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Google Trends – 5 Recursos Para Potencializar Seus Resultados

Certamente, você já deve saber o tamanho da importância das palavras-chave dentro do marketing digital, não é mesmo?

Bem, independente, de qual seja a sua estratégia, isso quer dizer, apostar no orgânico ou nos links patrocinados. Fato é que os termos de busca sempre serão protagonistas nessas ocasiões.

Aqui, no Mestre do Adwords, já tivemos a oportunidade de lhe mostrar um excelente recurso para que você selecione as melhores palavras-chave, de acordo com o seu objetivo no marketing digital. O Google Keywords Tools.

Só que hoje, nós queremos falar de outra ferramenta, muitas vezes, pouco valorizada, por ser incompreendida.

Nós nos referimos ao Google Trends. Isso mesmo!

  • Você sabia que ele pode potencializar seus resultados de maneira surpreendente?

Não tem problema se você não tinha essa informação ou, talvez, não sabe até aqui, como essa ferramenta pode fazer isso.

A gente vai te ajudar a entender tudo, basta seguir até o fim desse conteúdo.

Vem!

 

mapsmania

 

Como Funciona o Google Trends?

Se você chegou até aqui, é muito provável que já tenha uma noção básica sobre o que é o Google Trends, certo?

O que talvez esteja ainda martelando em sua mente é, justamente, como essa ferramenta funciona. E a gente te explica.

Há um bom tempo, o Google apresentou o Trends para os usuários sob o objetivo de oferecer uma ferramenta capaz de descobrir temas populares em determinado “intervalo de tempo”.

De forma bem simples, o Trends permite que qualquer pessoa descubra os assuntos “em alta” na internet, a partir de uma simples busca.

Basicamente, há dois recursos base na plataforma. Um ranking de exibição na página principal, onde os assuntos que estão em alta na rede são apresentados.

Nesse caso, eles podem estar divididos por categorias e exibidos por meio de gráficos e informações adicionais que são de extrema relevância para quem está trabalhando uma estratégia de marketing digital.

Você pode estar pensando nesse momento:

  • “Que estranho! A minha página inicial do Google Trends só aparece índices de popularidades para termos em inglês. Como isso vai me ajudar”.

Você está correto em pensar por esse lado. Isso porque a página inicial do Trends pode não ser muito útil para você que trabalha conteúdos aqui no Brasil, por exemplo.

Só que tem um ponto importante aqui:

  • Quem foi que lhe disse que a página inicial do Google Trends é o único recurso que a plataforma oferece?”.

Lembra que falamos sobre muita gente não compreender a ferramenta? Então, o Trends não é só isso e uma das coisas que mais vai ajudar a potencializar o seu negócio é uma função diferenciada. A pesquisa.

Fica tranquilo! Nós vamos lhe mostrar 5 recursos do Google Trends para potencializar seus resultados.

1º Recurso – O Google Trends mostra uma estimativa de popularidade do termo

Nós acabamos de lhe dizer que a pesquisa no Google Trends pode lhe entregar excelentes oportunidades e não estamos exagerando.

A diferença dessa ferramenta para outras que prometem lhe mostrar quais são as melhores palavras-chave para usar na sua estratégia é simples, porém determinante.

De maneira geral, os profissionais costumam achar que uma palavra-chave de qualidade é aquela que possui um alto volume de busca. Só que nem sempre isso é uma verdade absoluta e o Trends te ajuda a entender porquê.

Basicamente, a ferramenta te dá um parâmetro sobre a popularidade do termo, não por meio de quantas vezes ela foi buscada, mas sim através de um índice de popularidade, em uma escala que vai de 0 à 100.

Esse índice também trabalha com comparações entre palavras-chave. Por exemplo:

  • Se eu pesquisar “sapatos masculinos”, que é uma segmentação do termo mais amplo “sapatos”. Teremos um gráfico com baixos níveis de busca e picos durante um determinado período.
  • Suponhamos que no mês de abril, o gráfico apontou 100 na escala de popularidade do termo.

Você pode pensar: “Então, “sapatos masculinos” é uma palavra-chave ótima!”.

Errado! Não é bem assim que funciona e, exatamente, por isso, que o Google Trends é tão poderoso.

Veja bem. Como a ferramenta leva em consideração a comparação de termos, se nós colocássemos a palavra-chave mais ampla, “sapatos”, ela nos daria outro resultado.

Porque o termo mais amplo é mais buscado. Certo? Muito provavelmente, teríamos “sapatos masculinos” com índice de popularidade 1, enquanto “sapatos” com 100.

Você pode estar meio confuso agora. Porque estamos falando de números que não parecem resolver nada.

A gente explica nos próximos tópicos e tudo fará sentido.

 

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2º Recurso – As comparações entre termos

Aqui entra uma das maiores vantagens da ferramenta. Nós já lhe contamos acima, mais ou menos, como ela funciona. Vamos aprofundar.

Você pode fazer uma comparação entre palavras-chave para entender os níveis de popularidade entre elas. Nessa lista, você pode incluir 5 termos de um só vez para serem comparados entre si.

Ao fazer isso, um gráfico bem intuitivo e cheio de informações interessantes será exibido.

A grande vantagem é que o Google Trends te dá dados o suficiente para você entender quais dos termos da mesma categoria tem mais força, é mais poderoso dentro da sua estratégia.

Por exemplo:

  • Vamos imaginar que temos um negócio que fala sobre filmes.
  • Então podemos fazer uma pesquisa comparando as palavras-chave “filmes de terror”, “filmes de comédia”, “filmes de ação”, “filmes de aventura”, “filmes de drama”.
  • Em seguida, selecionamos o intervalo desse ano, “2017”.

A resposta será bem nítida. Provavelmente, mostrando quais desses gêneros dentro da categoria filmes, atraiu mais interesse dos usuários, nesse último ano.

Interessante, não? Ainda tem mais.

3º Recurso – Sazonalidade

Quando você faz uma pesquisa ou comparação entre termos, o Trends possibilita que você escolha um intervalo de tempo, ao qual essas palavras-chave, devem ser analisadas.

Esse intervalo, pode ser determinado por meses, anos, semanas, dias e, impressionantemente, horas.

O recurso que parece simples, te entrega informações relevantes sobre a sazonalidade da palavra-chave ou assunto relacionado a ela. Possibilitando que você faça uma escolha mais segura e interessante para investir.

É uma maneira de segmentar, antes de segmentar. Captou?

Vamos adiante!

 

google-trends

 

4º Recurso – Regionalidade

Assim como o recurso acima, que permite que você entenda quais são os momentos que determinados termos são mais buscados. O Trends também permite que você tenha a informação sobre a segmentação de interesse por região.

Então, ao fazer uma pesquisa, você consegue entender se o termo X é mais popular na região A ou B, fazendo com que fique mais simples definir a sua estratégia de marketing posteriormente.

Claro. Nem sempre os dados sobre a popularidade por região vão ser exibidos, pois isso depende e muito do quanto o termo é relevante para os usuários, o quanto ele é buscado.

5º Recurso – Descobrindo palavras-chave

Esse recurso é bastante útil para que você consiga ter uma visão ainda mais completa das palavras-chave.

Em uma sessão separada, você encontrará um menu nomeado “Pesquisas Relacionadas”.

Basicamente há duas funções interessantes aqui. Primeiro, ele serve para te ajudar a segmentar ainda mais o interesse do público e descobrir novos termos, variações.

Segundo, ele te entrega a possibilidade de descobrir palavras-chave que estão demonstrando um crescimento no interesse dos usuários.

E claro, se você tem um termo com aumento brusco de última hora, provavelmente, esse é um assunto que vale a pena explorar, pois está muito em alta na rede.

 

Está feito! Ficou com dúvidas? Escreva para nós. Esperamos ter lhe ajudado.

Forte Abraço.

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