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Mercado Digital – Áreas de Atuação, Funções e Média Salarial

Não há como dizer ao contrário, o mercado digital vem tendo bastante destaque. São muitas as reportagens, matérias, tanto em jornais impressos, programas de TV, revistas e tudo mais, abordando o assunto.

Em outros conteúdos, eu já tive a oportunidade de falar sobre o assunto e o quão essas abordagens são um tanto fora da realidade.

Principalmente, quando a referência é sobre um mercado digital pequeno, com poucas áreas de atuação e funções.

 

Mercado Digital .

 

Se formos olhar pelo lado das mídias tradicionais, o mercado digital se resume basicamente aos Youtubers, os donos de e-commerces, aos blogueiros e os famosos das redes sociais. Concorda?

Felizmente, eu posso lhe dizer que isso não é verdade. O mercado digital é abrangente, contando com milhares de área de atuação, funções, cargos e médias salariais variáveis.

E hoje é, exatamente, sobre isso que eu quero conversar com você. Meu objetivo, além de informar, é lhe entregar uma visão mais real e expansiva sobre esse mercado que cresce mais a cada dia que passa.

Ficou interessado? Então vamos juntos!

 

Mercado Digital – Como Funciona?

Primeiramente é importante dizer que o mercado digital vem tendo muita ênfase por conta de dois fatores principais.

  • A “crise” que se instaura nos mercados mais tradicionais.
  • O grande impacto que a internet tem na vida das pessoas ao redor do mundo.

O primeiro fator traz mais legitimidade para esse incentivo, porque, nesse caso, o mercado digital se mostra como uma saída viável para quem está desempregado, com dificuldades, entre outras coisas que a crise proporciona.

Já o impacto da internet na vida das pessoas é algo muito forte, impossível passar despercebido.

Olhe para o lado ou pense um pouco:

  • Quantas pessoas que você conhece, não acessam a internet?

Tenho certeza que se você conseguiu citar um nome, foi muito. Essa característica mostra claramente o quanto é necessário que os negócios, dos mais variados ramos, precisam estar presentes no mercado digital.

Como você já deve saber estar presente no mercado digital não significa, simplesmente, ter um perfil em alguma rede social, é preciso interagir, trazer conteúdos relevantes, gerar interesse, conversões, entre outras coisas.

E é nesse momento que o Marketing Digital se apresenta. Há muitas adaptações e inovações para serem alcançadas, nesse setor, mas ele já vem mostrando muitos resultados impressionantes.

Bem, junto ao Marketing Digital, são apresentados centenas de profissionais, cada um em sua função, em áreas de atuações diferentes e com média salarial variável.

Não! O marketing digital não é feito, apenas, por uma pessoa, como aparece nas matérias da mídia “tradicional”.

É o conjunto desses profissionais que possibilitam que uma marca possa ter um bom alcance de público alvo, por exemplo.

 

Mercado Digital – Realmente Oferece Oportunidades?

Pode ser que nesse momento a principal dúvida que preenche a sua mente é:

  • “Afinal, o mercado digital, realmente, oferece oportunidades ou a mídia supervaloriza o setor?”.

Em alguns aspectos, eu posso lhe dizer que há sim uma supervalorização, mas isso se dá no fato de dizer que o mercado digital é fácil e milagroso, que ele vai lhe entregar muito dinheiro, sem você trabalhar.

Se é isso que você procura, saiba que você está sendo enganado. O mercado digital oferece, realmente, oportunidades e muito boas, mas como em qualquer outro setor, é necessário muito trabalho, conhecimento, atualizações constantes, entre outras coisas.

 

Mercado Digital

 

Segundo estudos de empresas conceituadas, como a Exame e o Digital Marketing Institute, o setor digital possui uma das profissões com maior probabilidade de crescimento e sucesso do ano.

O Brasil ainda tem muito espaço para crescer nessa área, basta fazer uma breve análise do exterior e verificar a quantidade de vagas de empregos que são geradas, exclusivamente, para o mercado digital.

Um exemplo do que eu acabo de lhe falar é que a previsão da Irlanda é ter até 2020, cerca de 150 mil vagas.

O Brasil ainda não conseguiu alcançar tão altos patamares, pois apresenta um problema crônico e grave.

Não há nenhuma universidade brasileira que tenha graduação principal em marketing digital. Com essa dificuldade no caminho, empresas não conseguem fazer boas contratações, por falta de qualificação e especialização.

Claro, a universidade formal não é o único meio de ingressar nesse mercado, existem diversos cursos, inclusive online, que lhe entregam muito conhecimento.

Você pode querer me perguntar:

  • “Tiago, o que eu preciso para conseguir trabalhar no mercado digital?”.

A resposta para a sua pergunta depende do que você procura, em qual área pretende atuar.

Obviamente é preciso de conhecimento, muito trabalho duro, dedicação, assim como em qualquer outra profissão, mas quando eu digo depende, estou me referindo às áreas de conhecimento.

Por exemplo:

  • Se você quer ter um e-commerce, seria interessante ter uma formação em administração, em comunicação social, publicidade, marketing.

Além disso, a experiência desse mercado é extremamente importante. Você aprenderá muito com o dia a dia da profissão.

Não é obrigatório, mas falar inglês também poderá te ajudar muito.

Enfim, se você ficou um pouco confuso sobre qual área pretende atuar, fique tranquilo, a seguir, eu vou lhe apresentar alguns exemplos de áreas de atuação, funções e média salarial.

 

Mercado Digital – Opções de Carreira

A partir de agora você poderá verificar algumas opções de carreira do mercado digital, além de informações sobre funções e média salarial, mas é importante dizer que essas não são as únicas existentes, elas são, apenas, as mais comuns e visadas no mercado digital.

  • Profissional de Criação de Campanhas: Como o nome sugere é aquele que cria as campanhas de marketing digital, sempre focado em aplicar técnicas para atrair resultados positivos. Para isso, é necessário ter conhecimento e domínio das principais plataformas e aplicações do marketing digital, além de saber avaliar as métricas das campanhas. O salário médio gira em torno de dois mil à três mil reais.

 

  • Profissional de Redes Sociais: Esse é uma das profissões mais almejadas, isso porque sempre que citada, tem uma conotação que entrega a impressão de esse profissional fica se divertindo no Facebook o dia inteiro. Calma, o profissional de redes sociais tem a função de criar conteúdos relevantes para as Redes Sociais da empresa, além de fazer o gerenciamento e a análise das métricas dessas publicações. Se você deseja seguir nessa carreira, também é preciso gostar de lidar com o público, se comunicar extremamente bem e corretamente. O salário varia entre R$2400 à R$5200.

 

Mercado Digital..

 

  • Profissional de SEO: O SEO é o conjunto de “regras” dos buscadores que estabelece o posicionamento na página de retorno da busca que o usuário realiza. Um site que possui um bom SEO, consegue atrair uma boa quantidade de tráfego orgânico, um dos tráfegos mais qualificados da internet. O profissional de SEO trabalha para enquadrar, melhorar ou tornar um site relevante com base nessas “regras”. Geralmente, esse profissional precisa ter muito conhecimento em métodos de traçar personas, programação e conteúdo para a internet. O salário desse profissional é bastante variável, podendo girar em torno de R$1500 até R$5000.

 

  • Profissional de Conteúdo: O profissional de conteúdo é bastante importante, pois esse mercado é praticamente baseado em conteúdo. Por isso, esse cargo exige que você tenha conhecimento da língua, boa desenvoltura para se comunicar, conhecimento de técnicas de vendas para internet, boa capacidade de planejar e de realizar estudos sobre o público alvo. O salário do profissional de conteúdo pode ter muita variação, principalmente, porque o mercado digital trabalha muito no regime freelancer, pagando por projeto, mas como base, podemos dizer que a média está entre R$2300 à R$6500.

 

Apesar de ter lhe entregue uma base, preciso deixar claro que essas variações dos salários podem se apresentar com base em diversos fatores e um deles é o nível de experiência apresentada pelo profissional.

Tudo entendido? E então, já sabe qual área você vai seguir? Agora é o momento de você estudar e descobrir qual função tem mais a ver com suas habilidades e gostos.

Espero ter conseguido lhe entregar um conteúdo relevante, que ele tenha suprido suas expectativas e necessidades quanto ao tema.

Ficou com dúvidas? Então entre em contato comigo através dos comentários abaixo ou pelas redes sociais. Será um enorme prazer para mim, poder seguir lhe ajudando e quem sabe trazer possíveis soluções para os seus questionamentos.

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

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