ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Links Patrocinados – 5 Dicas Para Gastar Menos

Não há como negar, as campanhas de links patrocinados são excelentes para os mais variados tipos de negócios, inclusive os que possuem ação principal fora da internet.

Os negócios físicos ainda estão começando a investir nesse tipo de marketing, enquanto o mercado digital é extremamente avassalador em links patrocinados.

Por outro lado, há algo que une esse dois mercados, a grande necessidade de otimizar gastos , de gastar menos, e a publicidade não é uma modalidade que escapa dessa situação, pelo contrário, há muitas empresas que deixam de investir na promoção quando enfrenta qualquer problema de ordem financeira.

 

Links Patrocinados – 5 Dicas Para Gastar Menos

 

A questão é que ao decidir cortar os investimentos publicitários, há grandes chances de a situação piorar ainda mais, afinal, a publicidade é a alma do negócio. Já ouviu essa frase em algum lugar?

Pois então, ela faz, realmente, todo sentido. Sem publicidade, você diminui o alcance de seu negócio, deixando espaço para que seus concorrentes tomem o seu lugar na conquista de clientes em potencial. E mais, quando isso ocorre na internet, outros problemas podem ser desencadeados, como o fato de você não ter mais nenhuma referência pública disponível para que os seus consumidores em potencial consulte.

  • O que acontece após isso?

Simples, uma queda em sua autoridade e na confiabilidade do seu público alvo sobre seu negócio. Principalmente, porque o pensamento geral da atualidade é:

  • Todo mundo está na internet, porque a empresa X não estaria?

Passível de desconfiança, você concorda?

Enfim, pensando sobre isso, inclusive porque nosso país vive um momento de instabilidade financeira e notícias sobre a “crise” são constantes em toda a mídia, resolvi criar um conteúdo para lhe ajudar nessa jornada, ou seja, quero lhe entregar 5 dicas para gastar menos em suas campanhas de links patrocinados, claro, sem afetar os seus ganhos ou até mesmo melhorá-los.

Tudo isso, você confere a partir de agora. Vamos lá?

 

Links Patrocinados – #1 Otimize Seu Site

Muita gente não sabe, mas a qualidade do seu site pode influenciar e muito nos seus ganhos e consequentemente no volume de investimentos das campanhas de links patrocinados.

O Google avalia de forma geral todos os integrantes da campanha, inclusive seu site, e a partir de critérios variáveis ele atribui uma nota para a qualidade das suas campanhas de links patrocinados.

Essa nota baseará, por exemplo, o valor que você irá pagar para anunciar com determinada palavra-chave ou o CPC (Custo por clique), por exemplo.

Por isso, se você deseja gastar menos, a dica é: Otimize seu site!

Tente melhorá-lo em todos os aspectos, o objetivo é entregar a melhor experiência para o usuário. Então tenha um site como boa navegabilidade, organizado, com fotos de qualidade, rápido no carregamento e que as ações sejam facilmente executadas em poucos cliques.

Quanto melhor e mais relevante seu site for ao usuário, mais credibilidade você terá e, consequentemente, você gastará menos em campanhas de links patrocinados.

 

Links Patrocinados – #2 Analise Sua Página de Destino

Assim como o seu site é analisado, a página de destino do anúncio também é, até mesmo com um peso ainda maior.

Isso porque a página de destino está intimamente ligada ao anúncio, ela será o local onde o seu potencial consumidor será levado após clicar na oferta.

Se você deseja gastar menos, você precisa ter um melhor índice de qualidade em suas campanhas de links patrocinados. Isso é um fato incontestável.

Você pode querer perguntar:

  • “Tiago, como eu faço para melhorar meu IQ?”.

Existem várias maneiras, é verdade, mas uma das mais eficientes é otimizando a sua página de destino.

Para isso, você precisa, primeiramente, colocar a página de destino correta para cada anúncio, isso quer dizer, direcionar o interessado para a página da oferta em específico.

 

Links Patrocinados – 5 Dicas Para Gastar Menos,

 

Por exemplo:

  • Vamos imaginar que você está anunciando o Perfume Y.
  • A página de destino desse anúncio deve ser a do Perfume Y, contendo informações sobre o produto, opções, formas de pagamento, valores e um caminho simples e bem visível para comprá-lo.

O que eu quero dizer com tudo isso é que não adianta você anunciar um produto e jogar o cliente na home do seu site, você só dificultará a ação de compra e estará dando a chance do interessado, simplesmente, ir embora sem nem mesmo visualizar a página do produto ofertado.

 

Links Patrocinados – #3 Escolha Palavras-Chaves Relevantes

A escolha das palavras-chaves para criar suas campanhas de links patrocinados é uma das ações mais importantes para você que deseja gastar menos e ainda ter bons resultados.

Isso porque são elas umas das responsáveis por fazer com que você apareça para o público alvo correto, ou seja, usuários verdadeiramente interessados em consumir a sua oferta.

Por isso, ao escolher as palavras-chaves, se coloque um pouco no lugar de seu potencial consumidor, e tente pensar em termos que poderiam ser buscados para encontrar o seu negócio.

Certamente você descobriu diversas palavras-chaves, não é? Agora pense nas variáveis desses termos, quanto maior a quantidade de variações, melhor.

Crie uma lista com termos exatos, variáveis e os chamados “calda longa”, também varie entre os altos, médios e baixos índices de buscas e concorrência. Você verá que seus resultados melhorarão e os seus custos diminuirão drasticamente.

