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O Pai e o Rei do Marketing – Lições Poderosas de Kotler e Jobs

Pode ser que você tenha achado um pouco estranho encontrar em um mesmo título duas personalidades que parecem tão diferentes.

Você tem certa razão, eles são de mundos um tanto distantes, mas Philip Kotler e Steve Jobs se encontram lado à lado em um universo bastante interessante, o marketing.

Ambos, foram e são autoridades para uma porção de gente, mas mais especificamente para nós, profissionais desse setor.

  • Quem é que em meio aos estudos sobre marketing nunca ouviu falar dessas referências?

Cada um em sua trajetória, ambos conquistaram patamares que o alçaram ao mundo. Não há quem não os enxerguem, afinal, eles se encontram no topo!

Tanto que Jobs ficou conhecido como o Rei do Marketing e Kotler é tratado como um grande guru, muitas vezes intitulado de o pai do marketing.

Enfim! Não há como negar que o legado desses dois nomes tem valor imensurável, concorda?

Foi por isso que o Mestre do Adwords os reuniu em um encontro de ensinamentos.

Selecionamos as melhores e mais poderosas lições de Kotler e Jobs, especialmente para você. Temos certeza que serão de grande valor.

Vem com a gente!

O Pai e o Rei do Marketing – Lições Poderosas de Kotler e Jobs..

Quem é Philip Kotler?

Pode ser que você seja de uma geração mais jovem ou tenha ingressado no universo do marketing agora e, portanto não conheça exatamente a trajetória de Philip Kotler.

Por isso, antes de entregarmos algumas de suas lições, queremos que o conheça. Assim, você terá uma visão mais clara sobre o poder de cada ensinamento.

Kotler é conhecido com o pai do marketing, mas não é um título exagerado. Ele é um professor americano, palestrante, escritor e especialista em marketing, inclusive, atuante até hoje.

A grande questão que diferencia Kotler de outros profissionais de mesmo perfil é que ele foi o responsável por colocar o marketing dentro do setor acadêmico, como campo à ser estudado.

É isso mesmo! Kotler é nada menos do que o responsável por colocar o marketing no circuito de estudos das universidades do mundo todo.

Entende porque os ensinamentos de Philip são tão valiosos? Então vamos ver alguns deles!

1ª Lição do Pai do Marketing – Marketing 3.0 é baseado em pessoas

O marketing digital, o 3.0, tem suas bases fixadas nas pessoas, em seu relacionamento próximo com as marcas.

Por isso, as estratégias mais poderosas são aquelas que possuem o objetivo principal de gerar valor para cada usuário e também para a sociedade no geral.

Não basta oferecer um produto ou serviço de qualidade, hoje é necessário proporcionar mais.

2ª Lição do Pai do Marketing – A compra não é determinada pelo produto

O Pai e o Rei do Marketing – Lições Poderosas de Kotler e Jobs

Atualmente, as pessoas não compram simplesmente pelo desejo que o produto lhes causam ou só pela necessidade.

A verdade é que o produto é meramente um detalhe na compra, afinal, ela é determinada pelo quanto o interessado se identifica com a marca, pela qualidade da experiência, entre outros aspectos nesse sentido.

Se você não trabalha com o fato de que uma aquisição ultrapassa o produto, dificilmente sua marca conquistará a venda.

3ª Lição do Pai do Marketing – O Papel da Marca é Abrir Canais de Comunicação

Na era da internet e do marketing digital, as marcas precisam adotar o papel de abrir canais de comunicação com seu público, buscando diálogos que fortifiquem as relações mais naturais e pessoais.

O foco sempre precisa se manter nas pessoas e no enriquecimento delas dentro das comunidades.

A marca não deve se colocar no papel principal, afinal, as pessoas e os relacionamentos precisam estar no centro.

Agora que você já aprendeu com Philip Kotler, chegou o momento de desvendar as lições do Rei do Marketing, Steve Jobs.

Quem foi Steve Jobs?

Jobs se distância bastante da personalidade e trajetória de Kotler, embora seja igualmente importante para o universo do marketing.

Conhecido por ter criado uma empresa que hoje vale cerca de $700 bilhões de dólares, a Apple, Steve Jobs começou sua carreira muito antes de 1976.

Nascido na Califórnia em 1955, ele sempre fez um perfil mais reservado, mas nunca escondeu sua paixão pela tecnologia informatizada.

Ao longo de sua vida fez parcerias, mostrando ao mundo suas inovações, ideias promissoras e inventos impressionantes.

Foi Jobs quem criou o sistema OS X, o famoso iPod e, claro, o iPhone. No entanto, o que muitos não sabem é que ele também foi presidente da Pixar Animation Studios.

Tudo isso, mostra que Steve sempre foi ligado à inovação, além de criação e design, acontece que ele também ocupava um importante papel no marketing de suas empresas.

Traço que pode ser visto em suas diversas apresentações e palestras, em como ele fazia, como ninguém, os lançamentos da Apple, um verdadeiro trabalho de marketing que encanta milhões de pessoas até hoje.

O marketing praticado por Jobs elevou absurdamente o valor agregado de seus produtos e até mesmo de sua marca.

A Apple sempre se focou especialmente no cliente, o que automaticamente a trouxe retornos financeiros.

Como Kotler diz, a empresa que enriquece seus clientes e os deixam satisfeitos, gera riqueza.

Veja à seguir algumas lições de Steve Jobs, o Rei do Marketing.

O Pai e o Rei do Marketing – Lições Poderosas de Kotler e Jobs.

1ª Lição do Rei do Marketing – Supere as Expectativas

Steve sempre acreditou que o impossível era o propulsor para fazer acontecer.

Por isso, em suas ações e projetos, ele frequentemente buscava mostrar que não existia impossível, bastava ter vontade de ir além do que era esperado para superar as expectativas.

Uma de suas maiores lições foi mostrar exatamente isso na prática. Ele acreditava que pensar diferente o fazia ir além, quebrar barreiras e chegar ao sucesso.

2ª Lição do Rei do Marketing – Para Vender é Preciso ser Empático com o Alvo

Não há como negar que os produtos da Apple são diferenciados, especialmente, pelo valor agregado.

Os consumidores da marca foram conquistados não pelas qualidades tecnológicas dos produtos, mas sim pelas sensações causadas por eles.

São justamente essas reações, que os iPhones e macbooks causam nos clientes, que guardam uma lição poderosa.

Jobs conhecia o seu alvo e tinha empatia o suficiente para entendê-los, ao ponto de tocá-los profundamente.

O sucesso da Apple tem muito marketing de qualidade envolvido!

 

E aí, gostou das lições? Esperamos que tenham sido inspiradoras!

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

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