ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Newsletter – O que É e Como Ajuda a Conquistar Mais Clientes?

Atualmente os profissionais de marketing possuem à disposição uma cartela imensurável de estratégias e ferramentas para potencializar os resultados de seus negócios.

São ações via redes sociais, links patrocinados, e-mail marketing, blogs, sites, dentre outros.

O interessante é que independente do meio, a maioria desses profissionais buscam, quase sempre, o mesmo objetivo.

Tem ideia do que estamos falando?

  • Acertou se disse converter!

É isso mesmo. A maioria das estratégias visam captar novos clientes e aumentar o volume de vendas, como uma ação complementar e coordenada.

O problema é que está cada vez mais difícil alcançar esse objetivo almejado por todos.

Newsletter.

Isso porque os clientes, em geral, não admitem mais serem bombardeados com peças publicitárias que promovem uma espécie de lavagem cerebral para que o alvo adquira/compre algo.

Você já sabe. O consumidor está mais consciente, então abordá-los pura e simplesmente com a intenção de fazê-lo consumir já não funciona mais.

É preciso doutriná-los, oferecer valor, construir um relacionamento baseado em confiança, proximidade e identificação.

A venda pela venda não é mais forte como antes. Por isso estratégias que envolvem conteúdo relevante está tão em alta ultimamente. Já percebeu?

Bem, se você está precisando captar mais clientes ou percebeu que suas estratégias não estão dando mais resultados como antes, nós sugerimos que você comece a pensar sobre o marketing de conteúdo.

  • Já ouviu falar em newsletter?

Não? Então vem com a gente, pois nós iremos lhe apresentar tudo sobre o assunto.

Saiba que a newsletter pode ser a solução para o seu problema, uma vez que ela é uma maneira muito interessante, prática e eficaz de aplicar o marketing de conteúdo em seu negócio.

Pronto para começar? Então vamos juntos!

Newsletter – O que é?

email-newsletter

Provavelmente você já foi atingido por uma newsletter, isso porque ela é bastante utilizada pelos mais variados tipos de negócios.

Por ser versátil, ela se encaixa perfeitamente nas mais diferentes situações.

Basicamente, a Newsletter é amplamente conhecida como uma espécie de boletim informativo.

  • Sabe aqueles conteúdos que são enviados periodicamente, por exemplo semanalmente ou mensalmente, em seu e-mail? Geralmente produzidos por empresas e marcas?

Esses materiais são as famosas newsletter.

Embora pareça algo banal, as newsletters são muito bem pensadas e organizadas desde os detalhes mais simples.

Por exemplo, a maioria delas seguem uma linha editorial padrão, design, linguagem e, claro, respeitam uma periodicidade.

Você pode estar pensando:

  • Então a newsletter é igual ao e-mail marketing?”.

Muita gente confunde, pois o principal meio de envio da newsletter utilizado atualmente é o e-mail, mas não é a mesma coisa.

A diferença entre os dois é que a Newsletter, quase sempre, trabalha um conteúdo com objetivo de informar e não de vender diretamente.

Por exemplo:

  • A newsletter não é utilizada para enviar promoções, mas se encaixa melhor quando você quer informar um acontecimento importante do seu negócio, como novos estudos feitos por uma substância utilizada em um produto que você comercializa.

Entende a diferença?

Você utiliza a newsletter para tratar de um assunto relacionado ao seu negócio, entregando valor e estabelecendo uma relação com o seu alvo, sem a intenção, naquele momento, de vender nada diretamente.

A ação de conversão nesse tipo de estratégia é o consumo da informação, do conteúdo.

Você pode estar pensando agora:

  • “Então já vou começar criar e enviar as newsletters para o máximo de pessoas que eu conseguir”.

Não faça isso, por favor! Na verdade, uma estratégia bem feita não entrega esse tipo de material à todos.

O ideal é captar interessados antes. Em uma espécie de “assinatura” da sua newsletter.

Assim você garante que só receberão seus boletins informativos quem já demonstrou um primeiro interesse para tal.

Essa característica especial faz com que você tenha mais assertividade no direcionamento do conteúdo, tendo, inclusive, mais chances de receber interações, uma vez que aquele lead está mais quente.

Newsletter – Dicas para Conquistar Mais Clientes

Newsletter

A primeira coisa que você precisa fazer para conseguir captar mais clientes através da suas newsletter é garantir que eles queiram receber seus materiais.

Como dizíamos acima, o ideal é que você só envie esses conteúdos à pessoas que se inscreveram antecipadamente para tal.

Então, prepare um formulário em seu site ou um box de inscrição. Algo simples, mas claro e visível.

O segundo passo imprescindível para obter resultados com a estratégia é tomar o cuidado para que essas newsletter não sejam destinadas diretamente à caixa de SPAM.

Cumprir o primeiro passo já lhe ajudará a não cair no SPAM, mas também é ideal que você crie conteúdos, realmente, relevantes, com base no interesse do seu público.

NUNCA, jamais, envie conteúdos repetitivos. Estude seu público e procure adotar uma linguagem que converse aberta e claramente com ele.

O terceiro passo é uma extensão do segundo. Trata-se da profundidade do conteúdo e da periodicidade do envio.

As newsletters costumam ser mais diretas, isso quer dizer, menos longas. Isso porque a periodicidade desse envio faz com que a relação seja construída mais à longo prazo, apostando no dinamismo dos materiais oferecidos em cada abordagem.

Por isso, prefira materiais mais segmentados, mais sucintos, objetivos e diretos. Abuse da criatividade para descobrir temas de interesse que se relacionam com o seu mercado de atuação.

Não se esqueça de criar títulos atraentes, pois conseguir destaque em meio à tantos e-mails é essencial para que ela dê certo.

  • Sobre a periodicidade ideal?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes e temos que confessar, não há uma resposta padrão.

A única coisa que podemos lhe garantir é que você não deve ter uma newsletter com envio diário.

Para saber a dosagem ideal dessa periodicidade você deve usar o bom senso e, claro, os testes.

Você deve ter em mente que bombardear seu alvo de conteúdo não é uma boa ideia. A frequência muito alta não funciona nesse tipo de estratégia, à não ser que você queira ser visto como um disparador de SPAM, ok?

Por último, mas não menos importante, é imprescindível que você acompanhe o desempenho de sua estratégia.

Avalie com frequência as métricas, verificando a taxa de abertura, de cliques, de rejeição, entre outras coisas que lhe dirão o se a sua newsletter está sendo bem aceita.

Claro, com base nas análises, faça ajustes sempre que necessário.

Desse modo, você aprimorará os materiais e a estratégia ao qual ele está inserido, trazendo cada vez melhores resultados à longo prazo.

Pronto! Agora você já tem em mãos tudo que precisa para dar os primeiros passos.

Esperamos ter lhe ajudado. Ficou com dúvidas? Então venha conversar com a gente.

Até a próxima!

Forte Abraço.

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