Ah! O Keyword Planner é uma ótima ferramenta para lhe ajudar a criar a sua lista de palavras-chaves. Vale à pena conferir.

Dica Extra: Não utilize palavras-chaves para anunciar, caso você não venda o produto. Há muitas lojas por aí que escolhem termos só pelo alto índice de procura, mas não comercializam o que está sendo buscado através do termo. Isso gera o clique, mas não gera a conversão, além de irritar o usuário.

Por exemplo:

  • Vamos utilizar o mesmo exemplo dado acima, você tem uma loja de perfumes, mas você não vende perfumes nacionais.
  • Ao escolher as palavras-chaves para a sua campanha de links patrocinados, você selecionada o termo “Perfumes Nacionais”, afinal de contas, pode ser que quem está interessado em perfumes nacionais, se interesse também por importados. Certo?

Errado! Nesse caso, você estará arriscando e, mais, com poucas chances de conseguir resultados positivos.

Pense um pouco na sua experiência como consumidor… Seria péssimo buscar algo, encontrar uma loja e ao clicar para visualizar o produto, descobrir que ele não é comercializado ali. Não é mesmo?

Tem mais, nesse caso, sua taxa de rejeição pode ser incrivelmente alta, uma vez que, ao descobrir a verdade, o usuário sairá da sua página e voltará a pesquisar o mesmo termo em busca de soluções mais relevantes.

 

Links Patrocinados – #4 Utilize as Configurações de Segmentação

Anunciar para todo mundo é um erro muito grave cometido por vários profissionais que anunciam.

Isso porque, de maneira geral, as pessoas acreditam que por terem uma ideia boa ou um produto de qualidade, todos que o visualizarem terão interesse pelo item ofertado.

Como eu lhe disse, esse é um tremendo erro, uma vez que os consumidores possuem perfis diferentes de gostos, necessidades, problemas, dores, desejos e etc. Isso quer dizer que nem todo mundo se interessará unicamente por algo, as pessoas consomem com base em desejos e necessidades e como nem todo mundo tem os mesmos, não é possível atingir a todos com apenas um produto/serviço.

Isso não quer dizer que o seu produto/serviço seja ruim, ele precisará, apenas, ser direcionado para quem tem interesse por ele, ou seja, o público alvo.

Para conseguir atingir esse alvo, você deverá utilizar as configurações de segmentação em suas campanhas de links patrocinados.

Essas configurações possibilitará que você crie grupos específicos para visualizar os seus anúncios.

Por exemplo:

  • Vamos imaginar que você tem um produto específico para a região sul.
  • Então, nas configurações de segmentação, você escolherá restringir por região e selecionará, apenas, a região sul.
  • A partir desse momento, por mais que pessoas de outra região busquem com o termo que você utiliza na campanha, seu anúncio não será exibido.

Isso lhe ajudará a otimizar a campanha de links patrocinados, exibindo seus anúncios para perfil de pessoas que, realmente, podem demonstrar interesse pela sua oferta, inclusive, você evitará que curiosos ou pessoas enganadas cliquem em seus anúncios e saiam sem converter, aumentando assim, o seu ROI.

 

Links Patrocinados – 5 Dicas Para Gastar Menos.

 

Links Patrocinados – #5 Utilize Listas Negativas

As palavras-chaves negativas realizam um papel importante para você que deseja gastar menos, mas continuar atraindo bons resultados.

Isso porque ela lhe ajuda a barrar o tráfego ruim. Ao criar uma lista de palavras-chaves negativas, você deverá incluir termos que podem se associar aos seus anúncios de maneira negativa ou errônea, atraindo um interesse equivocado.

Por Exemplo:

  • Vamos imaginar que você tem uma loja de livros digitais.
  • Os termos “Download Gratuito” e “Grátis” deverão ser fortes candidatos a entrarem na sua lista negativa.

Isso porque você não oferece nenhum livro digital grátis, você os vende. Correto?

Por isso, usuários que buscarem o termo que você utiliza, juntamente com as palavras “Grátis” ou “Download Gratuito” não terão interesse pelo seu produto.

Quando você cria uma lista de palavras-chaves negativas, você está sinalizando ao Google que o seu anúncio não deverá aparecer quando esse termo for utilizado.

Essa é mais uma maneira de segmentar o tráfego e gastar menos, sem perder qualidade nos resultados.

Está feito! A partir de agora a decisão está em suas mãos, este é o momento ideal para você começar agir em prol dos seus negócios. Lembre-se! Os testes são necessários para que você consiga obter bons resultados, afinal, cada tipo de negócio tem suas particularidades e as técnicas apresentadas podem sofrer variações nas aplicações em determinados casos.

Espero ter conseguido ser claro e objetivo na entrega das informações e que esse conteúdo tenha sido de grande valia para você. Ficou com dúvidas? Então saiba que eu estou a sua disposição, para fazer uma tentativa de saná-las conte comigo, basta entrar em contato diretamente pelos comentários abaixo ou pelas redes sociais. Terei enorme prazer em lhe retornar com possíveis soluções para os seus questionamentos.

Ajude-me a fazer essas informações irem mais longe? Compartilhe esse material com seus amigos ou rede de contatos, você estará fazendo um grande gesto para o nosso mercado como um todo. Conto com você!

Volte sempre que desejar ou precisar. O mestre do Adwords estará de portas abertas lhe esperando diariamente com conteúdos relevantes e atualizados diariamente.

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

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