ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

5 coisas que você deveria saber antes de investir no Marketing Digital

Já é fato consumado, o mercado digital é um dos que mais crescem no mundo e a tendência é crescer ainda mais. Recentes pesquisas apontam que o marketing digital é uma das áreas com maior potencial de crescimento para o ano de 2016.

Isso é maravilhoso, mas como tudo tem um, porém, nesse caso não poderia ser diferente. Vou lhe explicar melhor.

Com o crescimento e a notoriedade desse setor, muitas coisas melhoram, mas existem os riscos, e um deles, pude notar em meio a estudos rotineiros que realizo. O que acontece? Simples:

  • Muitas empresas e “profissionais” aventureiros estarão realizando a sua entrada nesse mercado, buscando melhorar resultados e chances de uma carreira bem sucedida, consecutivamente.

 

5 coisas que você deve saber antes de investido no Marketing Digital,

 

O que eu estou querendo dizer é que em meio a tanta oportunidade, pode haver muitas ocorrências de problemas na obtenção de resultados, execução de tarefas e contratação de serviços.

Você pode estar pensando agora: “Tiago, você está querendo dizer que o mercado vai decair a qualidade?

Não totalmente, na verdade o que eu quero dizer é que pode acontecer de muitos profissionais de outras áreas se interessarem pelo marketing digital e adentrarem o mercado, mesmo sem conhecimento, por ter a ideia de que tudo é bastante fácil de realizar. A mídia reforça essa ideia e isso acaba se tornando um grande prato cheio.

Por consequência, as grandes empresas que ainda não investem em marketing digital, também se interessarão e virão, mas por não ter uma ideia tão real de como tudo funciona, poderão ter grandes chances de fazer a contratação desses profissionais um tanto quanto inexperientes.

Pensando sobre esse panorama, uma luz se acendeu como forma de alerta e é esse alerta que eu venho trazer para você hoje.

Se você ainda não está inserido profissionalmente no marketing digital, mas quer trazer o seu negócio para esse universo, ótimo, mas indico que você saiba, ao menos, de cinco coisas antes de começar agir. Isso, sem dúvidas, lhe ajudará nas decisões e diminuirá seus riscos de ter que lidar com fracasso, perdas e até mesmo problemas com algumas contratações.

O mercado digital é maravilhoso, cheio de oportunidades, mas como em qualquer outro mercado, é necessário fazer as aplicações corretamente, trabalhar de forma pesada, para posteriormente colher os bons frutos.

Não existem milagres no marketing digital, o que traz tantos resultados incríveis, são três coisas: Trabalho duro, tempo e investimento.

Agora que você já está inserido nesse universo de maneira mais natural, vamos mergulhar um pouco mais fundo. A partir de agora, lhe apresentarei de forma simples e objetiva, o elenco das coisas que você deve entender antes de investir no marketing digital.

 

Entenda o Funcionamento do Marketing Digital em 5 Fases

De maneira nenhuma eu quero te desencorajar de investir no marketing digital, que fique claro. Meu objetivo é trazer um alerta e lhe apresentar pontos importantes para que você avalie e tome conhecimento, desse modo, acredito que você terá condições de realizar suas escolhas de modo mais consciente, sem sustos, sem expectativas errôneas e exageradas. Vamos lá?

  1. Ter Perfis nas Redes Sociais Não Assegura Sucesso: Esse é um erro que muitos cometem, simplesmente, por falta de informação. Preciso te dizer que não adiantará você fazer um perfil nas redes sociais e ficar parado esperando os resultados surgirem. Você pode estar pensando:

Tiago, então as redes sociais não são boas para fazer marketing digital? Fui enganado esse tempo todo”.

De forma alguma! As redes sociais são excelentes, uma ferramenta poderosíssima quando o assunto é marketing digital, já pude demonstrar isso em outros materiais presentes aqui no blog. O que eu quero dizer é que ter um perfil nas redes sociais não é estar presente, você só estará existindo ali naquele espaço, assim como os outros milhões de usuários. Para estar presente é preciso estar ativo, em destaque, disponibilizando atualizações interessantes ao seu público, gerando engajamento, interações, conexões e, com tudo isso, interesse.

 

5 coisas que você deve saber antes de investido no Marketing Digital.

 

Então, se você for fazer uma contratação e a empresa ou o profissional, lhe disser que tudo o que você precisa é simplesmente ter um perfil nas redes sociais, sem atualizações, sem publicações, comunicação, sem trabalho, fuja.

