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Monetização de Podcasts – 6 Maneiras Diferentes de Fazer

Há pouco tempo, os podcasts nem eram tão famosos aqui no Brasil, especialmente no mundo dos negócios.

A grande explosão desse formato de transmissão se popularizou muito na década de 90, mas mesmo assim, ele ainda se mantinha em um ambiente mais familiar, de amizade, tido como um verdadeiro hobby.

Felizmente, atualmente, os podcasts estão sendo cada vez mais explorados, chegando até mesmo ao ambiente profissional, fazendo com que o simples hobby se tornasse uma verdadeira fonte de renda.

De primeiro momento, podemos dizer que os podcasts são capazes de trazer maior lucratividade para um negócio, se ele for aplicado em uma estratégia inteligente voltada ao marketing.

Será que podemos considerar isso uma maneira de monetização? Certamente sim, mas saiba que há muitas possibilidades de monetização de podcasts atualmente e nós, do Mestre do Adwords, pretendemos lhe mostrar algumas nesse conteúdo, inclusive, se o seu podcast começou como um hobby.

Vem com a gente?

 

Monetização de Podcasts.

 

#1 – Monetização Indireta

Antes de começarmos a te mostrar efetivamente formas de monetizar seu podcast, nós precisamos lhe falar sobre a estruturação de seu projeto para que ele possa ter chances de fazer sucesso.

  • Você já ouviu falar que conteúdo é rei?

Bem, essa é uma expressão muito conhecida e que demonstra muito bem a importância do conteúdo no marketing digital.

E isso não seria diferente no seu podcast, porém nós queremos falar especificamente sobre os conteúdos escritos.

Isso porque ele têm forte poder de lhe oferecer um crescimento de audiência recorrente, o que você vai precisar na maioria dos modelos de monetização.

Não adianta, para conseguir ganhar dinheiro com podcasts, você precisa ter tráfego, ou seja, audiência.

Então, procure criar uma base estrutural para seus podcasts. No blog em que você faz a divulgação das transmissões, acrescente publicações escritas sobre o próprio podcast ou assuntos relevantes que complementem ainda mais o que você oferece, agregando um maior valor.

Os assuntos para a criação de posts podem ser diversos e também podem ser transcrições do seu podcast, por exemplo.

Isso irá te ajudar a ranquear nos mecanismos de buscas com maior facilidade, fazendo com que o seu público te encontre mais facilmente e como, consequência, você terá uma audiência cada vez maior.

Há ainda uma outra possibilidade com seus conteúdos que é monetizá-los através do adsense, por exemplo, fazendo uma monetização “indireta” dos seus podcasts.

 

Podcasts

 

#2 – Monetizando com Afiliados

Com um mercado de produtos digitais cada vez mais abrangente, hoje é quase impossível que você não encontre produtos de qualidade que tenham ligação direta com o seu ramo de atuação.

Você pode estar pensando:

  • Ok! Mas como eu vou monetizar com afiliados o meu podcast?

É simples! Fazendo indicação de produtos relacionados aos assuntos que você aborda em suas transmissões.

Por exemplo:

  • Vamos imaginar que você tenha um podcast que fale sobre Adwords.
  • Uma das pautas do seu programa poderia ser para falar de treinamentos.
  • Então, você poderia indicar um ou mais treinamentos de qualidade disponíveis, bastando disponibilizar seu link de afiliado para que as pessoas possam comprar.

Isso faria com que você ganhasse comissões a partir de cada compra desse produto.

Claro, para tornar sua relação com seu público ainda mais forte, não há problemas em dizer que as compras feitas pelo link disponibilizado irá ajudar a manter o seu podcast.

Agora, atenção! Não saia indicando qualquer coisa, só para ganhar dinheiro, é preciso ter uma postura verdadeira, transparente…

#3 – Monetizando através de patrocínio do público

Um bom projeto, que entrega grande valor ao público, tem grandes chances de receber ajudar de seus usuários.

Apesar de parecer pouco provável, muitos projetos digitais conseguem atrair investimentos de seu próprio público alvo, que tem o interesse em continuar se beneficiando de seus excelentes conteúdos.

O crescimento do uso de plataformas de financiamento coletivo não nos deixa mentir, porém há outras maneiras mais simples de facilitar uma “doação”, como botões específicos do pagseguro, por exemplo, que podem ser facilmente incorporados ao seu site.

 

Monetização de Podcasts

 

#4 – Monetizando com Área de Membros

Essa é uma excelente maneira de monetizar seus podcasts, pois é um formato muito utilizado e bem aceito.

A área de membros nada mais é que uma espécie de assinatura do seu conteúdo, que por ter alto valor, o interesse torna-se bastante grande.

Claro, os assinantes precisam receber vantagens e exclusividades sob os não assinantes, recebendo conteúdos especiais, bônus, ou qualquer outra coisa que os tornem exclusivos.

Podcasts que tratam de assuntos muito exclusivos, restritos à um nicho, são fortes candidatos para esse tipo de monetização.

Há grandes jornais, como a Folha em seu formato digital, que trabalha com assinaturas dessa maneira.

#5 – Monetizando com Venda Direta

Se você tem um negócio que comercializa produtos ou serviços, pode utilizar seu podcast para vendê-los.

Obviamente que não dá para colocar milhares de anúncios sem contexto em seu podcast, é preciso ter coerência e sobretudo pensar se o público alvo das suas transmissões é o mesmo do produto.

Caso contrário, você pode colocar tudo a perder. Ok?

Para fazer isso você pode gravar mensagens publicitárias e colocar nos intervalos, como nas programações de rádio comuns.

De forma simples, rápida e dinâmica, você estará passando a sua mensagem e, consequentemente, divulgando algo sem ser invasivo.

#6 – Parcerias e Patrocínio de Terceiros

Assim como você pode divulgar os seus produtos em seus podcasts, há a possibilidade de fazer a divulgação de produtos de terceiros, através de parcerias com empresas e marcas que tenham relação direta com assuntos tratados em suas transmissões.

É como se fosse uma “compra” de um espaço publicitário, como vemos com muita naturalidade nas rádios do Brasil, por exemplo.

No caso do patrocínio, você não necessariamente cederá um espaço publicitário, mas acabará divulgando que o seu programa é mantido por patrocínio de X ou Y marca, o que é muito interessante para diversas empresas.

Ao monetizar através de patrocínio ou parcerias, é muito importante que você estude muito bem seu público alvo e a aceitação deles perante a esse tipo de abordagem.

Não se esqueça de avaliar com muito critério seus parceiros e patrocinadores, pois isso irá influenciar diretamente sua credibilidade.

É isso! Esperamos ter lhe ajudado… Alguma dúvida? Venha conversar com a gente.

Forte Abraço.

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