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Instagram Shopping – Conheça a Mais Recente Novidade

Se você costuma utilizar a rede social de fotos mais famosa do planeta em suas estratégias de marketing e vendas, com certeza, o Instagram Shopping lhe será uma grata novidade.

Pode ser que você até já tenha ouvido falar no assunto anteriormente, até porque, trata-se de um lançamento bastante esperado.

O que, muito provavelmente, você ainda não tem ciência é de que o recurso acaba de ser disponibilizado no Brasil!

  • Quer conhecer melhor o Instagram Shopping?

Então vem com o Mestre do Adwords e saiba tudo sobre a mais recente novidade da rede social!

Instagram Shopping Brasil – O que é?

O Instagram, como você já deve ter percebido, está trabalhando em uma sequência de atualizações em sua plataforma.

Aqui, no Mestre, nós já lhe contamos sobre algumas delas. Lembra dos Gifs e das enquetes no Stories? Pois então, eles fazem parte da iniciativa de reformulações que o Instagram Shopping também integra.

O recurso foi apresentado, como de costume, primeiramente nos Estados Unidos, em 2017. Uma das marcas que o utilizou nos primeiros movimentos foi a Lulus.

Especializada em moda, os resultados apresentados foram incríveis, segundo a diretora de marketing do negócio, a utilização do Instagram Shopping resultou em mais de 100 mil visitas e mais de mil pedidos.

Após sucessivos testes, os responsáveis pelo aplicativo social decidiram trazer a possibilidade também para os usuários brasileiros.

Nesse lançamento, o Instagram Shopping também foi disponibilizado para o Reino Unido, França, Alemanha, Canadá e outros 3 países, fora o Brasil.

  • Ainda está se perguntando o que é esse tal recurso?

Bem, o Instagram Shopping nada mais é que uma ferramenta que possibilita contas business a transformarem seu perfil em uma espécie de loja virtual.

Sim! Com ele, você poderá “linkar” seus produtos e/ou serviços nas imagens publicadas e levar seus potenciais clientes diretamente à uma página de destino para converter!

A função foi integrada de forma bastante usual, já que elas funcionarão quase que igualmente às tags de marcações de perfis.

O diferencial é que os links de produtos serão mais destacados!

Além disso, os usuários passarão a contar com um botão específico no Instagram, nomeado “Comprar”.

Ao clicar nele, haverá um espaço onde buscar, encontrar e comprar itens sejam ações mais simplificadas dentro da rede social.

A mudança promete modificar bastante a forma como se é utilizada a plataforma, já que será possível visualizar um item e comprá-lo, se assim o desejar, em poucos cliques.

Ao que tudo indica, a novidade agrada tanto aos negócios que participam da rede, quanto aos usuários que se inspiram no ambiente.

Instagram Shopping Brasil – Como Funciona?

Como falamos no início, o Instagram Shopping funcionará como uma espécie de e-commerce.

Então, perfis de empresas poderão utilizar o recurso para adicionar links em suas fotos que levem o usuário diretamente para uma página de destino, onde é possível saber mais informações do item e comprá-lo.

Por exemplo…

Se você trabalha com tênis esportivos, poderá publicar fotos demonstrativas dos modelos e aplicar tags com links para a página de destino de cada um deles.

Dessa forma, seus potenciais clientes podem ver o produto e, após um clique, tirar todas as dúvidas sobre ele, o que torna mais fácil que ele se decida em comprá-lo.

Basicamente, o recurso atende à uma necessidade bastante evidente de ambas as partes.

Isso quer dizer, por parte do consumidor, de tornar real a possibilidade de ter algo inspirador em mãos, sem ter que buscar de forma externa. Aumentando a qualidade da experiência.

E quanto às marcas, de otimizar os processos do funil de vendas! Já que elas não terão que, necessariamente, responder dúvidas básicas, como o preço do item, e entregar mais informações individualmente.

O interessante é que todo o procedimento, segundo informações oficiais, será feito de forma orgânica.

O mesmo comunicado diz que o Instagram registra mais de 200 milhões de visitas diárias em perfis de marcas.

O que representa o quanto os usuários utilizam a plataforma para se inspirar e descobrir novidades, assim, como as empresas que estão presentes ali, servem como vitrines.

Vantagens de Investir em Marketing no Instagram Shopping

Até aqui, possivelmente, você já enxergou algumas vantagens de investir em marketing no Instagram Shopping. Porém, para não restar dúvidas, nós queremos lhe mostrar as principais.

A primeira delas é o fato de que o recurso oferece uma melhor experiência ao usuário o que, automaticamente, torna mais simples conquistar a conversão.

Se você trabalha com vendas diretas, principalmente, no nicho de moda, sem dúvidas, o Shopping vai favorecer seus resultados!

Outra vantagem é a otimização do seu trabalho de atendimento e acompanhamento do potencial cliente no funil de vendas.

Como você já deve saber, uma das maiores dificuldades de quem trabalha com a rede social, é conseguir atender a todos os usuários, respondendo dúvidas e dando suporte quanto as informações para adquirir o item comercializado.

Agora, com a possibilidade de direcioná-los à uma página de destino, fica mais simples transpor essas barreiras para a conversão. Pois é possível responder essas dúvidas frequentes diretamente nesse espaço.

Além disso, é possível também que você, como negócio, trabalhe com estratégias capazes de propor experiências mais atraentes e positivas para o seu público, construindo uma relação mais próxima e forte.

Instagram Shopping – Como Utilizar?

Depois de saber tudo sobre o recurso, você deve estar querendo descobrir como utilizá-lo. Certo?

Felizmente, não há segredos e nem complicações. O Instagram Shopping já está disponível no Brasil e, por isso, para começar, basta que você tenha um perfil business na rede social e preencha os seguintes requisitos:

  • Ter uma marca que venda produtos físicos que sigam as políticas de vendedor e de comércio da plataforma.
  • Ter um negócio localizado no Brasil ou nos outros 7 países onde o recurso está disponível.
  • Seu perfil business do Instagram deve estar conectado com o seu catálogo do Facebook.

Tudo correto? Então agora é necessário pedir que o Instagram analise a sua conta.

Se tudo estiver bem, em alguns dias o Shopping estará liberado para a utilização.

  • Como saber se a sua conta foi aprovada?

Não se preocupe, você será notificado pela plataforma!

Assim que conseguir a aprovação, você terá que ativar a função por meio das configurações!

Para isso, vá até o seu perfil, clique no botão “Começar”, do lado superior da tela.

Caso esse botão ainda não tenha sido exibido para você, volte ao símbolo da engrenagem, clique nele e então busque o botão “Compras”.

Em seguida, clique em continuar! Na próxima tela, você terá que escolher um catálogo de produtos para vincular à sua conta business.

Agora é só clicar em “Concluir”.

Pronto!

Você já pode criar publicações no shopping e marcar diversos produtos, além de incluir marcações também em fotos antigas.

São permitidas até 5 marcações por foto ou 20 se a publicação for em formato carrossel.

Para liberar a guia “Comprar”, é necessário que você crie, no mínimo, 9 posts no Instagram Shopping.

 

E aí? Preparado para vender mais?

Esperamos ter lhe ajudado!

Até logo.

Forte Abraço.

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