ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Porque o meu marketing de conteúdo não está gerando leads?

O marketing de conteúdo é uma das ferramentas mais poderosas quando o assunto é gerar cada vez mais conversões.

Apesar de não ser uma novidade, pouca gente entende o que é preciso para alcançar os resultados que tanto almeja a partir dessa “técnica”.

Antes que você pense:

  • Ah, marketing de conteúdo não é para o meu tipo de negócio!”.

Saiba que todo e qualquer tipo de empresa, independente, do nicho em que atua, deveria usufruir das excelentes oportunidades que o marketing de conteúdo oferece.

Basicamente, o conteúdo funciona como uma espécie de presente valoroso para seus potenciais clientes e, na realidade, quem é que não gosta de ser presenteado?

O marketing de conteúdo trabalha uma sequência importante para a evolução dos seus resultados, que começa na oferta do presente, atração de tráfego por meio dele, geração de leads, engajamento, doutrinação, interação e conversão.

Apesar de parecer absolutamente simples realizar essa sequência, é muito comum ouvir profissionais do meio dizendo:

  • Nossa, porque o meu marketing de conteúdo não está gerando leads?”.

Quando isso acontece, geralmente, foram cometido erros na criação da estratégia do marketing de conteúdo, o que resultou no não engajamento almejado.

Se você está nessa situação também, saiba que hoje, nós, do Mestre do Adwords, queremos conversar, especialmente, com você.

A gente vai te mostrar esses possíveis problemas, que são muito comuns de ocorrerem e, consequentemente, te ajudar a corrigi-los ou até mesmo evitá-los.

Vamos juntos?

 

Porque o meu marketing de conteúdo não está gerando leads

 

#Falta de definição do público alvo

Esse é um dos erros mais comuns entre os profissionais que estão iniciando suas estratégias de marketing de conteúdo.

A razão? Muito provavelmente eles não entendem que melhor do que atingir todo mundo é direcionar seus esforços para uma pequena parcela de usuários que possuem, realmente, o interesse em converter.

Não adianta sair “atirando” para todos os lados, é preciso estabelecer quem será o público alvo da sua estratégia de marketing de conteúdo, caso contrário há grandes chances de sua tentativa fracassar e, com isso, não gerar um mísero lead.

Isso acontece por um motivo simples, por exemplo:

  • Se você “conversar” com alguém sobre um assunto que ela não se interessa, ela simplesmente pode te ignorar…
  • Ou pior, você pode nem saber sobre o que conversar com ela, afinal, você não a conhece e, portanto, não haverá interação.

É assim que acontece quando você trabalha o marketing de conteúdo, é preciso saber para quem você irá criá-lo, quais são os interesses desse alvo, as necessidades, dores, linguagem que utilizam e tudo mais.

Como solucionar a falta de persona?

Se você detectou que sua estratégia contém esse problema grave, pare tudo agora mesmo…

Está na hora de você fazer uma análise aprofundada de quem é o seu público alvo, não adianta continuar aplicando forças, pois você só estará gastando tempo e dinheiro.

Não se desespere, apenas vá em direção às respostas que precisa. Isso quer dizer, faça uma pesquisa sobre:

  • Qual é a faixa estaria dos seus potenciais consumidores.
  • Qual é o gênero.
  • A localização.
  • Poder aquisitivo.
  • Assuntos de interesse.
  • Sonhos.
  • Principais itens de consumo.

Se você não faz ideia onde pode encontrar essas informações, basta verificar seu relatório do Google Analytics, por exemplo.

Caso esse seja um projeto novo, olhe para os seus concorrentes, identifique os mais diretos e avalie as características do público alvo dele, provavelmente, os seus clientes serão muito próximos desse perfil.

Achou todos os dados? Chegou o momento de definir a persona, ou seja, criar um personagem que tem exatamente todas as características de um membro do seu público alvo.

Dessa forma, quando você for reformular sua estratégia de marketing de conteúdo, será mais fácil identificar com quem você está falando e, consequentemente, suas escolhas de temas, linguagem e até mesmo palavras-chave serão mais assertivas.

 

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#Os assuntos que você aborda não possuem valor perceptível

É claro que cometer esse erro é muito mais comum, quando você não definiu seu público alvo previamente, mas também não é algo impossível de se realizar, mesmo quando você tem total noção com quem está falando.

Quando nos referimos à assuntos que não possuem valor perceptível, estamos apontando para temas que já foram tão explorados, que os usuários já estão saturados de consumir mais do mesmo.

Por conta disso, o assunto em questão pode não representar mais uma dor tão forte do seu público, fazendo com que seu marketing de conteúdo não apresente valor à ponto de gerar engajamento e, consequentemente, leads.

Esse problema também pode estar ligado à abordagem que você deu ao tema, isso quer dizer, se você não entregou nenhuma informação nova, uma solução diferenciada, há grandes chances de o seu conteúdo ser, apenas, mais um, sem nenhum destaque atrativo.

#Como resolver a falta de valor perceptível no conteúdo?

A solução para esse problema não é das mais complexas, basta que você olhe para o seu público alvo mais uma vez e identifique quais são as dores sem soluções mais fortes que ele possui.

Além disso, é importante também olhar para seus concorrentes, sejam diretos ou indiretos, afim de detectar o que eles entregam através do marketing de conteúdo e, dessa forma, descobrir um destaque para atribuir à sua estratégia.

Analise seu mercado de atuação como um todo e trace um panorama sobre temas que não são tão abordados, mas que são de grande interesse de sua persona.

Lembre-se, a função do marketing de conteúdo não é, apenas, gerar conversão e sim ajudar os seus potenciais consumidores à adquirir a melhor solução para as suas dores.

Separar conteúdos para cada etapa da jornada de compra é uma estratégia inteligente.

#Falta de otimização na sua página de captura

Apesar de ser algo muito simples, há quem esqueça de otimizar a página de captura de seu conteúdo, fazendo com que ela não apareça nos mecanismos de buscas, como o Google.

O SEO são técnicas que te ajudam a posicionar melhor o seu material, fazendo com que um maior volume de tráfego de qualidade te encontre por meio das buscas.

  • Você sabia que não fazer um bom SEO pode influenciar na sua captação de leads através do marketing de conteúdo?

A regra é simples, como o usuário não consegue te encontrar pela busca orgânica, apenas, uma parcela dos público será atingido, diminuindo as chances da geração de leads.

Seus custos também serão elevados se comparado à estratégias que trabalham o SEO de qualidade.

 

Porque o meu marketing de conteúdo não está gerando leads.

 

#Como solucionar a falta de otimização?

Não há segredos, basta que você trabalhe o SEO de qualidade em cada página de seu site e também nos seus conteúdos.

Claro, os resultados começarão a surgir pouco a pouco, mas você perceberá que eles serão bastante duradouros e positivos.

Você deve estar pensando:

  • Quais técnicas de SEO são indicadas aplicar?”.

Trabalhe as palavras-chave que estão diretamente conectadas ao seu negócio e aos interesses do seu público alvo.

Crie seus conteúdos baseados nessas palavras-chave em questão. Obviamente, essa inserção em meio ao material deve ser de forma natural.

Tenha atenção ao título e na estruturação dos subtítulos ao longo do conteúdo, afinal, eles são forte candidatos para receber os termos chave, como dito acima, de forma natural, sem exageros.

Utilize Urls amigáveis, se possível, aplique a palavra-chave do conteúdo no link, essa é uma prática bem vista pelo Google, já que oferece uma maior clareza na navegação do usuário, mostrando exatamente do que trata o conteúdo do link.

Por falar em qualidade de navegação, não se esqueça de otimizar o carregamento do seu site, inclusive, para o mobile. Certamente, o tráfego do seu site e o engajamento irão aumentar.

 

É isso! Esperamos que esse material tenha sido muito útil para você. Ficou com alguma dúvida? Então venha conversar com a gente pelos comentários abaixo ou pelas redes sociais do Mestre do Adwords.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

 

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