ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Monitoramento de Redes Sociais – 3 Ferramentas para te Ajudar

Que as redes sociais, de modo geral, atualmente, são excelentes plataformas de marketing digital, isso não é novidade para ninguém.

As opções e as maneiras de estabelecer uma estratégia de comunicação assertiva com determinado público alvo são cada vez maiores.

Essa característica que acabamos de citar acima, aparentemente, é uma vantagem, porém, em alguns casos, acabam por dificultar que muitos negócios atinjam seus objetivos.

Isso acontece porque uma estratégia eficaz depende muito do quanto você conhece o público alvo ao qual ela se destina.

O que estamos tentando dizer é que se você quer ter mais conversões, não basta simplesmente escolher uma estratégia e aplicar ou replicar a mesma técnica nas mais diferentes plataformas.

Será essencial que você conheça seu público alvo, mas além disso, obrigatoriamente, haverá a necessidade de entender as peculiaridades do comportamento do potencial consumidor em cada rede social em que você pretende trabalhar uma estratégia de marketing.

Percebe que dependendo de como você utiliza as oportunidades dessas plataformas, os resultados podem ser muito diferentes?

A verdade é uma só e soberana! Para ter sucesso você precisa desvendar seu público alvo, só que cada indivíduo que compõe esse grupo pode ter comportamentos específicos em cada rede social, isso nos leva a obrigatoriedade da análise de métricas.

Agora você pode estar pensando:

  • “Nossa, como eu vou mensurar os resultados de cada campanha que eu faço, em cada rede social? Vou ficar maluco!”.

Nós sabemos que não é fácil! E foi pensando em te ajudar nessa tarefa tão importante que resolvemos criar esse conteúdo.

Nós, do Mestre do Adwords, selecionamos 3 ferramentas para te ajudar no monitoramentos de redes sociais.

Ficou interessado?

Então nos acompanhe, pois temos muito o que lhe entregar!

 

social-media

 

Porque monitorar as redes sociais é importante?

Pode ser que ainda não tenha ficado tão claro o porquê monitorar as suas redes sociais é tão importante. Por isso resolvemos falar um pouco mais objetivamente sobre essa questão.

Bem, de modo geral, a primeira grande razão para que você faça constantemente o monitoramento das redes sociais, é conhecer mais profundamente o comportamento do consumidor que você deseja captar.

Como você já deve saber, não é porque uma determinada pessoa faz parte do seu público alvo, que todos os integrantes desse grupo vão consumir as mesmas coisas, certo?

Por exemplo:

  • Vamos imaginar que você tenha uma loja de suplementos.
  • Nessa loja, você tem produtos para emagrecimento e para ganho de massa muscular.
  • Então, subentende-se que o seu público alvo são pessoas que praticam exercícios físicos e interessados na saúde corporal de modo geral.

Por outro lado, você concorda que por mais que todos desse grupo faça parte do seu público alvo, nem todos se interessam por produtos de emagrecimento e de ganho de massa muscular?

 

Monitoramento-de-Redes-Sociais

 

Aí é que mora o grande segredo. A segmentação dentro do seu público alvo. Só que essas informações mais profundas são descobertas por meio de monitoramento.

Dessa forma, você se torna mais assertivo, obtendo maiores chances de gerar conversões.

Tem mais uma coisa que, na maioria das vezes, só um bom monitoramento pode lhe mostrar. A mudança no comportamento do consumidor.

Você deve entender que uma campanha só chega ao seu auge de conversões, quando ela é ajustada de acordo com o comportamento do público alvo frente a ela.

Por mais que seja uma tarefa que exige tempo, atenção e dedicação, o monitoramento é essencial para que você ofereça algo de relevância e, assim, se torne mais eficiente, assertivo.

Agora que você já tem plena certeza da importância dessa tarefa, vamos lhe apresentar algumas ferramentas que te auxiliarão no dia a dia.

Confira!

1ª Ferramenta de Monitoramento de Redes Sociais – Analytics

É claro que não poderíamos deixar de falar de uma das ferramentas de monitoramento mais utilizadas e famosas do mercado atual.

O Analytics para quem não sabe, é uma ferramenta desenvolvida e oferecida diretamente pelo Google.

Totalmente gratuita, ela te ajuda a entender melhor o tráfego que suas páginas recebem.

Um pouco diferente de outras opções do setor, ela permite que você faça uma análise quanto aos usuários que chegam até você e as interações recebidas.

Apesar de parecer algo simples, isso pode lhe mostrar peculiaridades do comportamento do usuário frente aos seus conteúdos.

 

monitorar-computador

 

2ª Ferramenta de Monitoramento de Redes Sociais – Sprout Social

Mais específica, a ferramenta Sprout Social te ajuda a monitorar palavras-chave e Hashtags utilizadas nas redes-sociais e assim identificar o comportamento de determinado público alvo dentro desse cenário.

Por exemplo:

  • Imagine que você vai criar uma campanha relacionada ao produto X.
  • Então você faz uma pesquisa e descobre que determinadas palavras-chave e Hashtags se relacionam diretamente com o produto.
  • Você então faz uma seleção e começa a acompanhar o desempenho e o engajamento do público com elas.

Imagina a quantidade de dados interessantes que é possível extrair dessa análise?

A Sprout tem uma vantagem muito interessante. Ela é compatível com projetos e publicações do Linkedin, Facebook, Instagram e Twitter.

3ª Ferramenta de Monitoramento de Redes Sociais – BuzzSumo

Se você ainda não sabe exatamente em qual rede social deve apostar mais fichas, muito provavelmente, a ferramenta BuzzSumo será de grande valia.

Bem, você deve saber que o volume de engajamento que uma página, publicação ou anúncio possuem nas redes sociais é um dos principais sinais de sucesso ou fracasso.

Considerando esse ponto, é fato de que acompanhar essas interações é algo fundamental.

A BuzzSumo monitora essas interações e possibilita que você saiba qual plataforma, entre as opções de redes sociais, mais geram engajamento.

E tem mais! Você pode também utilizar o recurso no seu site para detectar quais páginas são as preferidas do seu tráfego.

 

Pronto! Agora chegou a hora de você escolher a ferramenta que mais se adequa a sua necessidade e começar a realizar testes.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido imensamente útil a você. Ficou com dúvidas? Então não pense duas vezes e mande sua pergunta pelo espaço para comentários abaixo.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê!

Forte Abraço.

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