ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

Google Apresenta AIY – Inteligência Artificial à Serviço dos Makers

Projeto AIY, bem ao estilo “crie você mesmo” envolve inteligência artificial em prol de Makers.

Recentemente, o Google anunciou que estava desenvolvendo um projeto que pretende ajudar aos makers que tinham interesse em utilizar a inteligência artificial em suas estratégias.

A apresentação foi feita diretamente na página oficial do Google, surpreendendo muitos profissionais, já que o lançamento trata-se de uma inovação que potencialmente vai beneficiar a comunicação, tornando-a mais natural.

Quer entender tudo sobre mais essa novidade da Google? Então vem com o Mestre do Adwords, pois temos todas as informações sobre o projeto AIY que você busca.

O que é o Google AIY – Inteligência Artificial Do-it-Yourself?

Google Apresenta AIY..

A Google informou que estava interessada em ouvir makers envolvidos em projetos que buscam inovar por meio de suas ferramentas.

Claro, trazendo novas e melhores experiências às pessoas, no geral, fazendo com que grandes soluções sejam apresentadas, resolvendo problemas de ordem global.

Até aqui, não há nenhuma novidade, já que a Google sempre está envolvida em projetos que buscam melhorar aspectos impactantes na vida das pessoas do mundo físico e real. Certo?

Só que essa iniciativa resultou em algo pouco esperado no momento, pelo menos, quase ninguém imaginava que uma solução como essa fosse ser apresentada tão brevemente.

Bem, com essa iniciativa, a Google colheu informações para entender qual eram os principais interesses e necessidades dos produtores e o resultado foi praticamente unânime. Muitos gostariam de poder usar a inteligência artificial em suas estratégias.

O grande problema é que eles não sabiam como fazer, nem como iniciar algo nesse sentido.

Então, a partir da evidência da necessidade, a Google apresentou uma solução, nomeada de AIY, um projeto envolvendo inteligência artificial que pode ser operada e “feita” pelos makers.

Como assim?

Bem, a principal solução trazida pela novidade é que os produtores poderão fazer com que a inteligência artificial faça uma comunicação mais humana, deixando para trás aquela característica de que nos fazia ter a impressão de que estávamos conversando com um robô.

Segundo a própria Google, o AIY poderá possibilitar uma comunicação mais “humano/humano” e não humano/robô”.

Embora essa seja uma grande inovação, ela não é só o que entusiasmou os makers. É que os projetos AIY é daqueles “crie você mesmo”.

Sim! Os profissionais poderão produzir seu próprio mecanismo de inteligência artificial, a partir de kits de referência, divididos em projetos, elaborados e disponibilizados pela Google.

Como Funciona o Google AIY?

Google Apresenta AIY

Segundo a idealizadora dos projetos, serão disponibilizados diversos kits, cada um deles terá um foco e representará um projeto. Ou, ainda, poderá completar um projeto, agregando outras funções. O primeiro kit já começará com o foco na identificação de vozes.

O recurso poderá ser utilizado pelos makers para diversas ideações, como:

  • Trocar botões comuns e telas pelo mecanismo de reconhecimento de voz, onde as máquinas funcionam de acordo com os comandos, sem a necessidade de pressionar mais nenhum botão.
  • Trocar aplicativos mobile por mecanismos de controle através de comandos de voz, precisando apenas falar para acioná-los.
  • Aplicar a tecnologia em soluções para acessibilidade, acionando a voz do mecanismo para que ele informe, por exemplo, o que há em determinado espaço, ou quem está chamando no portão.

Esse primeiro projeto do AIY foi nomeado de Voice Kit. O maker tem acesso ao código aberto de referência para montá-lo, além de o passo à passo completo para elaborar a interface de usuário de voz, tendo a possibilidade de utilizar serviços de armazenamento em nuvem ou se quiser, poderá rodar tudo no equipamento.

Fisicamente, o produtor que obtiver em mãos o hardware de voz (HAT), receberá agrupado ao kit, o hardware capaz de realizar gravar vozes e reproduzi-las. Cabos de conexão simples e adaptados para a placa filha, autofalante com duo microfone, plugues específicos para realizar a conexão de elementos hipotensores, circuito de controle e sensor, equipamento de bateria dedicada e mais.

Ou seja, será possível fazer o protótipo completo, sem necessidade de adquirir outros itens.

O projeto desenvolvido pela Google foi feito sob o Rasberry Pi 3 Model B, também testado no mesmo micro controlador.

Apesar disso, os makers podem, se preferirem, executar o Android Things, sem perdas de funções. Uma alternativa mais simples de prototipar e escalonar para projetos comerciais.

Há pouco tempo, o Google também tornou possível que os produtores disponibilizando a biblioteca de recursos através do SDK no Assistant.

Google Apresenta AIY.

Ao utilizá-lo, o seu kit de voz oferece:

  • Identificação de Hot-News.
  • Controle de Voz.
  • Concepção da linguagem mais humana.
  • Toda a inteligência do Google.

E variados benefícios que facilitam a criação de projetos mais envolventes e inovadores.

Os primeiros a receber o kit de voz foram os membros da MagPi Magazine. Por volta do dia 4 de maio desse ano (2017).

A Google também disponibilizou em seu site, instruções específicas, bem como a lista completa de peças, códigos e extensões para que o processo de montagem do protótipo seja mais simples de ser executado.

Quem estiver interessado, pode adquirir o kit completo que está disponível para a compra em algumas lojas americanas, que aceitam compra com redirecionamento para o Brasil.

Apesar disso, infelizmente, o protótipo está esgotado em muitos dessas lojas, é preciso garimpar para conquistá-lo.

 

A Google garante que esses trata-se, apenas, do primeiro kit e projeto de AIY para Makers.

Segundo a empresa, eles estão procurando detectar e entender mais necessidades relacionadas para apresentar mais soluções nesse sentido.

Agora é ficar de olho nos movimentos, concorda? Afinal, a qualquer momento a Google pode surgir com uma novidade.

Bem a impressão geral sobre o Voice Kit, o primeiro projeto de AIY, é que ele abriu portas para que inventos mais poderosos, inovadores e com grande capacidade de conectar pessoas sejam produzidos e trazidos ao conhecimento do mundo.

Por hoje é só! Esperamos que tenha curtido esse conteúdo e que ele tenha sido útil para você.

Ficou com dúvidas ou quer dar a sua opinião sobre o assunto? Então fale com a gente pelos comentários abaixo.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê!

Forte Abraço.

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog