ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Marketing de Vendas – O que é e como ele beneficia sua marca?

Muito provavelmente, você já deve ter ouvido falar em marketing de vendas. Isso porque nos últimos tempos, esse assunto ganhou grande visibilidade pelos efeitos positivos que tem trazido à diversos negócios.

Apesar desse cenário, muitas das pessoas que ouviram falar nele, não sabe exatamente do que se trata. E, por isso, estão perdendo excelentes oportunidades de levarem seus negócios ao próximo nível.

Hoje, nós, do Mestre do Adwords, queremos te ajudar a entender o marketing de vendas de maneira completa.

Nesse conteúdo você vai entender do que ele se trata e como pode beneficiar a sua marca.

Vamos juntos?

 

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Afinal, o que é marketing de vendas?

Muita gente tem se perguntado frequentemente do que se trata efetivamente o marketing de vendas. Principalmente, porque uma porção de profissionais vem se utilizando dele para alavancarem seus negócios.

Nós desconfiamos que você deve ter se deparado com essa estratégia algumas vezes ao longo da sua jornada, mas talvez não esteja ligando o “nome” à “pessoa”.

Bem, nós que estamos direta ou indiretamente ligados às vendas, sem dúvidas, já ouvimos falar de empresas que possuem excelentes produtos e serviços, mas não conseguem vender nada. Inclusive, podemos ser um desses exemplos.

De repente, temos um negócio ótimo, com produtos excelentes, mas não vemos as conversões acontecerem.

Então olhamos para os nossos negócios e buscamos um erro no atendimento, na gestão, nos funcionários, mas nada aparenta ter problemas graves.

E aí, o que será que está acontecendo nesse caso? Será que estamos errados e o nosso negócio não é tão bom assim?

Calma! Na grande parte das vezes, a razão para esses casos acontecerem está ligada ao marketing de vendas, ou melhor, à falta dele.

Há diversos excelentes negócios que, até mesmo, por falta de conhecimento de seus gestores, não realizam o importante investimento em marketing de vendas e acabam fracassando.

Você deve estar confuso nesse momento. Mas tudo vai ficar mais claro à seguir.

Bem, basicamente, o marketing de vendas é aquele voltado especialmente à cada produto ou serviço que um negócio comercializa.

Ao contrário do “marketing tradicional”, que visa uma estratégia mais global, fazendo com que todas as áreas do negócio tenha uma comunicação retilínea, o marketing de vendas é focado nas especificações de cada produto.

Por exemplo:

  • Imagine que você tenha um negócio que comercializa calçados.
  • Então, se você tem uma loja física, deve ter escolhido o ponto de vendas de acordo com os passantes do local. Como um shopping, ao lado de uma loja de roupas. De repente?
  • Na internet, você criou um site com uma identidade visual toda voltada à esse universo. Aplicou uma logo condizente com a moda, beleza, bem estar.
  • Então, para começar a vender bem, foi escolher cuidadosamente seu estoque de calçados.
  • Só que, infelizmente, os seus produtos não saem da vitrine. Tudo está alinhado aparentemente, mas ninguém compra.

O que será que está acontecendo?

Muito provavelmente, você se esqueceu de aplicar o marketing de vendas, aquele que utiliza de estratégias de vendas diferenciadas para cada sapato de sua loja, afinal, cada um tem suas características, benefícios, preço, valor e, consequentemente, um público alvo.

É óbvio, que haverá uma definição por categoria, produtos principais de maior poder de atração, mas de modo geral, você precisa atentar-se que apesar de todos serem sapatos, nem todos eles oferecem as mesmas “soluções”.

É, por isso, que o marketing de vendas é tão valioso.

Quer saber como você pode aplicá-lo para beneficiar seu negócios?

Então vem com a gente!

 

marketing-e-vendas-como-essa-combinacao-pode-ser-benefica-para-seu-negocio

 

Como criar uma estratégia eficaz no marketing de vendas?

Assim como em qualquer outra vertente do marketing, a primeira coisa que você precisa fazer para ter um estratégia eficaz nesse sentido é conhecer o seu público alvo.

Para tal, faça uma pesquisa aprofundada para descobrir as características que estabelecem o padrão desses usuários como seu potencial consumidor.

É importante que você também conheça o seu negócio de maneira profunda, incluindo, os produtos que pretende oferecer.

A partir dessas informações é essencial que você estabeleça:

  • Uma apresentação atraente: Verifique todos os seus produtos e categorize-os através de suas características físicas, como embalagem, design, entre outras coisas, para que no final você tenha uma estratégia atraente de exibição em sua loja. Seja física ou digital.
  • Categorize por preços: Separe seus produtos por preços e se houver distinção por condições de pagamento, também é importante diferenciar. Por exemplo, se um tipo de sapato pode ser parcelado e outros não, separe-os.
  • Promoção e descontos: Selecione os produtos que serão aplicados descontos ou promoções. Lembre-se de pensar muito bem em quais serão elas, pois esse tipo de ação precisa atrair o público no intuito de gerar mais vendas.

Agora que você criou algumas categorias de produtos, chegou o momento de pensar em como você irá promovê-los, ou melhor, quais estratégias de marketing serão desenvolvidas para cada grupo.

 

Marketing-e-vendas

 

Aqui, verifique os melhores canais para a divulgação, se são folhetos impressos ou banners digitais, por exemplo.

Google ou Facebook, televisão ou rádio. Enfim! É obvio que todas essas definições devem estar sempre alinhadas com o perfil do público alvo do produto em específico.

Há um ponto que muitos profissionais esquecem de realizar. O pós venda. A grande questão é que se você está utilizando estratégias diferentes para cada tipo de produto, você deve continuar nessa linha também no pós venda.

Não adianta voltar a aplicar o marketing global nessa fase. É preciso manter a comunicação condizente, caso contrário você não terá clientes recorrentes.

O grande segredo para que tudo saia perfeitamente alinhado ao final é trabalhar a interligação da equipe de vendas com a do marketing. Dessa forma as estratégias serão mais eficazes e os resultados surgirão naturalmente.

Claro, é extremamente importante que você analise as métricas constantemente, afinal, são elas que lhe dirão se suas estratégias estão indo bem ou se precisam de ajustes.

 

Por hoje é só! Esperamos que esse conteúdo tenha sido de imensa valia. Ficou com dúvidas? Então mande sua pergunta no espaço para comentários abaixo.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê!

Forte Abraço.

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