  1. Para Fazer Marketing Digital Não Precisa de Investimento: Outro erro gritante. Realmente, no marketing digital, o investimento acaba sendo menor, se comparado, ao marketing tradicional, mas isso não significa que não há. O que acontece é que as plataformas de anúncios na internet são mais flexíveis que as tradicionais, tornando o seu orçamento adaptável, porém se você quiser alcançar resultados de altos níveis, você precisará investir. Como eu já comentei acima, para fazer perfis de redes sociais, não custa nada, mas se você não for notado, também não ganhará nada. Por isso, investir é importante, inicialmente seu investimento será para contratar bons profissionais para criar e gerenciar sua estratégia de marketing, posteriormente seus investimentos incidirão em campanhas, conteúdos, estrutura, entre outras coisas.

 

  1. Os Resultados São Muito Rápidos e Fáceis de Alcançar: Essa é uma ideia que a mídia adora embutir na cabeça de quem ainda não tem profundo conhecimento sobre o mercado, seja lá qual for o motivo disso, preciso te dizer que essa afirmação não é verdadeira. Para obter resultados no mercado digital, como um todo, você precisa se dedicar, trabalhar duro, aplicar técnicas, descobrir métodos, estudar e agir. Eu já lhe disse, não existem milagres, existem muita vontade e trabalho árduo. E tem mais, os resultados visíveis não aparecem rapidamente, o tempo também é necessário nesse setor. Se você quiser alcançar tudo que tem direito, os mais altos níveis da montanha, você terá que conhecer muito profundamente o seu público alvo, ter uma boa estratégia de marketing, oferecer bons conteúdos, entregar a melhor experiência que o usuário já pode ter, ter qualidade, boa comunicação, proximidade com o público alvo, conexões fortes, dentre outras coisas.

 

  1. Todo Mundo Vai Se Interessar Pelo Que Você Oferece: Não! E isso não quer dizer que o que você oferece é ruim e sem potencial, pelo contrário, você pode estar com um grande poder nas mãos, mas é preciso entender que para tudo, existe um público específico, uns maiores, outros menores, mas existe. Achar que você vai conseguir atingir todos os públicos é, mais ou menos, pensar que todo mundo tem os mesmos gostos, necessidades, interesses, desejos, sonhos, dificuldades, problemas e, portanto consomem tudo, da mesma maneira. Isso não é verdade, nem possível, você sabe. Então, se você tem algo que pode interessar a alguém, mas você não sabe quem exatamente, estude muito e descubra o seu público alvo. Descubra cada detalhe importante, estilo de vida, tipo de necessidade, dores e desejos e desse modo adéque a sua campanha de maneira que você consiga atingir e direcionar seu conteúdo a esse público, ele será o seu foco.
  2. Para Aparecer na Primeira Página do Google, Basta Ter Um Site: Infelizmente, isso não é verdade. Seria muito fácil se todo mundo pudesse aparecer nas primeiras páginas do Google, sempre que houvesse uma pesquisa. Na verdade, existem muitas coisas por trás disso, desde técnicas e ajustes mais complexos, utilização de palavra chave, configurações específicas, conteúdo original de qualidade, até as ações da concorrência. Você precisa saber que para estar bem ranqueado, isso quer dizer, nas primeiras páginas do Google, você precisa estar primeiro, bem relacionado com a palavra-chave buscada e isso dependerá de uma série de variáveis, entre elas estão:
  • Concorrência
  • SEO
  • Navegabilidade
  • Conteúdo
  • Estrutura do Site
  • Número de Visitas
  • Taxa de Rejeição
  • Entre outras.

O mercado digital se atualiza muito rapidamente, sendo assim, é cheio de surpresas, cheio de peculiaridades, portanto é necessário realizar pesquisas e estudos para ter uma visão mais próxima da realidade. Por se tratar de um setor relativamente novo, muita gente acaba difundindo informações erradas, contaminando muitas outras pessoas.

 

5 coisas que você deve saber antes de investido no Marketing Digital

 

Espero ter conseguido lhe passar as informações de forma clara, que esse conteúdo tenha o poder de lhe abrir os olhos e expandir o seu campo de visão de maneira grandiosa.

Caso você tenha ficado com dúvidas, entre em contato comigo através dos comentários ou pelas redes sociais. Terei enorme prazer em lhe retornar pessoalmente, o mais rápido possível.

Sabe de alguém que está com dúvidas relacionadas às informações que lhe entreguei? Compartilhe esse conteúdo, ajude o mercado como um todo a elevar os níveis de conhecimento e instrução.

Volte sempre que quiser ou precisar, nos vemos por aí.

Forte Abraço. Sucesso sempre!

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog