ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Como o neuromarketing pode ajudar seu e-commerce

Em 1965, o co-fundador da Intel, Gordon E. Moore apontou em seu estudo da lei de Moore que quanto mais os anos fossem se passando, mais barata ficaria a tecnologia para o consumidor de uma maneira geral, até que chegaria o dia em que ter a tecnologia em nosso dia a dia, não seria mais um diferencial, seria a premissa de uma sociedade avançada.

Já fazem pouco mais de 50 anos e parece que Gordon não estava tão maluco quando os profissionais de sua época imaginavam, não é mesmo?

Hoje é praticamente impossível se imaginar seu o nosso Smartphone, sem nossos aplicativos, sem as facilidades da tecnologia… Ou melhor, sem a internet no geral.

Sabendo disso, você terá que concordar com a gente que se a tecnologia deixou de ser um diferencial, e-commerce bem desenvolvidos, com páginas que funcionam, rápidos e que podem ser acessos no mobile é o mínimo que uma marca pode oferecer ao consumidor, concorda?

É preciso encontrar um novo diferencial para continuar crescendo, faturando e se posicionamento bem no mercado e nós, do Blog do Mestre do Adwords, encontramos ele para você. Chama-se: neuromarketing.

Falaremos tudo sobre esse assunto para que você consiga aplicar em seu e-commerce hoje mesmo!

Vem com a gente!

 

O que é neuromarketing?

Rapidamente, só para quem não sabe ou nunca ouviu essa palavra por aí, o neuromarketing é uma ciência que estuda o comportamento do consumidor e a forma com que se relacionam com o ato de compra, com as ofertas ou qualquer coisa que engloba esse universo.

Então, se você conseguir descobrir como o seu público se sente em relação ao seu produto, quando se sentem mais atraídos ou quando uma promoção não é tão interessante assim, é possível adequar e alinhar mais assertivamente todas as suas ações.

Exatamente por isso, o neuromarketing tem ganhado bastante atenção no mesmo digital.

Separamos então algumas dicas de utilização que poderão te ajudar a turbinar suas vendas.

Veja!

 

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#Dica 1 – Diferença de preço em uma página

Muitos estudos de neuromarketing já mostram que consumidores tendem a comprar um produto mais barato com maios rapidez na decisão de compra quando, anteriormente, são apresentados itens da mesma categoria com valores superiores.

Então, se em suas páginas de e-commerce os preços de suas produtos costumam serem bem parecidos entre si, talvez você esteja perdendo mais dinheiro do que deveria e não está nem se dando conta disso, sabia?

Você já viu naqueles planos de assinatura que sempre há 3 opções e uma delas sempre ganha destaque especial? Pois bem, isso funciona para lhe induzir a compra, te mostrando quais são as vantagens da aquisição.

Trabalhe contraste de preços em sua página, então se você está anunciando um celular por R$2000,00, dê uma opção próxima com um custo mais baixo. Dessa forma, quem deseja compra o de valor mais elevado, mas quem não quiser, opta pelo mais barato e pronto.

Isso evita que você perca uma venda por não ter opções de produto.

 

# Dica 2 – Escassez causa medo

Nós, seres humanos, não fomos preparados para lidar com a escassez. Se você estudar períodos da caverna, por exemplo, vai perceber que a comida era consumida no mesmo dia, na maior quantidade possível, pois como não era certo se haveria ou se não estragaria para o outro dia, era melhor garantir um armazenamento.

Só que esse hábito não foi perdido com o tempo, ele continua existindo até hoje, tanto que marcas que trabalham escassez em sua oferta, costumam ter um aumento de vendas de mais de 30%.

Faça o mesmo com seu e-commerce, coloque em destaque que aquela promoção é por um tempo determinado ou que ficará disponível até acabarem os estoques. Como o consumidor não conseguirá prever quando ela será tirada do ar, certamente, não vai pensar duas vezes em comprar.

 

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# Dica 3 – Micro momentos incentivam as vendas

Um estudo recente feito pelo Google mostrou que 87% das pessoas utilizam celulares ao longo do dia, com isso as marcas tem oportunidades muito interessantes de criarem micro momentos para dar uma acelerada em suas vendas.

Aí você já deve estar se perguntando: Como funciona isso?

É bem mais simples do que você está imaginando…

Vamos supor que você tem um e-commerce que vende comida congelada, a hora do almoço ou do jantar não seria um momento ideal para você trabalhar ações que incentivam as vendas? São nesses momentos em que seus consumidores estão com fome e muitas vezes, muito ocupados para preparar algo, então seu produto viria como a solução dos problemas que seus clientes têm naquele momento.

Muitos testes que foram feitos e o resultado é unanime, o incentivo que esses micro momentos dão as vendas é tão impressionante que marcas como a Fiat, por exemplo, já utilizam dessa metodologia em sua estratégia de marketing digital.

 

Como o neuromarketing pode ajudar seu e-commerce

 

# Dica 4 – Barra de progresso

Você acha que aquela barra de progresso que está presente em e-commerce dando a quantidade de passos até a finalização da compra é algo sem motivo? Dê forma alguma, ela está ali por ser fundamental.

Quando terminamos uma lista de tarefas, normalmente, ficamos orgulhos ou satisfeitos de nós mesmo, correto? Isso acontece, porque o corpo libera a dopamina, uma substância que está relacionado com a sensação de prazer.

Com isso, ao ver a barra de progresso avançando, o consumidor entende que está caminhando rumo a conclusão e com isso, sente-se ainda mais motivado a chegar ao fim.

Sabendo disso, não deixe de utilizar essa metodologia em sua loja virtual. Você verá que sua utilização é fundamental para o seu sucesso!

 

Curtiu as dicas? Agora é com você, comece os testes e veja que o que estamos falando realmente faz sentido.

Você irá se surpreender com os resultados.

Aplique e volte aqui para contar qual foi a sua experiência! Queremos te ouvir!

 

Volte sempre por aqui! Até mais!

 

 

 

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