ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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5 princípios do neuromarketing para aplicar em seus anúncios

Roger Dooley é um dos principais nomes do neuromarketing do mundo. Ao que se sabe, ele já se dedica há alguns anos no estudo dessa ciência tão misteriosa e que é capaz de influência sem deixar rastros.

Algumas pesquisas e estudos recentes sobre neuromarketing apontam que o nosso cérebro sempre responde a estímulos. Sendo assim, quando tomamos uma decisão, seja ela correta ou errada, só chegamos a aquela conclusão devido a influência de algo.

Não é nenhuma novidade que nosso subconsciente é responsável por inúmeras decisões em nosso dia a dia, não é mesmo?

Por vezes, nem nos vemos preocupados ou ansiosos com algo, no entanto, lá no fundo pode haver algo que nos tem deixado de cabeça quente.

Para quem trabalha com marketing, ter essa informações em mãos e ainda, saber influência de forma sutil é a grande sacada. Isso porque, 95% de nossas decisões tem influência direta de nosso subconsciente.

Para que você aprenda tudo sobre esse assunto, o Mestre do Adwords, preparou um conteúdo incrível com algumas dicas de Roger que estão contidas no livro Brainfluence.

Aqui você aprenderá os 5 princípios do neuromarketing para aplicar em seus anúncios!

Preparados?

 

neuromarketing

 

1º Princípio – Clareza na informação

O cérebro humano é péssimo em fazer comparações, principalmente, aqueles que precisam comparar algo do nosso cotidiano ou então, algo que seja muito próximo de nossa realidade.

Ao trabalhar anúncios, você precisa transmitir essa informação de forma muito claro, deixando totalmente transparente o que o usuário irá ganhar e o que ele irá perder ao adquirir seus produtos ou serviços.

Existem marcas que preferem deixar essa informação subentendida, no entanto Roger comenta que essa é uma estratégia arriscada que pode não dar certo.

Isso acontece porque quando deixamos uma informação em aberto, damos a possibilidade de interpretação de acordo com o interesse da pessoa e não é isso que queremos. O que precisamos é que ela entenda, exatamente, a mensagem que queremos.

 

2º Principio – Não dê muitas opções

Muitos anunciantes acreditam que se você fornecer uma gama de opções enormes, seus clientes irão se sentir tão confortáveis que vão comprar muito de você. Afinal, você tem opções para todos os gostos, interesses e estilos, não é mesmo?

Saiba que essa técnica pode acabar não dando certo e com isso, você terá que lidar com a falta de interesse.

É sério, quando mais opções nós temos, mais temos preguiça de pensar, de escolher e isso acaba fazendo com que desistamos da compra!

Parece brincadeira?

Bom, quantas vezes você já se viu com tantas opções de cores e modelos que achou melhor não levar nenhum, afinal não tinha certeza da melhor opção?

É exatamente isso que acontece com nosso público!

Procure dar apenas 3 opções, sendo uma delas a melhor de todas, uma razoável e uma pouco atrativa.

 

neuromarketing-para-aplicar-em-seus-anúncios

 

3º Princípio – Atenção ao falar de dinheiro

Esse aqui é um princípio muito importante se o seu objetivo é aumentar suas vendas!

Roger comenta que sempre que falamos sobre dinheiro ou mostramos uma imagem que induz o entendimento de que será necessário “gastar”, nós já ficamos na retaguarda e despertamos um senso de egoísmo.

Em um primeiro momento, logo pensamos: O dinheiro é meu e eu não quero gastar!

Quando você deixa que esse gatilho seja liberado, certamente, será muito difícil reverter.

Evite falar a palavra dinheiro, procure falar sobre investimento, sobre retorno e claro, sobre a experiência que a aquisição irá trazer.

Todos sabemos que não existe nada de graça, então se desejamos ter algo precisaremos comprar. No entanto, se primeiro o sentimento de desejo for despertado, questão monetária passa a não ser tão importante.

 

4º Principio – Trabalhe a Percepção das coisas

Você já deve ter pensando:

Caracas, meu concorrente vende o mesmo produto por um valor mais alto que o meu e acaba tendo um número de vendas superior. Por que o meu que é mais barato não vende tanto?

Se você está passando por essa situação, você precisa entender que talvez o que esteja ocorrendo é um erro de percepção.

Por exemplo, olhe a imagem abaixo e nos diga, qual o círculo é o maior?

O que está rodeado de bolinhas?

Ou o que está rodeado com bolas grandes?

 

neuromarketing-para-aplicar

 

Se você escolheu qualquer um dos dois, você errou!

Na realidade, o que muda são os fatores externos, pois ambos os círculos tem o mesmo tamanho.

Conseguiu entende?

Se o seu concorrente está vendendo o mesmo produto, por um valor mais alto e ainda consegue te superar em vendas, você não está conseguindo entregar valor.

 

5º Principio – Tenha um produto âncora

Essa é uma das sacadas mais bacanas que Roger conta em seu livro.

Ele explica que todos nós temos a mania de fixar o primeiro valor que vemos de um produto e depois, basear e sempre comparar com ele.

Por exemplo, se você quer comprar uma caneca e o primeiro valor que acha é de R$50,00, a partir desse momento, você sempre irá comprar esse exato valor.

Então, o truque aqui é criar um produto ancora que será a sua primeira oferta ao cliente. Certamente, ele irá achar o valor elevado e tentará encontrar alternativas para adquirir algo que caiba em seu bolso.

Quando isso acontecer, você tira a carta da manga e entrega o seu produto real com o valor agregado menor. Isso fará com que ele visualize uma vantagem na aquisição e conclua a compra.

Obviamente, você precisa estar com seu produto ancora pronto para ser vendido, afinal haverão pessoas que irão optar e adquirir.

Gostou das dicas? Agora é com você!

Comece a aplicar cada um desses princípios e veja como os resultados passaram a fluir muito melhor!

Queremos saber quais suas experiências com as aplicações, ok?

Sucesso!

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