ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

Porque o Google Puniu Meu Site? Entenda os Motivos e Solucione (PARTE 1)

Porque o Google Puniu Meu Site? O que fazer para solucionar? Essas são perguntas comuns e muito frequentes entre os profissionais do marketing digital.

Nós, aqui, no Mestre do Adwords, recebemos esses questionamentos repetidas vezes e nosso pensamento ao nos depararmos com eles é:

  • Realmente, muitas vezes, é difícil entender os motivos do Google! Principalmente, porque cada caso é um caso.

É que a punição, sempre ocorre porque houve violação por parte do site. Seja porque foi aplicada uma técnica para impulsionar resultados artificialmente ou porque determinada ação pode prejudicar a experiência do usuário.

Só que, qual ação foi essa? Que técnica foi vista pelo Google como black hat.

Aliás, você sabe o que é black hat?

Nós percebemos que muitos profissionais, sejam eles iniciantes ou experientes, ainda têm dificuldades com essas áreas.

Por isso, resolvemos criar conteúdos completos sobre o assunto.

Recentemente, disponibilizamos um material para lhe ajudar a entender quais são as penalizações do Google. E, hoje, queremos entregar a você um conteúdo que lhe ajude a encontrar a resposta para a pergunta frequente:

  • Porque o Google puniu meu site?

E, claro, lhe mostrar os caminhos para solucionar as possíveis penalizações atribuídas.

Como trata-se de um tema bastante profundo, iremos dividi-lo em duas fases, assim, você tem um melhor aproveitamento do conteúdo, ok?

Se interessou? Então não perca mais tempo! Confira tudo que você precisa saber.

site foi punido

Meu Site Não Indexa, e agora?

Antes de irmos direto aos motivos pelos quais o Google pode ter lhe punido, é importante você saber que, talvez, seu site não tenha recebido penalizações.

Para que você não se preocupe e tome atitudes sem motivos, entenda que o seu site pode ter características próprias para não ser indexado e não necessariamente elas se enquadram dentro das ações punitivas.

Por exemplo:

  • Você pode ter bloqueado a indexação de páginas acidentalmente ou por não saber exatamente o que estava fazendo. Verifique nas suas plataformas.
  • Seu site pode ser novo e, por isso, está com dificuldade de indexação. Isso acontece porque o Google leva em consideração a idade do domínio para determinar o quão relevante ele é. Sim! Isso faz parte da enorme lista de fatores de ranqueamento. Então não se preocupe tanto se o seu site tem menos de 1 ano de atividade. Apenas, continue a atualizá-lo com frequência e qualidade.

Claro, não vá com muita sede ao pote, isso quer dizer, aceitando qualquer backlink, afinal, o Google pode entender esta ação como uma maneira de potencializar resultados artificialmente.

Agora, se seu site tem mais de 12 meses e perdeu resultados, principalmente, volume de tráfego, repentina e bruscamente, então há grandes chances de você ter recebido uma punição.

Se o Google lhe puniu, então tenha certeza que algo de errado, classificado como black hat, por exemplo, foi detectado.

Afinal, o que é black hat?

site foi punido,

De forma simples e direta, o black hat nada mais é que as ações vistas pelo Google como proibidas.

Seja porque elas impactam negativamente a experiência do usuário ou manipulam o algoritmo para receber resultados positivos mais rapidamente, em maior volume.

Então, basicamente, as técnicas proibidas pela Google é nomeada de Black Hat.

Quando o Googlebot detecta uma página, site ou conteúdo que utilizam esses recursos, há uma punição.

A questão é que você pode estar fazendo tudo certo, de acordo com a cartilha de boas práticas, mas por um descuido, acabar aplicando uma pequena técnica mal vista. Isso já é o bastante. A punição é certa!

Então, podemos lhe dizer que se seu site foi punido, o motivo mais provável é que você se utilizou de uma dessas estratégias proibidas.

Talvez, a sua maior dúvida do momento é quais são essas técnicas consideradas como black hat, certo?

Vem descobrir!

Conteúdo duplicado é black hat

Muita gente não sabe e até acaba praticando essa ação considerada como black hat, sem perceber.

Sim! Conteúdo duplicado é black hat e pode lhe dar fortes dores de cabeça e, claro, punições gravíssimas.

Parece uma besteira, mas disponibilizar conteúdos não originais, copiados em parte ou integralmente é visto pelo Google como má fé, indo totalmente contrário às regras e boas ações da empresa.

Sabe aquele conteúdo legal que você leu em um site e resolveu publicar no seu?

Tire ele da sua página, antes que você tenha maiores problemas! Os robots do Google estão de olho em tudo e não seria surpresa se ele encontrasse esse material em meio à tantos arquivos do seu site.

E tem mais! Não adianta mudar algumas palavras e republicar. A inteligência do Google já consegue detectar esse tipo de ação.

Também não use seus próprios materiais em diversas plataformas, isso pode lhe prejudicar e muito.

Prefira sempre materiais inéditos e completamente originais! Não há problemas em ter referências, mas tenha cautela para não acabar copiando partes. Ok?

Fazendo isso, dificilmente o Google irá punir seu site por conteúdo duplicado.

Usar temos camuflados nas páginas é black hat

penalizacoes-do-google

O Google entende que a sua relação com o seu público alvo deve ser clara e de relevância.

Quando você utiliza palavras-chave camufladas na página, apenas, para ranquear melhor, sem nenhuma intenção de “ajudar” ou tornar a experiência do usuário melhor, isso é visto como uma tentativa de manipular os boots.

Afinal, com aquelas palavras-chave, você pode conquistar uma melhor posição no ranqueamento, mesmo não oferecendo nada de bom em troca.

Se você faz isso, saiba que essa pode ser a resposta que você procurava, quando questionou o porquê o Google puniu seu site.

Para corrigir o problema, deixe todos os termos com boa visibilidade. Não deixe nenhum elemento da página atrapalhar a leitura da palavra-chave, seja ele um bloco de imagem, um código html ou link.

Exagerar na repetição da palavra-chave é black hat

Não é novidade para ninguém que as palavras-chave têm grande peso no ranqueamento do Google. Certo?

Mas, você sabia que exagerar na repetição dessas palavras-chave é considerado black hat, portanto passível de punição grave?

É isso mesmo. Essa prática tem até uma denominação própria, a famosa Keyword Stuffing.

Onde é aplicada inúmeras vezes os termos ao qual se almeja ranquear, inclusive, os inserindo em tags, fotos, texto alternativo e onde mais for possível.

Se você faz isso, pare imediatamente ou sofra as consequências, que não são interessantes.

As boas práticas indicam que as palavras-chave devem ser utilizadas de forma natural, favorecendo a experiência do usuário, sem forçar a indexação.

Se você quer trabalhar técnicas de indexação mais fortes através de palavras-chave, utilize, ao menos, termos variáveis da palavra-chave principal.

 

Se você ainda não identificou o principal motivo pelo qual o Google puniu seu site, não se preocupe! Nós ainda temos muito o que conversar na segunda fase desse conteúdo, que será disponibilizado em breve.

Acompanhe nossas atualizações!

Dúvidas? Nos mande suas perguntas.

Até breve.

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog