ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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6 Erros Muito Cometidos Na Hora de Criar Conteúdos Relevantes

Certamente você sabe que o conteúdo é extremamente importante dentro de um planejamento de marketing.

Principalmente na área digital, os negócios vêm apostando em grande maioria no marketing de conteúdo, aquele que informa, doutrina, nutre e conquista, gerando relacionamentos fortes e conexões duradouras entre público e marca.

Se bem utilizado, o conteúdo torna-se, realmente, rei dentro de suas estratégias, fornecendo resultados positivamente surpreendentes.

O problema é que nem todo mundo se atenta ao processo de criação deles, de planejamento. O que gera erros que podem levar todos os resultados estimados para o ralo.

Como já falamos aqui no Mestre do Adwords, diversas vezes, para obter resultados com o conteúdo é preciso oferecer relevância, valor, mas também é preciso se atentar às partes mais técnicas, como a otimização para os motores de busca.

Afinal, o que adianta oferecer algo poderoso, de grande valor, se ninguém sabe que você está oferecendo?

Hoje, nós queremos te entregar algumas informações importantes com relação a esse processo, o da criação do conteúdo relevante.

A ideia é te mostrar os 6 erros mais comuns que são cometidos, muitas vezes, por falta de atenção e de conhecimento sobre a prática.

Vem com a gente e conquiste mais resultados, conhecendo esses erros para posteriormente corrigi-los ou evitá-los.

 

Hora-de-Criar-Conteúdos-Relevantes

 

1º Erro – Criar Conteúdos Sem Conhecer Profundamente o Alvo

A ânsia de angariar melhores resultados faz com que muita gente aja por impulso e cometa esse erro.

Criar conteúdos sem conhecer profundamente o alvo que deveria consumi-los é um erro comum, porém extremamente perigoso, capaz de fazer com que a sua estratégia não gere nada de positivo.

O segredo para que você consiga o melhor desse tipo de ação de marketing é, justamente, oferecer algo relevante, com informações interessantes, que entregue valor.

Só que para alcançar esse patamar, você precisa, primeiro, saber quem é o seu alvo, pelo que ele se interessa, quais são suas dúvidas, principais desejos e dores.

Tendo essas informações em mãos, aí sim, será possível trabalhar conteúdos que tratem de assuntos relevantes.

Por isso, antes de qualquer coisa, estude seu público alvo, extraia o máximo de informações e trace um perfil completo.

2º Erro – Não Otimizar os Conteúdos Relevantes com SEO

Como falamos no início, otimizar os conteúdos para os motores de busca é algo imprescindível para que você seja encontrado nessa imensidão que é a internet.

Com o passar do tempo, cada vez mais pessoas estão gerando conteúdos e disponibilizando-os na rede, fazendo com que a concorrência aumente.

Se para ser notado com uma excelente otimização já é algo um tanto quanto complexo de alcançar, imagine sem o SEO?

Por isso, lembre-se sempre: Não basta disponibilizar um conteúdo relevante ao seu público alvo, é preciso que eles saibam que você está oferecendo.

Otimize sempre seus conteúdos, com palavras-chave de qualidade, boas ilustrações, descrições, títulos e subtítulos e tudo mais.

 

Erros-Muito-Cometidos-Na-Hora-de-Criar-Conteúdos-Relevantes

 

3º Erro – Falar de Assuntos Muito Abrangentes

Geralmente, o conteúdo que gera mais resultados é aquele que fala diretamente com o público alvo da marca.

Aquele que tira uma dúvida em especial, que ajuda a executar uma ação que o alvo tem dificuldade, ou seja, de modo geral, que traz uma solução para uma dor ou desejo.

O problema é que muita gente ainda comete o erro de criar conteúdos muito abrangentes sob o objetivo de alcançar mais pessoas.

Só que essa estratégia é um grande equívoco, já que a captação de um tráfego sem qualidade, ou seja, que não se interessa pelo que a sua marca oferece, não lhe gerará conversões no futuro.

Lembre-se! Na hora de criar conteúdos, pense em atingir o alvo, fale de assuntos específicos, mirando nos usuários que têm potencial para se tornar seu cliente em um futuro próximo.

Nesse mundo do marketing digital, quantidade não é a mesma coisa que qualidade.

4º Erro – Não Oferecer Conteúdos Originais

Esse erro além de ser prejudicial aos seus resultados é extremamente perigoso quanto à credibilidade da sua marca.

Oferecer conteúdos copiados de outras fontes, principalmente, sem dar o devido crédito à elas, pode ser configurado como crime de plágio, de violação dos direitos autorais.

O próprio Google já tem sérias medidas que punem sites, blogs e outros canais de comunicação na rede que praticam esse tipo de ação, mas os problemas podem ir além da internet.

Além disso, para gerar relevância e consequentemente melhores resultados, o ideal é entregar conteúdos inéditos. Aqueles que tratem de assuntos que ainda não possuem soluções ou que ofereçam tratativas diferenciadas das que já existem.

Tenha diferenciais na hora de criar conteúdos, destaque-se com novos temas, trate antigos assuntos com novas abordagens, proponha soluções exclusivas.

Sobretudo, o que vale é oferecer uma excelente experiência ao seu usuário.

 

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5º Erro – Não Pensar na Diagramação do Conteúdo

Se você conhece um pouco sobre a internet, sabe que textos enormes, sem divisões, com organização pobre, quase nunca são lidos. Certo?

  • Então porque você insiste em criar blocos enormes de textos?
  • Porque os seus conteúdos não possuem ilustrações?
  • Porque as ideias são todas jogadas, sem a mínima organização?

Fazer isso é acabar com a boa experiência do usuário. Pesquisas afirmam que uma grande porcentagem dos leitores da internet, antes de consumir um conteúdo, fazem uma leitura visual do que está disposto à sua frente.

Mais de 80% deles não leem todo o material, frase por frase, apenas, consomem as partes mais interessantes em sua visão.

Por isso, sempre pense na diagramação do seu conteúdo. Crie frases curtas. Divida o material em headlines, com títulos claros e interessantes.

Coloque imagens ilustrativas que enriqueça e ajude o leitor a entender o seu material mais facilmente.

6º Erro – Não Revisar os Conteúdos

Se você quiser invalidar tudo que você diz, vá em frente e não revise o conteúdo que você oferece a sua audiência.

É claro que é muito comum haver erros de digitação ou uma palavra encaixada de forma errônea, os erros acontecem, somos humanos.

Só que erros sempre se destacam mais do que a informação, de maneira geral. Em um conteúdo, principalmente, dentro do marketing, eles devem ser evitados ao máximo, pois podem ferir gravemente sua credibilidade.

Por isso, para evitá-los, sempre revise seus conteúdos, ou melhor, peça para outra pessoa, que o faça para você. Já que é um tanto quanto complicado verificar os nossos erros depois que acabamos de criar um conteúdo.

Caso não tenha verba para contratar um revisor, tudo bem. Dê um tempo e depois volte para o seu material. Se for um texto, leia em voz alta, isso lhe ajudará a verificar com mais facilidade os possíveis tropeços.

É isso! Esperamos ter lhe ajudado. Ficou com dúvidas? Escreva para nós!

Até a próxima.

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