ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

O que é marketing de busca?

Algumas expressões tem ganhado destaque no mercado do marketing digital e são utilizadas a todo o momento em cursos, conteúdos escritos, palestras ou qualquer outro tipo de evento que aborde o assunto.

Por serem expressões tão corriqueiras e utilizadas, achamos que já fazem parte do nosso vocabulário usual e acabamos não ensinando aos nossos ouvintes o que elas, realmente, significam. A partir daí, criamos uma dúvida no ar…

Quem está dando os primeiros passos no mundo do marketing digital sabe bem do que estamos falando. Por vezes, fica difícil acompanhar raciocínios, pensamentos e até mesmo, ensinamentos, pois não sabemos o que uma expressão realmente significa.

É o que vem ocorrendo com o termo marketing de busca.

Você já ouviu falar dele?

Sabe o que ele significa?

Conhece a sua importância?

Não?

Bom, você não sabia até esse momento, pois hoje o blog do Mestre do Adwords preparou um conteúdo que vai te ensinar tudo sobre esse assunto, desde o seu significado principal, até algumas dicas de utilização que irão te ajudar a aumentar a sua performance.

Ficou interessado?

Então, vem com a gente na leitura de mais esse conteúdo sensacional!

 

marketing de busca

 

O que significa marketing de busca?

O marketing de busca, também conhecido pela sigla em inglês SEM que significa Search Engine Marketing, são as estratégias e técnicas utilizadas para posicionar um conteúdo nos buscadores.

Fazer com o que seu conteúdo apareça nas primeiras páginas do Google, por exemplo, é utilizar o marketing de busca para esse ranqueamento.

Só que, apensar de o Google ser o maior buscador que existe no planeta e também o mais utilizado, ele não é o único. Existem o Yahoo, o Bing, entre outros que são lançados todos os dias no mercado, porém é inegável que o Google é o que apresenta, atualmente, os melhores recursos.

Talvez, alguns achem que é impossível um profissional atualizado não saber o que é marketing de busca, mas saiba que esse é um termo utilizando no marketing digital. Quem vem de um jornalismo de bancada, por exemplo, que está acostumado a trabalhar na escrita de conteúdos off-line, normalmente, não tem conhecimento desse termo.

Conseguiu captar o seu significado?

Então, agora vamos aprender como esse resultado é entregue.

 

marketing-de-busca-o-que-e

 

Como são mostrados os resultados do marketing de busca?

O significado do termo você já sabe, no entanto, pode ser que você tenha dúvidas de como é possível identificar o resultado do marketing de busca, então vamos esclarecer isso de uma vez por todas.

Usaremos o Google como plataforma de entrega de resultado, pois ficará mais fácil para o seu entendimento, tudo bem?

Quando você faz uma busca no Google é possível notar que as respostas são dadas de duas maneira bem diferentes:

  1. Alguns resultados aparecem em destaque logo no início e no final da página, até mesmo com etiquetas para chamar a atenção;
  2. E entre esses resultados etiquetados, uma porção de links que falam sobre o mesmo assunto, não é mesmo?

Na primeira opção, estamos falando de um marketing de busca que irá trabalhar estratégias de links patrocinados, ou seja, são os anúncios.

Através da plataforma do Google Adwords, você pode pagar para que seu conteúdo ganhe destaque e assim, seja posicionados naquele espaço. Só vale um alerta: Não é apenas pagar que lhe fará aparecer ali, você precisará participar de um leilão de palavras chave e respeitar todos os termos de utilização para que suas chances aumente, ok?

No segundo caso, estamos falando de um posicionamento orgânico, ou seja, você não paga nada para aparecer ali, porém terá que mostrar qualidade, valor e muita destreza com técnicas de SEO para ocupar os primeiros resultados.

Então, quando falamos em técnicas de SEO estamos falando de:

  • Busca da palavra-chave;
  • Produção de conteúdo de qualidade;
  • Otimização desse conteúdo;
  • Títulos atraentes;
  • Linkagem interna e externa;
  • Otimização de imagem.

E mais uma porção de itens que juntos acabam dando um peso muito maior para o seu posicionamento e te jogando para as primeiras posições.

 

marketing-de-busca

 

Tenha em mente que, independente, de qual o a sua opção de trabalho, os dois resultados irão aparecer no mesmo ambiente, na página de busca, a diferença será os caminhos que você precisará tomar para chegar até ali.

Você pode pensar que existe uma técnica melhor ou pior que a outra, não é mesmo?

Saiba que pensar assim é algo que pode fazer a sua estratégia fracassar, pois você não pode tratar elas como coisas separadas, apesar de terem aplicações para obter resultados distintos.

Você precisa enxergar uma como complemento da outra, entende?

Aqui no blog do Mestre do Adwords já criamos diversos conteúdo que explicam melhor o assunto, porém é só você parar para pensar um pouco…

Se você pode utilizar as duas estratégias para obter o resultado que você tanto busca, porque só utilizar uma e eliminar 50% de chances de ter bons resultados? Concorda, que isso é diminuir, pela metade, as chances de ter um bom resultados.

Trabalhe ambas de forma separadas, seguindo e respeitando as suas diretrizes, porém de uma maneira geral, sempre que possível inclua as duas em seu planejamento estratégico, pois dessa o topo ficará mais próximo.

 

Acreditamos que concluímos a nossa missão de te explicar tudo sobre o que é o marketing de busca, não é mesmo?

Você ficou com alguma dúvida ou algo que não tenha ficado claro em relação as informações que acabamos de passar?

Escreva para a gente contando o que você não entendeu que teremos o maior prazer em te ajudar…

Queremos aproveitar a oportunidade para te convidar a visitar sempre o nosso site, ficar de olho em nossas redes sociais e principalmente, nosso canal do Youtube, pois diariamente inserimos novos vídeos para você.

Para ficar sabendo de tudo em primeira mão, inscreva-se em nossa lista vip que encontra-se no topo da página!

Agradecemos a visita e até a próxima!

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog