ESTRATÉGIAS AVANÇADAS
Landing Page – 4 sacadas para tornar a sua mais persuasiva
Para quem não ainda não sabe, uma Landing Page é basicamente a porta de entrada para as suas conversões.
Também muito conhecida como link de destino, trata-se de uma página do seu site para onde o seu tráfego é direcionado, geralmente, para continuar a jornada de consumo que, possivelmente, culminará na conversão, ou seja, na compra de um item, no download de um material, entre outras ações importantes para o seu negócio.
Por tamanha importância e influência nos resultados, quando o assunto é landing page, muitos se interessam.
Não é preciso ir muito longe para entender o porquê, já que, na maioria das vezes, é através dela que as conversões começam a acontecer.
Uma landing page bem feita e otimizada pode ser a grande responsável por seu sucesso, você sabia?
Muitos profissionais que possuem o objetivo de atrair cada vez mais tráfego, acabam apostando nos links patrocinados, ou seja, na compra de espaço publicitário…
Isso é ruim? Não, é um ótimo recurso. Só que a maioria não consegue bons resultados porque não se preparam para receber todo o tráfego que atraiu em um primeiro momento.
O que queremos dizer é que não adianta você anunciar, se sua landing page não está otimizada para gerar a conversão…
Por exemplo:
- Imagine que você tem uma loja física e então você começa a investir em publicidade.
- Através das propagandas, muitos clientes começam ir em sua loja.
- Só que quando eles entram, o ambiente é uma bagunça, não é possível encontrar nada do que você divulgou.
As chances deles irem embora, sem ao menos deixar um contato, são grandes. Consegue perceber que você está gastando tempo e dinheiro à toa?
É por isso que nós, do Mestre do Adwords, resolvemos criar esse conteúdo. Para te mostrar que preparar o espaço que recebe seus potenciais clientes é extremamente importante, mas não só isso…
É preciso também deixar claro o que você deseja que os usuários façam ali, independente de qual seja a sua ação de conversão.
Nós queremos lhe entregar 4 sacadas para tornar a sua landing page mais persuasiva e, desse modo, te ajudar a alavancar as suas conversões.
Vamos juntos?
#Landing Page – Diretrizes para criar
Antes de qualquer coisa, é preciso que você conheça algumas diretrizes importantes para criar uma landing page persuasiva.
Ao contrário do que muitos pensam, o design é uma chave principal para esse momento.
Serão os elementos gráficos que te ajudará a captar a atenção do usuário e direcioná-la para o que é mais interessante.
Antes que você pense que, para ter uma landing page otimizada para conversões, basta um design bastante chamativo, nós precisamos te contar que o objetivo é bem outro, ou seja, apresentar um conjunto harmonioso, simples, que não gere competições de atenção.
O ideal é que você tenha uma landing page para cada tipo de conversão que almeja alcançar. Desse modo, o usuário mantém o foco no que precisa realizar, sem opções para confundi-lo.
Foque nas seguintes diretrizes e certamente será muito mais simples construir uma landing page mais persuasiva e focada:
- Título do anúncio ou conteúdo: Aqui você deve ter o objetivo de captar a atenção do seu alvo.
- Título ou chamada da landing page: Nessa fase, seu foco deve ser em aguçar o desejo de saber mais do usuário, em prendê-lo, mostrando que o que você “mostrou” na postagem anterior ou no anúncio é real.
- Design da Landing Page: Direcionar a atenção doo usuário às informações importantes, fazendo com que ele execute a ação proposta.
Vamos às sacadas? Queremos que você entenda como utilizar o design ao seu favor, ou melhor, em prol das conversões.
#1 – Guie seu tráfego até a conversão
Se você parar alguns minutos para analisar, verá que muitos espaços comuns do seu dia a dia, se utilizam dessa técnica para lhe direcionar em diversos momentos.
