ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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O que é Inbound Commerce?

O Inbound commerce são estratégias de marketing, voltadas para os clientes realizarem compras mais rapidamente.  Nesse caso, são os próprios clientes que vão até a marca, e não a empresa ir até o cliente.

Para tanto, essas estratégias necessitam de um boas ações para que, realmente virem conversão e não apenas tráfego.

Com o Inbound Commerce, as empresas vão permitir o entendimento, compreensão de quantas pessoas entraram no site, quantas efetuaram compras e quantas apenas visitaram sem nenhuma atividade. Com essas vertentes estudadas, entra em cena a chamada: entendimento da jornada de compra!

O blog do Mestre do Adwords resolveu analisar junto com você alguns pontos relacionados ao Inbound Commerce que são muito importantes para obtenção de boas métricas.

 

Inbound Commerce

 

Público Alvo

É a chave principal para definição do Inbound Commerce. Quando uma empresa monta um site para anunciar seu produto ou serviço, a fim de colocar à disposição do público a compra deles, é necessário que todo a loja ou landing page seja direcionado corretamente para o seu público alvo.

Para que o seu público alvo seja definido, o primeiro passo é o levantamento de informações.

Informações essas que são: faixa etária, localidade, o que gostam comportamento, o que procuram etc. Depois do levantamento dessas informações, chegou a hora de bolar estratégias para ter todo o direcionamento próprio desse cliente para o seu negócio, a hora de elaborar as estratégias de ação.

 

Mídias Sociais

Para que o seu público alvo, já definido, tenha acesso ao seu site, por busca do próprio cliente, é necessário que você realize o investimento na divulgação de mídias sociais.  Uma boa forma é você criar páginas em Facebook, Instagram, Twitter, Blog, canal no Youtube.

Todas essas mídias sociais citadas acima possuem o investimento sem custos, pois para abertura de contas, perfis, é gratuito. Já para anunciar, tem um valor muito baixo.

Só que deve haver todo um embasamento na criação do conteúdo, de forma que estimule o seu cliente a entrar, consumir e realizar a compra do seu produto ou serviço.

O Youtube é considerada uma das melhoras formas para atrair clientes. Nele, você pode criar vídeos mais despojados, sempre mostrando o seu produto ou a realização do serviço na prática, e deixando como link de acesso o seu site. Assim, o cliente poderá ter todo o encantamento despertado por aquela experiência assistida, o que levará a visitar o site, e converter em compra.

 

inbound-commerce .

 

Cadastro de informações no site

Depois que você conseguiu que o seu cliente entrasse no seu site, uma das principais formas de promover o contato direto com esse cliente e reverte-lo em compra, é abrir espaço para o cliente preencher um cadastro simples e sem complicação.

Esse cadastro necessita do nome e e-mail, nada mais que isso. Oferecer uma isca digital simples em troca, ajuda muito.

Exemplo: Para receber um cupom de desconto, informe seu nome e e-mail.

Dessa forma, você induz ao cliente a fornecer os dados principais que você necessita para tê-lo em banco de dados, e ainda converte-lo a uma compra.

 

Webminários

Os webminários são seminários, palestras transmitidas online para um grupo de pessoas.  É interessante como forma de manter e estabelecer um contato com o seu cliente, para tirar duvidas e apresentar produtos e/ou serviços para ele.

Um exemplo: você observou pelas estatísticas de seu site, que um grupos de pessoas tem entrado como frequência no seu site, mas não compram nada. Você já possui os nomes e endereço de e-mails delas, mas ainda não consegue entender o porquê elas não efetuaram nenhuma compra.

Uma ideia bem interessante, é enviar um e-mail para esse grupo de pessoas, convidando-as a participarem do webminário no dia X, horário X, para apresentar os os seus produtos, tirando todas as dúvidas.

É interessante, pois com isso é estabelecido um contato mais íntimo com o seu cliente em potencial, podendo esclarecer as dúvidas e compreender então, o porquê ele não está realizando nenhuma compra.

 

inbound-commerce

 

 

Atentar-se à conversão

Depois de toda a aplicação necessária para entender o seu cliente, fornecer informações sobre os seus produtos e serviços, estabelecer um vinculo comunicacional, chegou a hora de ver se todas as estratégias do Inbound Commerce foram favoráveis.

Analisando as estatísticas do seu site, você percebeu que depois de aplicadas essas estratégias, os seus clientes em potencial que até então só visitavam o seu site, mas não compravam, agora finalmente compraram…

Isso se deve à adoção das medidas estratégicas como forma de aproximação, compreensão e entendimento de suas necessidades.

Agora, se mesmo assim, para o seu negócio ainda não foi possível melhorar sua taxa de conversão, faça uma revisão de seus objetivos para com esse público alvo, e estabeleça novamente a inserção das estratégias para alavancar o seu negócio e conquistar o seu público alvo certo.

 

Como pudemos perceber, para que haja um ganho real em vendas do seu site, o seu negócio deve apresentar estratégias voltadas à esse setor.

A utilização das mídias sociais como ferramenta de atração para o seu cliente te procurar, sem você o procurar, faz com que a sua empresa se consolide no mercado da internet e assim consiga alavancar o seus negócio.

Claro, as estratégias de identificação do seu público-alvo são fundamentais para que o Inbound Ecommerce ocorra.

Tudo parte do principio do conhecimento, da necessidade que o seu público alvo tem, e se seu negocio está oferecendo aquilo que ele procura e necessita.

Com base nessas informações, é possível a utilização de mídias sociais, sem investimentos financeiros, a fim de proporcionar toda uma integração entre negócio e cliente, sempre com base em uma comunicação clara e objetiva.

A tecnologia veio para proporcionar aos empreendedores, novas formas de expansão de seu negócio, sem a necessidade de deslocamento físico, ou montagem de uma filial por exemplo.

A internet tem a capacidade de oferecer aos clientes, novas oportunidades de negocio e sua expansão.

E você o que acha disso?

Tem alguma dúvida sobre o assunto? Escreva para a gente, nós queremos te ouvir!

Ate Mais!

 

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