ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Marketing Local – O que e é e como aplicar no seu negócio?

O marketing como um todo vem evoluindo. No mercado digital, dia após dia, entramos em contato com novas estratégias e maneiras de conquistar visibilidade e assim novos clientes.

Apesar de ser um ambiente cheio de possibilidades, a concorrência está crescendo, pois muitos profissionais querem usufruir de, ao menos, uma fatia das vantagens oferecidas.

O que acontece em consequência disso é que ser competitivo está cada vez mais complexo.

Atualmente, é preciso lançar mão de diversas estratégias, desde aquelas que visam captar novos consumidores, até as que têm como objetivo manter os já existentes, tornando-os mais frequentes.

Os negócios que estão sendo lançados, precisam além de tudo, pensar em como se posicionar em suas áreas de atuação. Há também quem precisa se reposicionar.

Você pode estar pensando que nós estamos lhe desencorajando, mas pelo contrário.

A mensagem que estamos tentando passar é que você deve se preocupar, cada vez mais, em aplicar um marketing de qualidade.

 

Marketing Local – O que e é e como aplicar no seu negócio.

 

E isso inclui estratégias mais direcionadas, compatíveis com os interesses do seu público alvo, ações personalizadas.

A tecnologia está aí para te ajudar. Utilizando os recursos como seus aliados, sem dúvidas, o destaque que você tanto procura estará em suas mãos, antes do que você imagina.

Os últimos movimentos do marketing vem apontando para a fortificação de uma estratégia específica.

O crescimento dos acessos via smartphone é uma das provas de que tudo converge para uma realidade absoluta. Sim, estamos falando do marketing local!

Você já ouviu falar nessa estratégia?

Bem, de maneira geral, ela é tida como um conjunto de ações que visa tornar uma marca, produto ou serviço mais evidente frente à um público alvo, gerando interesse, captando clientes e, consequentemente aumentando o volume de conversões.

Você pode dizer:

  • “Ah, mas esse é o conceito do marketing geral!”.

É verdade, você está certo! O marketing local tem o mesmo objetivo do tradicional, só que há um detalhe que faz toda a diferença.

Quer saber tudo sobre o marketing local? Então vem com a gente.

Nós, do Mestre do Adwords, criamos esse conteúdo para te ajudar a entender essa estratégia de maneira simples e direta e, consequentemente, saber como utilizá-la para fazer seu negócio chegar ao próximo nível.

 

Marketing Local

 

Afinal, o que é o marketing local?

Acabamos de lhe dizer acima que o marketing local é um conjunto de estratégias que tem como objetivo principal promover algo, seja produto, marca ou serviço.

E que a consequência disso é alcançar mais clientes e, assim, mais conversões.

O detalhe que faz toda a diferença entre o marketing comum e o local é que o segundo aposta na localização geográfica de seu potencial público alvo.

Assim como o nome sugere, as ações do marketing local consideram as pessoas mais próximas de seu negócio como um potencial consumidor.

Se você ainda não captou muito bem como isso é feito na prática, não se preocupe.

A gente vai aprofundar no assunto e você conseguirá entender perfeitamente tudo sobre o marketing local.

Basicamente, o marketing local trata-se de um conjunto de ações que visam atingir o potencial consumidor mais próximo, geograficamente, do negócio.

Através de ferramentas o negócio elabora estratégias para alcançar o consumidor final, visando ajudá-lo a sanar suas dores e oferecer soluções próximas à ele. O que, consequentemente, oferece uma maior qualidade na experiência.

Por exemplo:

  • Imagine que você está precisando comprar uma bola de futebol para o jogo com os amigos depois do expediente.
  • Então uma loja de artigos esportivos que fica próximo ao seu trabalho lhe envia uma mensagem no seu celular, lhe indicando opções de bolas.
  • Junto a essa mensagem, você pode, apenas, com um clique, mandar a rota para o GPS do seu celular, que te indicará o caminho mais próximo e fácil até o local.
  • Ao fazer isso, você descobre que a loja está há apenas alguns passos de você.

Quais são as chances de você ir diretamente nessa loja comprar a bola na hora do seu almoço, por exemplo?

Percebe que com o marketing local é possível conectar potenciais consumidores mais facilmente ao seu negócio? Porquê de modo geral o seu “anúncio” não é visto como mais uma propaganda, mas sim uma solução, uma facilitação para o consumidor chegar ao item de desejo ou necessidade dele.

De fato, o marketing local é cada vez mais efetivo, pelo seu forte poder de atingir o consumidor de maneira assertiva.

Quer saber como você pode aplicar o marketing local no seu negócio? Então vem com a gente, pois preparamos algumas dicas.

 

Marketing Local – O que e é e como aplicar no seu negócio

 

Marketing Local – Como implementar no meu negócio?

Assim como qualquer outro tipo de estratégia, a primeira coisa que você precisa fazer para implementar o marketing local adequadamente ao seu negócio é pensar no seu potencial consumidor.

Mais do que isso é preciso entendê-lo, estudando seu comportamento, gostos, preferências e outras peculiaridades que te ajudem a identificar os locais que ele frequenta com mais assiduidade.

Como a ideia é atingir o alvo de acordo com a localização dele, é importante que você também conheça os locais.

Se você tem um negócio físico a tarefa se torna mais simples, pois você já está familiarizado com a região.

Esse estudo de região pode ser comparado quando você analisa os melhores canais para anunciar na internet.

Você precisa ter uma rota, para então pensar se distribui folders ou coloca banners em pontos específicos do seu bairro, por exemplo.

As mídias digitais e a tecnologia também podem te ajudar. Como falamos no exemplo da loja esportiva. Enviar uma mensagem com uma promoção ou até mesmo um e-mail com botões que facilitem e aumentem a qualidade da experiência.

Atualmente, com o crescimento das conexões via smartphone, as opções de anúncios direcionados geograficamente estão cada vez mais presentes.

Essa também é uma excelente opção para você que deseja usar o marketing local. Tanto o Adwords quanto o Facebook, por exemplo, já permitem que você crie anúncios baseados em segmentação geográfica.

Quer ser ainda mais preciso? Procure revistas locais, jornais de bairro, espaços publicitários em locais de grande circulação próximo ao seu negócio.

As possibilidades são incontáveis. Basta que você as enxergue, personalize e coloque a mão na massa.

Ficou com dúvidas? Então mande sua pergunta no campo de comentários.

Forte Abraço.

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