ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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5 ideias de geração de leads em campanhas de marketing

Sabemos muito bem que o tempo gasto para criar conteúdos que sejam relevantes para captar leads é algo muito grande. E quando falamos em criar, na realidade, nem nos referimos ao processo de produção e sim, naquele brainstore que é feito para definir por onde começar.

O que importante nisso tudo é criar iscas, recompensas digitais e conteúdos que chamem a atenção e que no final, acabem tornando esse lead, um comprador de nossos produtos e serviços.

Se você ainda não sabe, a captação constante de leads é de extrema importância para manter a saúde de seu negócio sempre em dia. Só que não adianta usar sempre a mesma estratégia, é preciso estar empenhado em buscas novas formas de atrair para converter.

Justamente nesse ponto é que começam os problemas. A dificuldade de desenvolver metodologias criativas e ao mesmo tempo originais é a grande dificuldade da maioria dos empreendedores.

Na teoria, tudo é muito bonito e funciona perfeitamente. Só que quando colocamos em prática, começamos a perceber que as ações não estão funcionando tão bem quanto imaginávamos.

E agora? Será que o melhor é desistir?

Claro que não!

Um pouco de inspiração sempre é bem-vinda, não é mesmo?

O blog do Mestre do Adwords preparou, então, 5 ideias de geração de leads em campanhas de marketing!

Aproveite!

 

ideias-de-geração-de-leads-em-campanhas-de-marketing

 

1º Dica – Vídeo do produto ajuda muito

Mais de 50% dos consumidores que compram pela internet garantem que já tomaram uma decisão de compra após assistirem algum tipo de vídeo de explicação ou apresentação do produto.

Então, você ainda tem alguma dúvida de que a utilização de vídeos irá te ajudar na captação de leads e posteriormente, na conversão?

Segundo o site da Unbounce, produtos que são ofertados ao mercado com a utilização de vídeos tem uma taxa de 33% a mais de conversão de leads do que outros tipos de produtos.

Obviamente, o vídeo deve entrar como mais um ponto dentro da página, juntamente com a utilização de imagens, conteúdos em destaque e etc.

Outro ponto é que você não precisa trabalhar vídeos longos e complexos. Na verdade, é justamente o contrário. Opte pelo uso de vídeos bem simples, quase que didáticos de sua utilização.

 

2º Dica – Jamais diga “Spam”

Alguns empreendedores fizeram testes com a utilização do termo spam, lá em baixo, no lugar em que fala que nunca será enviado spam, sempre conteúdo de qualidade.

Sabe o que aconteceu?

Sempre que o termo aparecia, mesmo que de forma negativa, havia uma redução de preenchimento de formulário de 18%.

Se parar para pensar, 18% é muita coisa e acaba prejudicando boa parte de sua estratégia, já que os usuários que chegam ali, acabam não se transformando em lead.

Não há qualquer problema em pontuar em diversos lugares que o e-mail do usuário está seguro, que ele não receberá algo que não deseja ou então, que ele pode se descadastrar quando ele quiser. A única ação que deve evitar e a utilização da palavra spam.

Procure abordar o termo de outra forma, com outras palavras ou até mesmo, com sinônimos.

Caso não esteja acreditando, faça um teste A/B para mensurar o preenchimento do formulário e atente-se para os números gerados.

 

geração-de-leads-em-campanhas-de-marketing

 

3º Dica –  Botão call to action salta aos olhos?

Esse teste você não precisa ir muito longe para executá-lo, também não precisa de outras pessoas, muito menos de ferramentas caras. Bom, se você até quiser testar com outras pessoas seria bacana para verificar opiniões, mas não tem toda essa necessidade.

Olhe para sua página de vendas e feche os olhos por alguns segundos….

Abra novamente e olhe!

O botão de call to action é o primeiro que você vê? Ele salta aos seus olhos?

Esse teste foi realizado por um site de viagens chamado Blastam. Eles queriam ver o motivo de não estarem conseguindo vender pacotes da forma que esperavam, mesmo estando com preços mais atraentes que seus concorrentes.

Eles mudaram um pouco o layout e colocaram o botão de forma mais contrastante. Pouco tempo depois, realizaram o teste do fechar de olhos e deixaram rolar por alguns dias.

Na hora de mensurar o resultado, veio a surpresa: houve um aumento de 591% de inscrição de leads.

Duvidou que algo tão simples desse certo, né?

 

estrategia-email-marketing

 

4º Dica –  Menos opções de escolha

Existe uma lei conhecida como lei de hick, muito falada no marketing de uma modo geral. Na verdade, baseia-se em dar menos opções de escolha para o consumidor, evitando assim a confusão.

Sabe por que disso?

Vamos supor que você tem 10 objetos do mesmo item em uma prateleira de mercado. Todos com preços competitivos e da mesma qualidade. O que diferem são pequenos detalhes que podem ser mais atraentes para um tipo de cliente do que para outro.

Pois bem, certamente, as pessoas irão perder um tempo considerável tentando escolher com a melhor opção para elas. Muitas, inclusive, vão até desistir dessa escolha, afinal não vão encontrar o mais interessante e vão desistir de todas.

Quando você reduz as opções, deixando apenas 1 ou 2, há um salto de interesse de mais de 20%. Afinal, não tem muito o que pensa… Ou será esse ou aquele e pronto!

 

5º Dica – Troque bom conteúdo por e-mail

Quando você disponibiliza material interessante, seja através de um infográfico, pdf ou planilha, os usuários ficam curiosos para ver o que você preparou. E por mais que não utilizem, acabam se cadastrando na lista só para matar a curiosidade.

Às vezes, o que está faltando para uma geração de leads mais assertiva é fazer um pouco de mistério sobre o conteúdo, entregando apenas para quem der um passo além!

Gostou das dicas?

Esperamos que elas ajudem você a captar mais leads!

Até mais!

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