ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Marketing de Assistência – Seu Negócio Já Está Pronto para Ação?

Você já, ao menos, ouvir falar sobre marketing de assistência? Seu negócio está pronto para ação?

Calma! Não é preciso se desesperar, apenas, se preparar para o que está por vir, provavelmente, muito em breve.

Não é nenhuma surpresa de que o mercado digital é veloz, cheio de atualizações e novidades que acabam mudando as regras do jogo com facilidade e constantemente.

Você deve ter assistido de perto as mudanças que os smartphones promoveram no comportamento dos usuários em geral. Certo?

Então, com certeza, você se pergunta qual será a grande nova atualização, como será o marketing do futuro?

É difícil saber exatamente, mas uma coisa é certa, o futuro será recheado por um marketing de assistência, baseado em machine learning.

Não acredita?

Bem, não somos nós, do Mestre do Adwords, que estamos dizendo isso. Embora, concordemos com muitas coisas. Essa foi uma afirmação do Vice-Presidente de Publicidade e Negócios da Google, Sridhar Ramaswamy.

Quer saber mais sobre o assunto?

Então vem com a gente!

Marketing de Assistência.

O que o marketing do futuro nos reserva, segundo o Vice-Presidente da Google?

Segundo o material disponibilizado no blog da Google, Ramaswamy diz que as pessoas faz muito essa pergunta a ele. E que, embora ele não seja capaz de adivinhar o futuro, acredita que a cada dia, fica mais claro que o marketing do futuro será mais ágil do que o atual.

Ou melhor, que o marketing do futuro será algo mais evoluído do que já é nos apresentado atualmente.

Com 14 anos de experiência na Google, ele diz que sempre que se depara com uma novidade praticada na atualidade, sente-se diante de algo mais empolgante do que nunca.

O que redefiniu todas as regras do jogo recentemente, obrigando os profissionais do setor e os consumidores a trabalharem para construí-las partiu da era mobile.

Sridhar acredita que o momento atual do marketing se deve ao divisor de águas causado pelo mobile. Que entregou na mão dos consumidores o poder de decidir mais, algo que nunca tinha sido vivido antes.

Agora, os usuários não querem e não esperam mais, eles têm em mãos seus potentes Smartphones que podem lhe trazer respostas imediatas, sempre que desejam ir, descobrir ou consumir alguma coisa.

O marketing do momento já trabalha com esse novo comportamento do usuário, fazendo com que marcas sejam obrigadas a adotar estratégias capazes de conquistar seu público com base nessas novas necessidades.

Basicamente, hoje, é preciso que as marcas estejam no local certo, sempre que o usuário precisar. Sendo relevantes e úteis.

O Vice-Presidente de Publicidade e Negócios da Google ainda ressalta que estar presente no mobile não é mais um diferencial e sim um pré-requisito para as marcas que quiserem fazer parte do primeiro passo da jornada dos consumidores.

Isso porque, o marketing atual já é regido pela era mobile e o marketing do futuro será todo construído por essa base.

O que quer dizer que, mais do que nunca, se sua marca quer continuar obtendo resultados, terá que trabalhar e compreender todo esse mecanismo e seus processos.

É óbvio que a tecnologia vai evoluir com o tempo, apresentando equipamentos com maior inteligência, empregando machine learning, que consequentemente vão facilitar a interação dos usuários e melhorar as suas experiências de uma maneira geral.

Isso, novamente, recalculará as regras do jogo, afinal, o comportamento do usuário sofrerá novas mudanças. Obrigando as marcas à se readaptarem.

Ok, mas e o Marketing de Assistência?

Esse é mais um integrante do jogo. Pois, com a melhora na qualidade da experiência, oferecida pelo machine learning, as expectativas dos usuários para um atendimento mais qualificado, publicidade mais personalizada, entre outras coisas, só se elevarão.

O público já não quer saber de publicidade massiva hoje e, no futuro, ele exigirá ainda mais. Fazendo com que a presença das marcas em momentos oportunos não seja o suficiente para garantir bons resultados.

O público alvo do marketing do futuro esperará que empresas estejam sempre à frente, conhecendo seu comportamento e possíveis dores, antes mesmo, do que ele.

Para, assim, estarem grandiosamente preparadas para oferecer soluções para suas possíveis necessidades.

Marketing de Assistência

Ramaswamy diz que as empresas que almejam o sucesso nesse novo cenário, precisará apostar ainda mais em estratégias que visam trazer dados profundos sobre os seus públicos-alvo.

Conhecer a audiência de forma aprofundada será essencial para estar passos à frente e assim oferecer o que eles esperam quanto à experiência ao longo de suas jornadas.

O marketing de assistência que estará muito em alta no futuro próximo, nada mais é do que aquele que trabalha para ajudar de forma concisa e direcionada os clientes e potenciais clientes, sempre que eles precisarem. É claro que essa ajuda deve ser baseada em dados pessoais da persona.

Quais mudanças que as empresas devem adotar hoje para prosperar no futuro?

De acordo com Sridhar Ramaswamy, as empresas terão que se ajustar em diversos aspectos, mas o primeiro dele é ter como aliado o machine learning, pois é a tecnologia que ajudará à chegar ao objetivo principal por trás do marketing do futuro.

Ou seja, entender cada membro do seu público, ao mesmo passo em que conversa intimamente com todos de maneira eficaz e relevante.

Ele reuniu três passos essenciais para quem quer criar estratégias de marketing poderosas. Veja quais são:

  1. Adotar e Otimizar a Ação no Mobile: As tendência já mostram que o usuário tem preferência por esse dispositivo. Mas estar presente nele já não basta, é preciso oferecer cada vez mais experiência úteis, práticas, relevantes e que economizam tempo.
  1. Estudar e extrair dados mais profundos: Como vimos, em um futuro próximo a expectativa do alvo será de que as marcas já o conheça o bastante para antecipar suas necessidades, oferecendo soluções completas e incríveis. Por isso, é muito importante que você comece desde agora a conhecer de forma mais profunda a sua audiência. Usar a tecnologia para personalizar cada vez mais sua estratégia de marketing também é de suma importância.
  1. Entender que o marketing de assistência é um objetivo crucial: Estar presente nas mais diferentes plataformas não basta, você deve adotar o marketing de assistência, garantindo que estará sempre pronto para oferecer ajuda eficaz quando necessário, independentemente do local escolhido pelo usuário durante sua jornada de consumo.

Por hoje é só! Esperamos ter lhe ajudado. Se ficou com dúvidas, basta entrar em contato abaixo.

Até breve.

Forte Abraço.

 

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