ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Principais erros cometidos em marketing de relacionamento

Em se tratando de internet, você já deve ter percebido que a concorrência é muito alta e que a cada dia novos negócios surgem para disputar espaço com quem tenta se firmar no mercado.

Sempre falamos que um negócio para crescer conforme o sonho de seus donos, tendo boas métricas, conquistando novos cliente e fidelizando os que já possui, precisa trabalhar estratégias assertivas de marketing de relacionamento.

Até já sabemos o quanto esse termo é importante em uma empresa, porém muitas marcas que contentam em fazer o básico, ou seja, prestar um atendimento bacana no primeiro contato e depois que a conversão acontece, a impressão que dá é que toda a atenção despedida, acaba de uma hora para outra.

Seu cliente sabe disso e já consegue perceber quem são as marcas e empresas que estão focadas apenas em que ele digite seus dados bancários e quem são aquelas preocupadas, realmente, em fidelizar e manter uma relação de longo prazo.

O blog do Mestre do Adwords acredita que investir em pessoas é a definição mais correta, por isso criamos esse material que vai apontar quais são os principais erros cometidos quando o assunto é marketing de relacionamento.

Vem com a gente!

 

 

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1º Erro – Tratar o cliente como uma métrica

Modelos de negócio que tratam o seu cliente apenas como um número mais estão fadados a ter grandes problemas em um futuro bem próximo.

Acredite cada cliente não é apenas mais um novo faturamento, apenas mais uma conversão ou uma pessoa que bota dinheiro em seu negócio. Cada cliente, seja novo ou antigo, que coloca dinheiro em seu negócio é uma parte do seu motor de combustível que impulsiona seu negócio para o topo.

Trate-o como alguém especial, como o seu melhor convidado, pois no dia que ele decidir não gastar mais o seu dinheiro comprando de você, certamente, terá sérios problemas.

A melhor forma de atender bem um cliente é tender suas dores, seus problemas e com isso, oferecer estratégias assertivas de conquistar a solução que ele tanto busca. Sabendo disso, treine o seu pensamento para não olhar para ele como um número, como mais um desafios, como um novo problema que precisa ser resolvido.

 

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2º Erro – Fazer a venda apenas uma vez!

Muitos negócios ficam tão focados em fazer a venda pela primeira vez que acabam se esquecendo que vender uma vez só não é o suficiente, pois é preciso encontrar maneiras e métodos de oferecer seus produtos e serviços por repetidas vezes, entende?

Uma das melhores formas de conquistar isso é trabalhando com estratégias de remarketing, que são aqueles anúncios que impactam usuários que já tiveram contato com a sua marca, sabe?

Em se tratando de marketing de relacionando, você usaria o remarketing para impactar usuários que já compravam seus produtos e serviços, pois já conhecem seu trabalho e sua qualidade, sabe?

Pense com a gente, para que um usuário se transforme em lead e depois em cliente, é preciso que toda uma jornada de compra seja executada, não é mesmo? No entanto, se essa pessoa já comprou de você alguma vez, concorda que ele já passou por essa jornada e já confia em sua marca?

Então, tudo fica muito mais simples, afinal ela já teve uma boa experiência em relação a você.

Sempre falamos que conquistar um novo cliente sai muito mais caro do que alimentar a relação com os seus já existentes. Não que não seja necessário conquistar novos clientes, uma renovação é sempre importante, porém nutrir quem já está em sua lista é bem bacana, não acha?

Não cometa o erro de se esquecer de seus clientes antigos, pois todos tem uma parcela de participação em seu negócio, não é mesmo?

 

3º Erro – Não trabalhar pós venda no marketing de relacionamento

Negócios que focam 100% em ações exclusivamente de vendas, se esquecem de trabalhar o pós venda e entender qual foi a satisfação do clientes em relação ao produto ou serviço que foi recebido, se você tem agido dessa forma, pare tudo e comece a repensar sua estratégia.

Por mais que não seja bacana ouvir todos os comentários, pois muitos deles serão negativos, fazer uma pesquisa de satisfação no pós venda é muito importante para o desenvolvimento de seu próprio negócio.

Se você conseguir identificar previamente quais são esses problema, você evitará que ele se prolongue e acabe afetando todos da sua rede. Então, atente-se em dar atenção a todos os feedbacks passadas, pois cada um deles lhe ajudará a deixar sua marca, cada vez mais sólida e bem posicionada no mercado.

 

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4º Erro – Esquecer-se de um cliente

Por mais estranho que isso possa parecer, algumas empresas simplesmente se esquecem de seus clientes, seja porque já está ocorrendo uma prestação de serviço há muito tempo ou porque, o cliente comprou apenas uma vez e depois foi embora.

Independentemente do que tenha ocorrido em relação a esse cliente, nunca deixe de manter contato com ele, seja para oferecer algum item novo, fazer com que ele participe de uma promoção ou mesmo, lhe convidar para um evento.

Lembre-se que ele já te conhece, sabe quem é sua marca e que se você já despertou a curiosidade dele uma vez, as chances de despertar novamente são bem grandes.

Por mais que não seja de uma maneira extremante invasiva, vá falando com eles para relembrar a relação que vocês tiveram!

 

Então é isso, esses são os 4 erros mais cometidos no marketing de relacionamento. Perceba que alguns deles são tão bobos que podem ser evitados previamente, porém acabam passando tão despercebidos dentro de uma rotina de ações que quando se percebe, tomou proporções enormes, não é mesmo?

Tem alguma dúvida sobre o assunto, ou algo que possamos lhe ajudar?

Se tiver, mande para nós, teremos um prazer imenso em lhe ajudar!

Fique sempre de olho em nossos canais, todos são atualizados com conteúdos incríveis pensando em você!

Até mais!

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