é mesmo? Mas afinal, o que é conversão? E como fazer a otimização dessas conversões?

 

O que é conversão..

 

Ao pesquisar sobre esse assunto na internet, percebi que muito se usava a palavra em questão, mas quase em nenhum material vi informações focadas, apenas encontrei materiais voltados a ensinar a aumentar a taxa de conversão de sua loja virtual e etc, porém em nenhum caso vi a conceitualização precisa de informações.  Resolvi então me diferenciar e criar esse conteúdo para você.

Talvez algumas pessoas entrem nesse conteúdo através da busca orgânica do Google e achem que esse material é muito básico para elas. Eu entendo esse lado, pois temos excelentes profissionais no mercado com anos de atuação. No entanto, meu foco é ajudar você que está começando a se familiarizar com os termos mais usados no universo digital. Poucos se preocupam com isso, mas eu julgo de suma importância para o crescimento profissional.

Imagine frequentar um evento da área e se deparar com palestras de profissionais renomados ou até mesmo na hora do networking conversar com pessoas e não entender os termos usados. Isso é muito chato e acaba causando um desconforto emocional muito grande, pois você acaba achando que está no lugar errado.

Quero mudar totalmente esse cenário, quero estar presente nos momentos que você mais precisar, por isso eu gosto de ser extremamente didático em casa conteúdo, sempre apresentando situações exemplificadas, pois sei que torna a compreensão muito mais fácil. Sendo assim, esse conteúdo seguirá as mesmas premissas que outros já disponibilizados aqui.

Vou te explicar de forma muito simples o que é conversão e como ela interfere diretamente em seus resultados. E não é só isso, no final pretendo te dar algumas dicas de aplicação, assim o material se torna um guia completo.

Você topa embarcar comigo nessa viagem? Seguiremos juntos do começo ao fim, pode contar comigo, beleza?

 

Afinal, O que é Conversão?

A pergunta que não quer calar e a base para a criação desse artigo. O que é conversão? Sua definição teórica é bem simples de ser entendida, uma vez que é uma métrica que é usada para definir o número de usuários que praticaram a ação pré-estabelecida por você.

Aplicando de forma prática, você concorda que toda a vez que criamos um novo projeto ou então, abrimos um negócio ( online ou off-line) temos um objetivo? Você pode criar uma loja virtual para vender produtos diversos, pode criar um aplicativo para ajudar pessoas, pode criar um novo programa para facilitar o acesso das pessoas a informação, pode criar um produto que ajude a emagrecer e um universo de opções.

Então, como definir o sucesso de suas vendas? Como saber quantas pessoas baixaram seu aplicativo? Quantas pessoas utilizam seu programa todos os dias? Fácil: Através do cálculo de sua taxa de conversão.

 

O que é conversão,

 

Você pode estar se perguntando: “ Tá Tiago, entendi que a conversão é uma quantidade X de pessoas, usuário ou clientes, que executaram a ação que planejei para o meu projeto. No entanto, onde posso usar essa métrica?” Essa é uma pergunta extremamente bem elaborada e até difícil de ser respondida, pois não existe um jeito certo de calcular a conversão, porém vou tentar dar alguns exemplos práticos de aplicação.

É importante que você saiba dois pontos. Para conseguir mensurar métricas de cálculo de conversão, você precisa taggear sua página. A maioria dos programas possui uma forma simples de código que basta ser inserido em sua página uma a uma e pronto, a medição é feita de forma automática empregando relatórios bastante interessantes.

O segundo ponto é que conversão não é somente uma venda. Muitos profissionais tem o conceito errado de conversão, pois acham que é quando um usuário compra o que você está oferendo. Isso está certo, porém quem irá definir o que é conversão no seu modelo de negócio é você.

Por exemplo, se você optar por usar o Google Adwords como uma forma de classificados online, você pode estabelecer sua taxa de conversão como:

  1. Clique no Seu Anúncio;
  2. Compra do produto que está oferecendo;
  3. Ter assistido seu anúncio em vídeo até o fim;
  4. Ter preenchido o formulário de seu site;
  5. Ter acessado seu blog;
  6. Ter baixado seu ebook;
  7. Ter ligado para obter informações;
  8. Cadastrar-se na sua lista de e-mail;
  9. Clicar no seu banner.

Ou qualquer outra finalidade que você julgar que vai de acordo com o propósito que você quer conquistar, entende? Sendo assim, quero que você tenha bem claro em sua mente que conversão não é algo fixo que você pode copiar de outro modelo de negócio. É você quem tem que fazer a definição.

 

Certo de que você já tem uma base sólida sobre o conceito de conversão, sabe de forma básica como é feita e já tem modelos de aplicação, queria avançar um pouco mais, te ensinando a como fazer a otimização para uma conversão ainda maior.

Sei que posso estar dando um grande passo, mas acredito em seu potencial e sei que você irá pegar tudo bem rapidinho.

Vamos juntos?

 

Otimizando sua conversão

Como disse acima, não existe um jeito certo de definir conversão, pois cada negócio tem um objetivo. Sendo assim, acredito que ajudar você a definir o objetivo de seu negócio sem conhecê-lo fica difícil, não é mesmo? Mas posso te dar o passo a passo que uso para ter uma taxa de conversão bem satisfatória e em constante crescimento.

 

O que é conversão.

 

Anote tudo!

  1. Defina sua Persona: Definir a persona te dará a possibilidade de fazer a segmentação de forma mais precisa, ou seja, sua conversão será de um público extremamente qualificado, pois você sabe que quem executou a ação que você planejou, conhece o seu produto ou serviço.
  2. Teste Sempre: Não é porque sua taxa de conversão anda satisfatória que você deve manter a mesma estratégia por toda a vida. Aproveite os bons momentos e as taxas de conversão mais alta para testar novas formas de anunciar, de fazer publicidade ou então um novo formato de conteúdo. Isso te dará maiores possibilidades em um momento difícil.
  3. Aposte na Qualidade: E não na quantidade! É bastante comum que os vendedores tentem cercar seus possíveis clientes para que eles comprem a qualquer custo. Faça diferente, entregue qualidade! Faça anúncios limpos, páginas de captura recheadas de informações úteis e entregue conteúdo de valor para ganhar autoridade.
  4. Deixe de lado Opiniões: É mais comum do que você pode imaginar, projetos fracassarem por seus idealizadores terem ouvido que uma empresa precisa de um toque pessoal, ou seja, ele precisa ouvir a opinião de todos da família antes de executar algo. Isso está errado! O marketing digital requerer profissionalismo, aplicação de teste A/B e muitas horas de investimento. Escute apenas pessoas que tem boas ideias, deixe o emocional um pouco de lado.
  5. Não Copie: Isso acontece de forma intensa na internet, principalmente com cases de sucesso. Já ouvi muito, vou fazer o layout do meu site igual o de fulano ou vou escrever meu ebook parecido com aquele. Esqueça isso e seja inovador! Não copie nada e nem ninguém, pois o mercado está carente de novas ideias.
  6. Esqueça o Design Estético: Já que falamos de layout, achei bastante interessante dar essa dica. Esqueça a cor que você mais gosta, o fundo musical ou qualquer outro item de “decoração” para a sua página. Se o seu objetivo de conversão faz alguma relação com acesso de seu site, loja virtual ou página de captura, opte pelos sites intuitivos e funcionais.
  7. Entregue a Experiência: Converter é um objetivo diário e para que você tenha sucesso, você tem que mostrar seu diferencial, uma vez que, o mercado está cheio de opções. Mostre porque o seu produto é melhor, porque seu serviço irá fazer diferença e qualquer coisa que o diferencie.

Sinto que agora você já está preparado para trabalhar conversão entendendo, nos mínimos detalhes, seus conceitos e aplicações.

Quero deixar o canal de comunicação aberto entre nós, sendo assim, se ficou alguma dúvida ou se surgiu algum questionamento no decorrer da leitura, me diga qual, para que eu possa esclarecer para você.

Espero ter ajudado!

Até Mais!

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