ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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5 formas de nutrir e engajar leads

Se sua empresa ou negócio já se inteirou da necessidade de estar presente nas mídias sociais, criando os perfis nas principais redes, é hora de saber como nutrir e engajar os leads!

Esses clientes em potencial, presentes na internet, são representados por milhões de pessoas no ambiente virtual. Dessas milhões de pessoas, certamente boa parte delas englobam o seu público alvo. O interessante da internet, é que além do alcance de divulgação do seu produto, o posicionamento de uma marca dita a relação que ela terá com seu público.

Quando seu negócio mergulhou nesse universo virtual, certamente foram criadas personas, representando os seus clientes, e direcionando todo o conteúdo para esse público.

Além disso, sua empresa tem à disposição ferramentas das principais redes sociais para criação e veiculação de anúncios conforme o seu objetivo.

Até ai, tudo bem… Sua empresa já obteve esse conhecimento e pode ter colocado em prática.

  • Mas você sabia que não basta apenas estar inserido no meio virtual e ter o seu público alvo delimitado?

É necessário que haja uma participação, interação com todo o conteúdo apresentado, sempre com a finalidade de gerar leads e, posteriormente, reverter em vendas.

Quer aprender como fazer isso de forma simples? O blog do Mestre do Adwords explica para você.

Vem com a gente nessa!

 

nutrir-leads-com-email-marketing

 

Nutrir e Engajar Leads

O próprio nome já sugere uma nutrição, alimentação de conteúdo para os seus leads. Os seus leads precisam ter interesse por esse conteúdo, logo, precisa ser algo que chame a atenção, e mais, que os motive a efetivar a conversão de acordo com seu objetivo.

Para tanto, algumas estratégias são elaboradas a fim de garantir uma boa nutrição para os seus leads. Separamos as 5 melhores para você!

 

1 – Conheça seu cliente

À primeira vista parece óbvio, mas não é.  O seu público alvo pode sofrer alterações, conforme os objetivos da empresa. Nesse caso, deve manter-se atualizado sobre o perfil do cliente, e perceber, se outros perfis, agora fazem parte do seu publico alvo.

Toda essa análise é feita através do conceito de Personas, e também do monitoramento nas redes sociais.

 

Customer care concept

 

2 – E-mail marketing

É uma das melhores formas de nutrir e engajar leads, trabalhando as duas vertentes.

Um exemplo claro dessa aplicação se dá na seguinte forma: Vamos supor que a sua empresa seja do ramo de cosméticos.  Um cliente em potencial achou o seu site no Google, e entrou para verificar sobre os produtos que vocês oferecem, mas não efetuou nenhuma compra. Porém, ao entrar no seu site, o mesmo apresentava um campo para inserção do nome e endereço de e-mail.  O cliente em potencial forneceu os dados e assim você acabou por gerar um contato para seu mailing ou seja, você acaba de gerar um lead.

Em uma estratégia bem posta, a sua empresa envia, automaticamente, um e-mail para esse lead, onde apresentam as ofertas e o convida para efetuar compra com desconto, válido para aquele momento.

Essa é uma forma muito inteligente de se apresentar ao seu potencial cliente, e oferecer novamente a chance dele efetuar compra, e de quebra obter um bom desconto.

Dentro do e-mail marketing, sua empresa ainda disponibiliza os links para acesso dos perfis da empresa nas mídias sociais.

Percebam, que na jogada do e-mail marketing, você já conseguiu o contato do cliente em potencial, através de uma visita ao site e ainda ofereceu produtos.

Dali para frente, a sua marca pode enviar conteúdos engajados para esse lead, sem ser classificado como SPAM.

 

nutrir-leads-com-webinars

 

3- Use o Facebook

Nutrição e engajamento de leads também funcionam muito bem no Facebook.  Se sua empresa já possui uma página dedicada à divulgação e atualização constante de conteúdo, já é um ótimo passo. Porém, a nutrição da página é fundamental para criar vínculos com o seu lead, engajando-o e levando à compra.

Textos curtos, mas chamativos e que passem a principal mensagem do que sua empresa pretende são essenciais para levar esse lead à outros links que façam parte da sua estratégia de marketing.

Exemplo: Informar no Facebook que os cosméticos estão com descontos de até 40%. Colocar link do seu site para o lead efetivar a compra.

Exemplo 2: Informar sobre quais cosméticos são indicados para os tipos de pele.

São conteúdos que levam ao interesse do seu público alvo, e os motivam a sempre estar em conexão com sua marca, seu produto.

 

4 – Faça uso do Instagram

O Instagram também é uma ferramenta muito boa para a sua empresa proporcionar a nutrição e engajamento de leads.

Com postagens de fotos e vídeos sempre muito interativos, sua empresa consegue despertar os sentidos do público alvo, levando-os a ativar a imaginação e desejo em conhecer mais sobre determinado produto ou serviço.

Importante também, relacionar à links externos, sempre levando-os ao site para efetuarem compras.

Segue o mesmo procedimento do Facebook, só que no caso se trabalham com imagens e vídeos.

Textos podem constar desde que sejam explicativos, mas que de certa forma agucem a curiosidade do seu lead, que o leve para conhecer mais da sua empresa, seu produto.

 

5 – Fidelidade ao Cronograma

Devemos lembrar que, todas as mídias sociais inclusas para nutrir e engajar o lead deve seguir um cronograma.

Excesso de informação nas mídias sociais pode causar desinteresse de seu público alvo, por isso é sempre bom delimitar quais serão as informações e campanhas disponibilizadas, quando e onde.

Todas as mídias tem o mesmo objetivo em comum: gerar lead, nutrir leads e convertê-los em venda.

Esse principio é básico e fundamental para que se alcance o sucesso. Porém, para cada mídia há uma linguagem específica e que deve ser respeitada.

Por exemplo: sua empresa resolve fazer um sorteio de um kit de cosméticos.  Sua empresa deve ter um cronograma bem definido, sobre as regras para o lead participar e em qual mídia social será veiculado esse sorteio. Se for no Instagram, devera restringir –se somente ao Instagram. O anúncio do sorteio pode ser feito nas demais redes sociais, como forma de nutrir e engajar o seu lead a participar no Instagram.

Entendemos então, que todas as mídias devem conversar entre si, focadas no objetivo comum.

Curtiu as dicas?

Agora está na suas mãos fazer acontecer…

Ficou com alguma dúvida? Mande para nós, adoraremos responder!

Te aguardamos em breve! 

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