ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Novos Comportamentos dos Usuários Desvendam Tendências do Marketing do Futuro

Recentemente, a Google disponibilizou uma pesquisa em seu blog oficial, mostrando alguns comportamentos dos usuários da internet frente ao consumo por meio desse canal.

Os dados foram revelados primeiramente no Google Marketing Next de 2017. Para quem não sabe, trata-se de um evento de publicidade, onde diversos profissionais participam e contam as novas tendências desse meio, que fatalmente estão condicionando o formato do marketing do futuro.

A pesquisa também baseou-se em dados internos das plataformas do Google, captados durante o ano de 2016.

Nós, do Mestre do Adwords, resolvemos trazer alguns desses índices para você, no intuito de lhe alertar sobre como sua marca deve se portar para dominar o marketing do futuro.

E, claro, consequentemente, conquistar melhores resultados ao longo dos anos.

Fique atento e aproveite ao máximo cada informação!

Novos Comportamentos dos Usuários Desvendam Tendências do Marketing do Futuro.

Os Dados de Comportamento dos usuários que constroem o marketing do futuro

Segundo os dados da Google, os usuários, de modo geral, estão cada vez mais dispostos a gerarem interação com as marcas, porém com maiores expectativas sobre essa experiência.

Se por um lado, esses comportamentos garantem às empresas, presentes na internet, maiores oportunidades de estarem próximas aos seus públicos-alvo. Por outro elas são obrigadas a se especializarem, a adotarem estratégias que condizem com as expectativas apresentadas por eles.

A questão é que a maioria desses potenciais consumidores se comportam de uma maneira bastante específica, impactando seus resultados, caso não aja de forma condizente.

Veja os índices apresentados:

  • Quase 90% dos usuários utilizam seus smartphones para entrarem, primeiramente, no Google sempre que estão procurando “respostas” sobre algo.
  • 20% das pesquisas feitas no buscador da Google são realizadas através do recurso de voz.
  • 50% dos usuários se conectam por meio de 3 ou mais dispositivos.
  • Mais de 90% dos usuários de Smartphones afirmam que pensam ou compram um item logo após serem expostos à um anúncio relevante.
  • A cada segundo que o usuário precisa aguardar que o seu site carregue, sua taxa de conversão despenca em até 20%.
  • A probabilidade de um potencial consumidor executar a conversão após ter visto um item em seu smartphone hoje, é maior em 50% do que há 1 anos atrás.
  • Os usuários que acessam anúncios na rede de pesquisa tem quase 30% mais chance de comprar na loja do anunciante.
  • Esses mesmos usuários costumam gastar cerca de 10% a mais, se comparados aos que não clicam em anúncios apresentados no buscador.
  • 70% dos consumidores que compram através do smartphone, fizeram buscas por mais informações sobre o item em seus mobiles antecipadamente.
  • Os usuários tem enorme probabilidade de procurarem mais informações sobre a disponibilidade de seus itens de desejo em um e-commerce via smartphone. Essa probabilidade teve um salto de quase 40% em relação ao ano passado (2016).
  • Mais de 50% dos potenciais consumidores efetuaram uma pesquisa buscando vídeos sobre um item que eles gostariam de adquirir, antes de acessarem uma loja em específico.
  • Quase 80% dos usuários passam mais tempo realizando pesquisas por itens de desejo na internet, do que em lojas físicas.

Interessante, não é?

Mas, você deve estar pensando agora…

Novos Comportamentos dos Usuários Desvendam Tendências do Marketing do Futuro

  • “O que esses dados querem dizer exatamente? O que faço com eles para trabalhar com estratégias mais assertivas?”.

Não se preocupe, nós vamos lhe entregar informações muito relevantes à seguir. Não fique parado aí!

Os usuários mudaram e querem ajuda condizente às suas novas necessidades

Como você pôde perceber, os usuários mudaram e estão com expectativas maiores.

Isso automaticamente faz com haja novas necessidades, lhe obrigando a ter estratégias condizentes à elas, caso queira continuar obtendo resultados positivos.

A grande primeira nova necessidade do consumidor está intimamente ligada aos smartphones.

Atualmente, esse é o dispositivo que eles mais recorrem quando querem saber de algo ou fazer, ir à algum lugar ou simplesmente comprar um item.

E sabendo disso, você deve estar presente no dispositivo, mas não só, é preciso que sua marca esteja pronta para ajudar a encontrar o que ele deseja.

Seja uma resposta, um trajeto mais curto e simples ou uma solução ideal para a sua dor. Acompanhando a tendência das buscas por voz, por exemplo, você pode perceber o quanto esses usuários estão em busca de praticidade e rapidez.

Eles Exigem Experiências de Maior Qualidade Via Mobile

As expectativas não se referem, apenas, ao fato de eles poderem acessar e encontrar o que precisam via seus smartphones.

Os usuários desejam cada vez mais experiências de maior qualidade através dos dispositivos móveis.

Além do que falamos no tópico anterior, o seu público busca utilidade e personalização durante sua jornada de consumo.

Eles não desejam esperar mais do que mínimos segundos para acessar o seu site. Como você viu na pesquisa da Google, a cada segundo que passa, nesse sentido, a sua chance de converter cai em até 20%.

Então, prepare-se para oferecer uma experiência de navegação limpa, objetiva e agradável ao seu usuário mobile.

Trabalhe com estratégias que pressupõe uma jornada de consumo não linear

É cada vez mais nítido que os usuários atuais são mais livres, construindo suas jornadas de consumo com base em suas necessidades específicas, de forma bastante personalizada.

Isso faz com que não tenhamos mais jornadas lineares. Ou seja, os consumidores de hoje costumam dar passos em mundos opostos, do online para o off-line, do mobile para o desktop, transitando entre eles ao longo da jornada.

Partindo desse pressuposto é muito importante que você trabalhe com estratégia que envolva essa característica do comportamento do seu público.

Principalmente, quanto à análise de métricas, que devem ser capazes de acompanhar o usuário, onde ele estiver ou passar.

Só dessa maneira você saberá exatamente se o seu investimento em marketing estão trazendo resultados positivos. Se há necessidade de mudanças ou não.

Ninguém mais quer ser atingido por publicidade massiva

Lembra das expectativas? Elas atingem também os anúncios especificamente, afinal, os usuários não querem mais receber publicidade massiva.

Aquela, com pouca personalização, que traz rara relevância à experiência pessoal do alvo.

Agora, o seu público espera ser atingido por anúncios personalizados, que compreendam suas necessidades mais pessoais, exclusivas, de maneira a parecer que aquela peça foi feita somente para ele.

É por isso que você deve estar sempre atento ao comportamento das suas campanhas, otimizando-as para que elas sejam exibidas para o alvo correto, no momento certo. A inovação relevante deve ser o seu objetivo sempre.

Esses são apenas alguns dos novos comportamentos dos usuários que desvendam o marketing do futuro.

Fique atento, pois nosso setor é bastante ágil, trazendo atualizações constantes que podem mudar completamente as regras do jogo em questões de segundos.

A única coisa que nunca mudará é que o marketing sempre terá o foco em satisfazer os usuários, entregando a melhor experiência que eles puderem ter.

Dúvidas? Escreva para nós!

Até a próxima.

Forte Abraço.

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