ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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O que é análise de coorte do Analytics e porque ele é importante?

Você já ouviu falar de análise de coorte? Se deparou com esse termo dentro da sua conta do Analytics, mas nunca soube exatamente do que se tratava?

Nós, do Mestre do Adwords, precisamos lhe dizer que se a sua resposta foi negativa para as perguntas, você pode estar deixando muito dinheiro na mesa.

Além de estar perdendo tempo que poderia ser empregado para otimizar seus resultados.

Preste Atenção!

A análise de coorte é extremamente importante para as suas estratégias de marketing.

Se você não sabe analisá-la, esse pode ser a grande causa de um problema que você busca resolver há tempos, mas não consegue.

Quer descobrir tudo sobre o assunto?

Então vem com a gente e aproveite cada informação que reunimos especialmente para lhe ajudar.

O que é análise de coorte do Analytics

Afinal, o que é análise de coorte?

Não, a gente não errou a grafia. Não se trata de análise de corte. Essa é uma métrica que pode ser encontrada dentro da sua conta do Analytics. Mais especificamente na aba “Público Alvo”. Já se deparou com ela alguma vez?

Nunca prestou atenção nela? Bem, então é melhor abrir bem os olhos a partir de agora. Ok?

Enfim, ela pode ser chamada tanto de análise de coorte ou de cohorte, e como já dissemos, trata-se de uma métrica, disponibilizada em um relatório padrão da plataforma de medição do Google.

Apesar de muita gente não saber, trata-se de algo extremamente importante para o marketing, principalmente, quanto as estratégias especificamente.

Está se perguntando o que ela avalia, não é mesmo?

Talvez você se espante com a resposta…

O relatório de análise de coorte nada mais é do que a métrica que distribui os usuários de um público-alvo em grupos, respeitando critérios de comportamento conjugado.

Ao contrário do que muita gente imagina, não se trata de uma avaliação de usuários individualmente.

Quer um exemplo?

Imagine que em um determinado período de tempo, o Analytics percebeu que o volume de aquisições respeitou um padrão, mostrando um mesmo comportamento a partir da receita gerada em algumas datas em específico, dessa forma ele fará a análise do grupo e os dividirá os usuários com base nesses dados.

Está se perguntando…

Porque a análise de coorte do Analytics é tão importante?

O que é análise de coorte do Analytics..

Como falamos ao longo do conteúdo algumas vezes, esse relatório é essencial para quem trabalha com campanhas e estratégias de marketing.

Principalmente, aquelas que pretendem reconquistar ou impulsionar o engajamento de potenciais consumidores, além de entender de forma mais eficiente como funciona o ciclo de consumo do público-alvo em questão.

  • Não entendeu ainda como a análise de coorte/cohorte pode ajudar nesse aspecto?

Pense com a gente… Se você tem um meio eficaz de avaliar padrões de comportamento do seu cliente/potencial consumidor, englobando desde o momento em que ele é captado como lead, até a conversão…

  • Porque não o utiliza?

Agora, você consegue entender o potencial desse relatório?

Ele simplesmente lhe entrega de bandeja uma análise profunda dos padrões comportamentais de seu público, os dividindo em grupos, demonstrando, inclusive, períodos de alta e baixa do seu negócio.

O que é análise de coorte do Analytics.

Compatibilizar isso com as suas ações, por exemplo, poderá lhe dizer muito sobre o que dá certo e o que precisa de ajustes.

A análise de coorte do Analytics pode ainda lhe oferecer a chance de otimizar as suas estratégias de acordo com retornos que foram trazidos à partir de interações e comportamentos reais do seu público.

Incrível, não é?

Mas, você sabe como interpretar esse relatório corretamente?

Tudo bem se a sua resposta for negativa, pois vamos lhe ajudar à seguir.

Como interpretar o relatório de análise de coorte do Analytics corretamente?

A primeira coisa que você precisa saber é que essa métrica permite que você faça inúmeros tipos de análises diferentes.

Por isso, a coisa mais importante, antes de interpretar o relatório, é definir de forma focada qual é o seu objetivo.

Ou seja, o que você deseja descobrir, qual informação que extrair para aplicar melhorias nas suas estratégia e campanhas de marketing.

Vamos lhe entregar um exemplo prático e definido para que tudo fique mais simples e você possa aplicar quando precisar. Ok?

Por exemplo:

  • Imagine que você esteja começando a elaboração da suas estratégias de marketing, por isso, não sabe exatamente com o seu público alvo se comporta.
  • Então, você decide que para otimizar suas ações, precisa saber dos usuários que vieram dos links patrocinados nos últimos 3 meses, qual tipo de interação fizeram na última semana, quando converteram no último mês.

Para coletar esses dados, você precisa:

  • Ir até a sua conta.
  • Indicar qual o nicho que você deseja que o relatório exiba.
  • Apontar qual o período do coorte.
  • Aplicar a métrica que deseja entender, que seguindo o exemplo seria a receita.
  • Por fim, basta escolher o período, como fizemos na situação acima (último mês).

Esse, foi apenas um exemplo de como você pode extrair dados riquíssimos e superimportantes para as suas estratégias de marketing digital.

Nós, aqui, do Mestre do Adwords, sempre pontuamos para você, que os resultados das suas campanhas dependem do quanto você conhece o seu público alvo.

Isso porque, as estratégias de marketing de maior sucesso são aquelas bem direcionadas, segmentadas, que conversam com o alvo certo e trazem soluções irrecusáveis, difíceis de não serem percebidas por quem se interessa.

Enfim, além do que já lhe mostramos, você ainda pode usar a análise de coorte para verificar as causas das possíveis baixas no desempenho de suas campanhas.

Olhando diretamente para o comportamento do seu público, buscando identificar se algo mudou, por exemplo.

Dá para entender o Lifetime Value, ou seja, o tempo de vida dos seus clientes, caso queira estimar o custo de aquisição ideal.

O que estamos procurando lhe mostrar aqui é que as aplicações do relatório de análise de coorte são variadas. Extrair dados de enorme relevância para a otimização de suas ações, assim, como seus resultados, depende da sua visão.

Por hoje é só!

Dúvidas? Conte com a gente para lhe ajudar, envie sua pergunta.

Até breve.

Forte Abraço.

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