ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Quanto devo investir no Facebook Ads para conseguir retornos?

Se você nunca anunciou nas plataformas digitais e está começando agora a mergulhar nesse oceano recheado de possibilidades, certamente, uma de suas maiores dúvidas é:

  • “Quanto eu devo investir para conseguir retornos positivos?”.

Hoje temos diversas plataformas que oferecem excelentes resultados, entre as principais, estão o Google Adwords e o Facebook Ads.

A dúvida quanto ao volume do investimento é muito pertinente pelo fato de que muitos dizem por aí, que rodar anúncios nessas plataformas é muito barato.

E considerando que não há, especificamente, um valor mínimo para começar, o que deveria ser uma grande vantagem, torna-se uma enorme dúvida.

Bem, nesse conteúdo, nós, do Mestre do Adwords, resolvemos focar em responder a dúvida quanto ao Facebook Ads.

Afinal, sabemos que essa é uma plataforma em grande ascensão, mas mesmo assim muitos profissionais ainda não conseguem determinar de forma positiva quanto devem investir nessa plataforma para começar a ter um retorno minimamente positivo.

Infelizmente, essa “falta de conhecimento” impacta diversos negócios, pois não anunciar ou fazê-lo de forma equivocada pode significar perda de dinheiro, oportunidades, conversões, tempo, entre outras coisas tão valiosas para o sucesso da empresa.

Vem com a gente e descubra o que fazer para definir seguramente o quanto investir no Facebook Ads.

 

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Qual é o principal objetivo das suas campanhas no Facebook Ads?

Não tem jeito, se você quer obter resultados positivos, antes de definir valores de investimento, é preciso determinar claramente qual é o principal objetivo das suas campanhas no Facebook Ads.

Lembra o que falamos sobre a plataforma não ter um valor mínimo de investimento obrigatório?

Então, as múltiplas possibilidades e tipos de anúncios podem ser uma armadilha também se você não definir seu objetivo corretamente.

Nesse ponto, a primeira ação para começar a desvendar o seu valor de “investimento ideal” é determinar o objetivo dos seus anúncios. Responda a si mesmo:

  • Quero vender mais?
  • Quero tornar minha marca mais conhecida?
  • Quero atrair maior volume de tráfego qualificado?
  • Quero captar leads?

Enfim! São diversas possibilidades, mas o seu objetivo precisa estar claro, pois só assim será possível traçar o melhor caminho à trilhar. Ok?

Assim que você souber os objetivos principais, fica mais simples escolher o tipo de anúncio mais proveitoso dentro da estratégia.

Por exemplo:

  • Vamos imaginar que você tenha o objetivo de atrair tráfego qualificado.
  • Então você pode criar um blog com conteúdos relevantes e de alto valor.
  • Nas suas campanhas do Facebook Ads, você pode impulsionar os conteúdos.
  • Criar eventos patrocinados.
  • Direcionar o tráfego e captá-los através de vídeos.
  • Criar campanhas focadas em curtidas e interações.

Entre várias outras possibilidades para chegar ao objetivo. Parece um detalhe, mas quando você não está com a estratégia afinada, há um grande risco de se perder dentre as milhares de opções.

Claro, isso pode fazer você investir mais do que deveria e, ainda, não obter o retorno almejado.

Dica Extra: O próprio Facebook te apresenta os tipos de anúncios que ele disponibiliza em sua plataforma de anúncios. Além, é claro, de te entregar dicas para as melhores aplicações com relação a cada um deles. Tire um tempo para ler esse material.

Bem, para você saber quanto deve investir, precisa conhecer de perto como a plataforma cobra pelos anúncios. Certo? Vem que a gente te explica.

 

Investir-em-Facebook-Ads

 

Como o Facebook Ads cobra pelos anúncios?

É verdade que o controle da plataforma, inclusive quanto aos custos, está nas suas mãos, mas se você não conhecer como ela funciona, essa não se mantem como uma vantagem.

