ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

Mudanças na mídia paga que devem ocorrer em 2017

Ano passado o aumento de interesse em anunciar na mídia paga já era bastante alto. Apesar da gente por aqui, falar sobre isso há muito tempo, parece que muitas marcas e empresas só começaram a fazer esse tipo de investimento quando o bicho começou a pegar para valer.

Dados obtidos pelo site eMarketer, uma grande referência internacional sobre esse assunto, mostram que os anunciantes devem gastar mais de US$36 bilhões em investimento em redes sociais em 2017.

Isso já aponta um aumento de 20% em relação à 2016 e não pense que isso significa que essas marcas e empresas estão faturando mais e por conta disso irão aumentar seu investimento.

Na verdade, se elas pretendem continuar lucrando e com as suas vendas em alta, elas precisam fortificar seu investimento em mídia paga, senão a situação pode se complicar bastante.

É só imaginar que quem antes estava ligada na programação da televisão, hoje consome seu tempo navegando pela internet e interagindo nas redes sociais. Essa pessoas, por alto, devem ser 2 bilhões de usuários ao redor do mundo.

É ou não é uma quantidade surreal de gente conectada?

Exatamente por isso, o blog do Mestre do Adwords enxerga algumas mudanças na mídia paga para esse ano que só está começando, então gostaríamos de deixar esse aviso para vocês.

Preste bastante atenção!

 

devo-investir-em-midia-paga

 

1º Grande mudança – Uso de aplicativos de mensagem

Você pode até achar que essa utilização de aplicativos para comunicação é algo que de novidade não tem nada, não é mesmo?

É verdade que a utilização de apps já é constante há muito tempo, no entanto o que espera-se é que em 2017 tudo fique muito mais acentuado. Isso porque, diversas marcas já fizeram parcerias entre si para que seja possível comunicar-se e realizar vendas através dessa mesma plataforma.

O Facebook Messenger foi um dos primeiros a começar essa nova modalidade de prestação de serviço. Em uma parceria fechada entre a empresa, o Uber e a 1-800-FLOWERS, já permite que o usuário compre diretamente do aplicativo e receba em sua casa.

Através da utilização de chatbots, basta que o interessado comece a conversar que todo o sistema estará pronto para atendê-lo, sem qualquer necessidade de que ele precise ser redirecionado para outro site ou então que algum tipo de contato telefônico seja feito, afinal, tudo acontece dentro da própria plataforma.

Já até falamos de chatbots por aqui, que é o novo tipo de inteligência artificial que está começando a ser testado há pouco mais de um ano. Obviamente, não tira o espaço de um profissional especializado em mídia social, porém com um bom script e um entendimento do público, é possível que você consiga fazer o primeiro atendimento ali mesmo.

 

investir-em-mídia-paga

 

2º Grande mudança – Interatividade em tempo real

Podemos afirmar que a tendência de utilização de vídeos anda ocupando espaço na lista há bem mais de 5 anos, no entanto parece que eles caíram de vez na graça do público e a marca que não faz questão de utilizar essa ação em sua estratégia de publicidade, pode acabar perdendo bastante espaço, viu?

Só que saiba que os vídeos em si já não são grandes novidades e tá aí a grande mudança para 2017.

O usuário hoje não se contenta mais com vídeos gravados e editados, ele quer estar perto da marca ou do artista em tempo real, participando ativamente de todas as suas atividades e é exatamente por isso que as transmissões ao vivo irão ganhar espaço especial a partir desse ano.

Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter e Periscope já possuem ferramentas para que esse engajamento ocorra de forma bastante assertiva.

A única coisa que ainda falta é que você não pode patrocinar um vídeo em uma transmissão ao vivo, ainda. Tem que conquistar espaço através do orgânico, o que diminuiu consideravelmente a audiência de quem está assistindo, mas acreditamos que isso deve mudar muito em breve.

Recentemente, o Twitter já começou alguns testes de transmissões patrocinadas através do Periscope. Foi um evento de tênis onde acontecia o torneio de U.S.

 

Mudanças-na-mídia-paga

 

3º Grande mudança – Incentivo a conversão dentro da rede social

Há pouco tempo, o usuário entrava nas redes sociais, porém não tinha qualquer pretensão de compra, afinal para realmente finalizar a conversão era preciso que ele saísse da rede e fosse redirecionado para o site da marca/empresa, não é mesmo?

A partir de agora, esse cenário vai mudar e com o botão de compra dentro da rede social, tudo ficará mais simples de ser executado.

A plataforma do Pinterest, por exemplo, é utilizada por 93% dos usuários antes de concluírem as suas compras. Isso mostra que o botão de compra que já é utilizado dentro da rede, mudou completamente a experiência do usuário, que hoje pode clicar e finalizar o seu pedido sem precisar sair de dentro da plataforma.

O Facebook já deixa um pouco à desejar quanto à isso, apesar de testar o botão de “comprar agora” desde 2014, nunca foi tão assertivamente elaborada essa função.

Inclusive, recentemente ele apresentou novas regras para a utilização de links que levam o usuário a página de venda de produtos e serviços. Vale até dar uma conferida sobre o que está rolando. (Prometemos falar disso em breve por aqui!)

O que podemos concluir é que os botões de compra dentro da rede social ainda está longe de apresentar um cenário seguro para o usuário, visto que muitos não compram por julgarem que o local não é totalmente confiável para inserir seus dados pessoais.

Acreditamos que isso deve mudar daqui para frente, principalmente, se os recursos forem aperfeiçoados e permitirem que marcas possam testar diferentes formatos.

 

E você, o que acha que vem de novo por aí em relação a mídia paga?

Ou o que você desejaria que mudasse para que a utilização dessa estratégia pudesse melhorar?

Nós queremos ouvir você, sua opinião e seus comentários sobre esse assunto, então use o espaço abaixo como um canal de discussão.

Esperamos a sua opinião.

Até mais!

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog