ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Maneiras básicas de melhorar seu ROI no Adwords

Todos que anunciam no Adwords, têm interesse em obter resultados positivos, independente, de qual seja o seu objetivo principal.

Acontece que para obter bons frutos, não basta elaborar uma campanha e coloca-la para rodar, é necessário trabalhar muito bem com a análise de métricas.

Uma delas é o ROI, o famoso retorno sob investimento. Esse índice deve ser muito bem analisado e constantemente melhorado para que a sua campanha, realmente, seja confiável e valha a pena, ao final.

A partir desse conteúdo, nós, do Metres do Adwords, vamos lhe entregar maneiras básicas de melhorar seu ROI no Adwords.

Se você ainda não o conhece direito ou possui dúvidas à respeito de sua função, não se preocupe, pois nós vamos lhe apresentar de forma prática e simples, antes de falar efetivamente das dicas…

Vamos lá!

 

Maneiras básicas de melhorar seu ROI no Adwords

 

O que e ROI e Como Calculá-lo?

Basicamente, o ROI é um indicador de desempenho da sua campanha na plataforma Adwords, ou seja, uma das métricas importantes para saber se a estratégia está dando retorno positivo.

É por isso que muitos profissionais investidores, antes de decidirem colocar seu dinheiro no projeto, olham essa métrica.

Ela é responsável por apontar qual é o seu lucro com base no investimento que fez, isso quer dizer, financeiramente.

O cálculo tem base simples, e funciona mais ou menos assim:

  • ROI = (Valor Total de Retorno Das Ações Financiadas pelo Investimento) – (Valor Total Investido Inicialmente) / Custo do Investimento Inicial

Com isso, você consegue saber, pelo menos, se está investindo de forma lucrativa.

Para calcular o seu ROI não há segredos, mas é importante que você mantenha o foco na hora de realizar essa tarefa.

Veja o exemplo à seguir com números:

  • ROI = (10.000,00 – 2.000,00) / 2.000,00
  • ROI = 8.000,00 / 2.000,00
  • ROI = 4

Você deve estar se perguntando agora:

  • “O que esse quatro representa?”.

Simples, significa que o seu retorno sob investimento (ROI) foi 4 vezes ou 400% maior que o seu investimento inicial.

Claro, você deve estar atento às variáveis e às ações externas do mercado que podem influenciar diretamente nos seus resultados.

Outra coisa importante na hora desse cálculo é apontar detalhadamente os custos da campanha, sem esquecer de todas as etapas. Ok?

Bem, agora que está tudo claro, vamos ao objetivo central desse conteúdo, ou seja, a apresentação das maneiras básicas de melhorar seu ROI.

# Análise de Palavras-chave

Como vimos, o ROI serve como um norte para saber se as suas investidas estão resultando positivamente…

Por isso, você precisa ter uma visão geral de suas campanhas para conseguir aumentá-lo e, claro, não dá para alcançar esse objetivo sem olhar para as palavras-chave, as grandes responsáveis pelos seus anúncios serem exibidos.

Para começar, pegue seu relatório de desempenho e verifique quais termos estão lhe trazendo bons resultados e os que não trazem quase nada de conversões.

Após identifica-los corretamente, pegue os termos de baixo desempenho e avalie se vale a pena diminuir o investimento sobre ele ou excluí-lo de vez de sua campanha.

Nos termos que trazem ótimos volumes de conversões, a indicação é que você aumente o lance, assim você os deixará mais visíveis, pois serão mais exibidos.

Por exemplo:

  • Imaginemos que você investe R$10 no termo A e ele lhe retorna 5 vezes mais que o investimento feito nele, ou seja, R$50, em uma exposição média de 4 horas.
  • Então, você passa a investir R$20 no termo A, o que automaticamente vai aumentar a média de exibição. Consequentemente, isso lhe concederá mais chances de receber um retorno ainda maior, pois o tráfego também aumentará.

Para um melhor desempenho, o ideal é estudar o seu público alvo para descobrir o horário em que eles estão mais ativos na rede. A partir disso, intensifique a exibição nesses períodos em específico.

 

Maneiras básicas de melhorar seu ROI no Adwords,

 

#Seu Site é Amigável?

Pode parecer que seu site não tem nada a ver com as suas campanhas, muito menos com o ROI no Adwords, mas saiba que uma coisa está totalmente ligada a outra.

Quando você faz uma campanha, geralmente, as páginas de destino dos anúncios são parte integrante do seu site.

Certo?

O problema é que poucos anunciantes se atentam a isso e, então, tem verdadeiros prejuízos e só percebem quando vão olhar o relatório de desempenho.

Você já deve ter ouvido relatos de campanhas que atraem muito tráfego, mas a conversão é extremamente baixa, levando o ROI para um índice quase abaixo de zero.

Isso pode acontecer por diversos motivos, inclusive, pela escolha errada das palavras-chave, mas também é bastante comum acontecer por conta de sites ruins.

Nesses casos, o anunciante se preocupa em criar anúncios atraentes e bem estruturados, mas se esquece de deixar o site, que irá receber esse tráfego interessado, amigável, ou seja, com boa navegabilidade.

Não tem jeito, site desorganizado é como uma loja física bagunçada, sem vendedores para auxiliar o interessado.

Concorda que por mais que você esteja na intenção de comprar algo ali, o ambiente te faz mudar de ideia?

Não é diferente no ambiente online, então se você quer aumentar seu ROI, ofereça um site com fácil navegação, rápido, bonito visualmente, seguro, com informações relevantes e simples de serem entendidas.

Priorize a boa experiência do potencial consumidor, faça com que ele consiga executar a ação que ele deseja em poucos cliques de maneira fácil.

Dica Extra: Apesar de ser quase que uma obrigatoriedade, há muitos sites que ainda não estão preparados para o mobile e isso faz com que o ROI caia absurdamente. Então, já sabe, não é? Tenha um site responsivo para ontem.

 

Maneiras básicas de melhorar seu ROI no Adwords.

 

#Canais de Exibição de Campanhas

Para ter chances de elevar seu ROI às alturas, é muito interessante que você avalie o desempenho das suas campanhas nos diferentes canais de exibição ao qual elas estão.

O objetivo é simples, descobrir quais são os canais que mais lhe trazem retorno positivo.

Feito isso, você passará a investir mais neles, aumentando o seu poder de segmentação e, consequentemente, o volume de conversões e o ROI.

Por exemplo:

  • Vamos supor que você está anunciando na Rede de Pesquisa e no Youtube.
  • Então, ao analisar as métricas de desempenho, o resultado é claro, o Youtube retorna 200% do seu investimento e a Rede de Pesquisa 400%.

Nesse caso, você continuará mantendo os dois, mas com foco na Rede de Pesquisa, o canal que mais converte para você, essa simples mudança aumentará a exibição de seus anúncios e possivelmente atingirá um maior volume de tráfego qualificado.

Aplicar a técnica contrária também é extremamente eficaz, pois detectará plataformas que não convertem, gera cliques inválidos, atrai tráfego desqualificado e, no geral, tem um ROI ruim para as suas campanhas.

Obviamente ao descobrir que os seus anúncios estão sendo exibidos em uma fonte de tráfego ruim, você deve bloquear a exibição nesses canais.

#Trabalhe a segmentação

Essa é uma dica mais geral, mas é extremamente importante, porque é a assertividade das suas campanhas que, na maioria das vezes, garantirá um ROI melhor.

Perceba que ao longo desse conteúdo nós falamos muito sobre ações que estão diretamente ligadas ao comportamento do público alvo.

Isso não acontece à toa, na verdade, o motivo é que o retorno do seu investimento só poderá ser cada vez mais positivo se as suas campanhas estiverem direcionadas ao público alvo certo e, claro, o comportamento deles perante as suas ações de marketing dirão se elas estão sendo relevantes.

Levando em consideração essa incontestável afirmação, não tem outro jeito de melhorar seu ROI, à não ser trabalhar a segmentação das suas campanhas ao máximo.

Foque em torná-las cada vez mais direcionadas ao alvo, para tal experimente:

  • Escolher as palavras-chave condizentes com o seu negócio e com os itens ofertados. Quantidade não quer dizer qualidade.
  • Criar mais grupos de anúncios baseados nas temáticas.
  • Incluir poucas palavras-chave por grupos de anúncios, mas que sejam de qualidade.
  • Melhorar a página de destino dos anúncios, inclusive, interligando-a com as palavras-chave utilizada no anúncio correspondente a ela.
  • Entender os interesses do seu público alvo e basear a criação de anúncios neles.
  • Trabalhar as opções de segmentação do Adwords, como geográfica, demográfica, remarketing, por dispositivo, dentre outras.

Lembre-se! Seu ROI está diretamente ligado a como seu público percebe a sua mensagem, a importância da sua presença e o valor da sua oferta, então persiga a máxima da relevância.

 

Esperamos que você tenha curtido esse conteúdo. Caso tenha dúvidas entre em contato com a gente, nós teremos o prazer em lhe retornar.

Quer ter acesso à outros conteúdos? Então aproveite para visitar também os canais do Mestre do Adwords no Youtube e nas Redes Sociais.

Até breve!

Forte Abraço.

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