De modo geral, o Facebook Ads deixa que o anunciante controle quanto seus anúncios “gastam”, mas isso também influencia nos resultados, já que quanto maior o investimento e maior o tempo de exposição, mais pessoas podem ser “atingidas”.

Na verdade, esse é um princípio básico geral, porque ele muda de acordo com quão bem alinhada está a sua estratégia.

Você já deve ter ouvido relatos de anunciantes que investiram muito e não obtiveram retornos à altura. Isso só prova o quanto a lógica não faz muito sentido aqui.

O segredo do sucesso está no direcionamento assertivo, mas isso é um assunto para outro conteúdo.

Enfim! Antes de pensar no direcionamento, você deve saber como o Facebook cobra por exibir seus anúncios. Desse modo, você consegue definir a cobrança que mais se ajusta ao seu objetivo.

Vamos lá.

Tudo começa quando você faz o primeiro “orçamento” dos seus anúncios. Você deve definir a ferramenta, os tipos de segmentação, o volume de exibição e quanto deseja gastar diariamente.

O Facebook Ads vai submeter o seu “orçamento” a uma análise, após validar, você pode escolher dentre os tipos de cobrança. São eles:

  • CPC: A sigla CPC, significa custo por clique, nesse tipo de pagamento, você pagará ao Facebook Ads toda vez que um usuário clicar em seu anúncio. Se você estipulou um valor de gasto diário, ele só continuará exibindo seus anúncios até ser atingido esse volume. Caso sua campanha não atinja o valor total, a cobrança será proporcional ao números de cliques.
  • CPM: O CPM é o famoso Custo por Mil, nesse tipo de cobrança o anunciante paga ao Facebook Ads quando seus anúncios forem visualizados mil vezes.
  • CPA: Também conhecido como Custo por Aquisição, esse tipo de cobrança gera um custo para o anunciante só quando o usuário executar uma ação estipulada como “conversão”. Ela pode ser uma compra, um clique em um link específico, curtida em determinada página e mais.
  • CPL: O CPL é o Custo por Lead, e a cobrança é bem similar ao CPA. Em qualquer uma das modalidades de cobrança, o anunciante só tem um valor descontado de seu orçamento, caso o usuário execute a ação estipulada.

Agora que você conhece as formas de cobrança da plataforma, você deve estar querendo saber como definir o “investimento ideal”. Não?

Vamos lá!

 

facebook-ads

 

Enfim, como defino o investimento ideal no Facebook Ads?

Nesse momento você já sabe como o Facebook Ads realiza as cobranças, qual os seus objetivos principais com suas campanhas e, portanto, quais tipos de anúncios são os melhores para tal, então chegou o momento de definir seu orçamento diário.

Você pode se surpreender, mas é totalmente possível conseguir retornos positivos, com, apenas, R$10 reais de investimento por dia.

O grande segredo para extrair o melhor é alinhar a estratégia com o investimento. Verifique seu mercado de atuação, a concorrência, o público alvo. A ideia é ter uma visão real do cenário que você pretende inserir sua campanha.

O que adianta querer atingir 100 mil usuários com R$10 por dia, se sua concorrência é enorme e você não tem nenhum diferencial para atrair o público alvo?

Não basta investir, é preciso analisar. Se posicionar, gerar anúncios atraentes, relevantes e estudar constantemente o comportamento do seu alvo frente às suas campanhas.

O valor ideal do seu investimento no Facebook Ads hoje é: “O quando você pode!”. Não exagere, principalmente, se essa é sua primeira campanha.

O ideal é, caso você tenha essa possibilidade, ir aumentando o volume do investimento conforme as análises das métricas são feitas, com o tempo e de acordo com o retorno positivo.

É isso! Esperamos ter lhe ajudado.

Ficou com dúvidas? Escreva para nós.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê!

Forte Abraço.

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