Por exemplo:
- Se você está em um espaço público de grande movimentação, conseguirá ver no chão algumas linhas coloridas que te guiarão para os pontos mais importantes, como o banheiro, a saída ou até mesmo à lanchonete.
Essas linhas, fruto do design simples, mas funcional, trabalhará da mesma forma em sua landing page, embora o objetivo final seja diferente.
Apesar de parecer algo simples, essas “linhas” conseguem transmitir ao seu tráfego uma melhor experiência, afinal, ela o situa no ambiente, lhe mostrando possíveis caminhos à seguir.
É como se fosse uma experiência guiada, onde há orientação de qualidade para que o alvo entenda qual o objetivo da landing page.
Claro, no mundo digital, há mais possibilidades, como, por exemplo, o uso de setas, imagens de pessoas olhando para determinado espaço de interesse, mas todos esses elementos seguem um mesmo objetivo.
#2 – Ambientes de respiro
Assim como os elementos guias e imagens que captam a atenção para um determinado ponto de interesse são importantes para que você “incentive” a conversão, os espaços em branco também são.
A função deles é justamente potencializar os elementos de captação de atenção, fazendo com que o conjunto visual em geral trabalhe um ambiente confortável e que gere maior percepção nos espaços apropriados.
É como se você oferece uma leitura visual mais prazerosa ao usuários, o que facilita o entendimento das informações e o objetivo da sua página.
Como falamos no início, o design mais harmonioso, com elementos fluídos tem muito mais sucesso do que aquele que é cheio de pontos de destaque que competem entre si.
Não encha sua página de blocos coloridos e fundo forte, pois isso praticamente convidará seu tráfego à sair.
Quando você dá destaque a um item, apenas, o usuário tende a pensar que aquilo é muito importante e, portanto focará a sua atenção ali.
Pense nisso!
#3 – Evidencia os botões
Geralmente, os botões são os responsáveis por concluir a conversão em uma landing page, certo?
É por isso que você deve dar a devida atenção e destaque à eles. Nesse caso, o design também pode lhe ajudar e muito.
Aplique efeitos visuais no sentido de que o usuário entenda o que ele deve fazer com aquele botão, isso quer dizer, evidencie a função clicável para que isso sugira a ação.
Parece uma dica óbvia, mas há muitos sites por aí que criam botões sem fundo ou efeito, fazendo com que o usuário passe sem perceber sua presença, o confundindo e, muitas vezes, fazendo com que ele saia sem concluir a ação de conversão.
#4 – Utilize negrito em textos importantes
Se você está lendo esse conteúdo agora, percebeu que nós, aqui, também utilizamos o negrito…
Isso acontece porque em um texto extenso, o usuário tende a perder a atenção e consequentemente não concluir a leitura até o fim.
Outra coisa interessante é que muita gente, antes de ler todo o material, faz uma leitura visual para descobrir se o que está sendo apresentado à ela, realmente, trata do assunto que lhe interessa.
Com o negrito, isso é muito mais fácil de ser percebido, pois as palavras em destaque trabalham como uma espécie de direcionamento do material.
Na landing page, aplicar negrito em pontos estratégicos também é interessante, exatamente pelo mesmo motivo.
Sem contar que você também consegue atrair a atenção do usuário para termos de maior importância, o que gerará uma espécie de técnica de persuasão.
Óbvio, você não deve exagerar! Segundo estudos e pesquisas, a medida ideal para se utilizar o negrito é em cerca de 10% de todo o material apresentado.
Por isso, só use em pontos, realmente, importantes ou relevantes para a sua estratégia, caso contrário o usuário se sentirá perdido.
É isso! Esperamos que você tenha curtido esse conteúdo e que ele tenha sido extremamente útil.
Ficou com alguma dúvida? Então deixe sua pergunta nos comentários abaixo ou venha conversar com a gente pelas redes sociais do Mestre do Adwords. Será um prazer pode lhe ajudar.
Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!
Forte Abraço.