ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Marketing de Guerrilha – Tudo o Que Você Precisa Saber

No universo do marketing, uma das coisas que os profissionais não podem reclamar é da falta de variedade de estratégias.

São muitas e a todo momento algo novo surge ou o que era visto como tradicional é renovado.

Podemos dizer que esse setor pode ser comparado com a moda em um aspecto importante. As tendências vão e vem, fazendo com que itens do passado ressurjam com um tom de inovação, o que os impulsiona às grandes passarelas novamente.

Esse é o caso do marketing de guerrilha!

  • Você já ouviu falar?
  • Sabe do que se trata e como funciona?

Bem, como você já percebeu trata-se de uma estratégia de marketing que voltou com tudo nos últimos meses.

Mas não se resume apenas a isso!

Quer saber tudo sobre o assunto? Então vem com o Mestre do Adwords.

Afinal, o que é marketing de guerrilha?

Marketing de Guerrilha..

O marketing de guerrilha é uma estratégia criativa e poderosa pelo seu alto poder de engajamento.

Ao contrário do que muitos podem pensar, suas táticas, embora sejam diferenciadas, quase sempre não demandam grandes investimentos financeiros.

Essas três características já seriam o bastante para trazer o marketing de guerrilha ao foco dos negócios atuais, certo?

Mas não é só!

De maneira geral, podemos dizer que se trata de uma estratégia voltada à comunicação mais direta e aproximada com o alvo. Por isso, é capaz de impactar fortemente.

Alguns profissionais julgam o marketing de guerrilha um tanto quanto invasivo, mas muitas marcas têm obtido sucesso com a sua aplicação, mesmo em um cenário onde o inbound marketing é rei.

Quando o Marketing de Guerrilha Surgiu?

Apesar de estar em alta atualmente, o marketing de guerrilha tem sua origem oficial na década de 70.

Seu precursor foi um profissional da publicidade chamado Jay Conrad Levinson.

O mais curioso é que o nome dado à estratégia é baseado na guerra do Vietnã. O conceito para tal se deu pela superação que o exército vietnamita teve em relação aos seus rivais.

A verdade é que o Vietnã era bem menor e muito menos poderoso em questão de força de combate, se comparado aos seus “inimigos”, mas sua inteligência em técnicas guerrilheiras o fez vencer a batalha.

A relação com a estratégia de marketing e o fato se faz pela característica das táticas.

Isso quer dizer que o marketing de guerrilha é caracterizado pelo seu forte impacto e poder sobre o público que se destina, embora não necessite de tantos recursos para executá-lo.

Em outras palavras, podemos dizer que essa estratégia é capaz de vencer a guerra, mesmo que você não possa investir tanto financeiramente em equipamentos de combate.

Marketing de Guerrilha

Quais São as Vantagens em Adotar Uma Estratégia de Marketing de Guerrilha?

Talvez, você esteja se perguntando porque o marketing de guerrilha está tão em alta novamente. Certo?

Bem, é que, como falamos anteriormente, a estratégia permite que as marcas possam fazer grandes ações com muito poder de engajamento, investindo pouco.

É uma solução perfeita se bem aplicada, concorda?

A razão por trás do marketing de guerrilha ser tão vantajoso é a sua principal característica. As ações criativas impossíveis de não se notar.

Se formos nos aprofundar um pouco mais para entender essa efetividade da estratégia, precisaremos voltar nosso foco ao comportamento do usuário e os movimentos históricos do mercado de marketing.

Você sabe que no mundo atual, onde a internet é um canal imensamente povoado por consumidores e marcas, o marketing se tornou bastante massivo.

Por anos, os consumidores foram e continuam sendo bombardeados por estratégias, anúncios e uma porção de peças publicitárias.

Devido a isso, uma grande parcela das pessoas resolveu renunciar esse tipo de tática, exigindo que as marcas adotassem um marketing mais relevante.

A outra parte da população desenvolveu a habilidade de ignorar o que não lhe interessa, incluindo conteúdos, informações e, claro, peças de marketing.

  • Ok, mas onde o marketing de guerrilha entra nesse cenário?

Ao contrário do que você possa estar pensando, o marketing de guerrilha também tem como objetivo captar a atenção de seu alvo, adotando anúncios, por exemplo.

Porém, há uma característica que o diferencia de tudo. As peças e ações publicitárias da estratégia não são comuns e convencionais.

Marketing de Guerrilha.

São extraordinariamente criativas e diferentes, ao ponto de ser impossível não ser atraído por elas.

Por serem tão fora da curva, elas são capazes não só de chamar a atenção, mas também de impactar de tal forma que se mantém na memória do alvo por longos períodos.

O marketing de guerrilha, geralmente, está envolvido com uma ação memorável, que gera emoções fortes.

Nas táticas dessa estratégia, sempre há um foco em apresentar uma ação que gere uma reação no público que se destina.

Como Funciona o Marketing de Guerrilha?

É difícil explicar de maneira específica como funciona o marketing de guerrilha, afinal, ele é tão criativo e original que muitas vezes as ações que o envolvem são imprescindíveis e impactantes ao ponto de grudar na memória.

O que podemos dizer é que basicamente, o marketing de guerrilha funciona como ações virais, chegando ao conhecimento de um grande volume de pessoas, e pode ser aplicado tanto em ambientes físicos, como no mundo digital.

As táticas publicitárias podem tratar de assuntos do momento, mas também de temas polêmicos de maneira cômica e leve.

Então, basicamente, podemos dizer que uma ação criativa e diferente em um ponto de vendas ou um banner inovador que gere grande impacto no público pode ser parte de uma estratégia de marketing de guerrilha.

Para que você entenda melhor, resolvemos trazer dois exemplos de marketing de guerrilha que fizeram sucesso recentemente.

Confira!

O Burger King e o Marketing de Guerrilha

Se você esteve ativo na internet nos últimos meses, deve ter se deparado com a ação que o Burger King fez no Hallowen.

Nessa campanha, que podemos chamar de marketing de guerrilha de sucesso, o Burger King amanheceu com algumas de suas unidades “vestidas” de Mcdonalds.

E o que dizer então da espetacular tática de marketing de guerrilha que o mesmo Burger King adotou aproveitando o sucesso do filme “IT – A Coisa”?

A ação aconteceu na pré-estreia do longa de terror, no Cinemaster da Alemanha. O alvo? Sim, de novo o Mcdonalds, um de seus principais concorrentes.

A ideia simples, porém, criativa foi colocar um anúncio nos créditos finais do filme que estava sendo exibido.

A genial mensagem entregue ao público era: “Nunca confie em um palhaço”. Se referindo sutilmente, é claro, ao Mcdonalds, que tem como uma de suas “marcas” o famoso palhaço Ronald.

Não é preciso dizer que essas duas ações aparentemente simples, mas muito criativas, fizeram com que o mundo voltasse à atenção à marca, certo?

Conseguiu perceber o quanto o marketing de guerrilha pode ser poderoso para o seu negócio? Que tal adotá-lo? Pense nisso!

Por hoje é só! Esperamos que tenha gostado do conteúdo.

Até mais!

Forte Abraço.

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