ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

Google AMP – O Que É e Como Ele Pode Ajudar Seu Site?

Você deve saber que os acessos via smartphones estão cada vez mais crescendo. Não é verdade?

Esse movimento, de novas possibilidades e facilidades ao acesso da internet na palma das mãos, aconteceu lá atrás, com Steve Jobs.

Há mais ou menos 10 anos, Jobs apresentou ao mundo a revolução. O seu icônico iPhone trouxe às pessoas a possibilidade de consumir e se comportar de maneira diferente.

As conexões com a internet se tornaram mais simples, a vida, de modo geral, se transformou.

Com o tempo, surgiu também o Androide do Google, onde o acesso à internet via smartphone se popularizou, abrindo oportunidade a todos que desejassem um estilo de vida que foi, primeiramente, apresentado pela Apple.

É claro que o enriquecimento da experiência com a internet foi aceito de imediato. As pessoas conectadas via mobile só aumentaram com o passar do tempo.

Hoje, nós temos mais acessos via mobile, do que outros dispositivos ligados à rede.

 

googleamp

 

Só que para isso acontecer, novas tecnologias precisaram ser inventadas e remodeladas. Afinal, os sites e conteúdos não estavam adaptados para rodar de forma rápida e clara nos computadores pessoais, conhecidos como Smartphones.

Antes, muitos usuários ficavam frustrados ao tentar navegar na internet via celular. Até mesmo uma simples pesquisa no Google demorava minutos e mais minutos para ser exibida.

Para melhorar a experiência do usuário, um objetivo buscado incessantemente pelo Google, a marca levantou a ação do Mobile First.

E lá por meados de 2015, também trouxe o AMP Project à tona! Sem dúvidas, ele é muito importante e, certamente, revolucionará as conexões de internet via mobile pelo mundo.

Se você ainda não sabe do que se trata, a gente lhe conta!

Vamos nessa?

 

Google-AMP

 

Afinal, o que é o Google AMP?

Talvez você esteja até agora se perguntando o que significa a sigla AMP. Certo?

Bem, ela conta muito sobre o que é a tecnologia. A sigla representa Accelerated Mobile Pages, ou seja, páginas otimizadas para ter um carregamento mais rápido na navegação mobile.

A tecnologia consiste em disponibilizar códigos abertos que formam uma arquitetura diferenciada para acelerar os carregamentos das páginas.

De maneira simplificada, é como se o Google oferecesse codificações já otimizadas para todos que possuem o interesse em tornar o acesso via smartphone mais rápido para o usuário.

Essa iniciativa visa tornar o ambiente de modo geral mais amigável ao mobile.

Uma página AMP possui, basicamente, três pilares que formam a sua arquitetura:

  • AMP HTML: Trata-se de um código HTML diferenciado. A diferenciação diz respeito a algumas restrições e extensões. Também há algumas substituições de tags.

 

  • AMP JS: Essa parte é uma das mais importantes, pois ela é quem faz o render mais rápido das páginas configuradas em AMP. Ela trabalha para que todos os elementos que compõe a página sejam carregados de modo adequado, evitando que o carregamento acelerado de um não interfira nos outros, gerando bloqueios.

 

  • Google AMP Cache: Esse recurso não é obrigatório, mas possibilita que o desempenho do seu site seja melhorado automaticamente. Essa função faz com que as suas páginas AMP HTML sejam armazenadas nos servidores do Google em cache.

Quando você configura uma página AMP, o que acontece é que o Google faz uma versão mais simplificada dessa página. Mantendo o conteúdo, é claro, mas bem mais leve.

A página AMP é identificada no link, acrescentando no fim uma espécie de tag “/amp”.

Isso se torna uma vantagem, uma vez que é possível mensurar o desempenho individualizado da página via Google Analytics.

Você pode pensar:

  • “Ah, mas isso não vai acabar gerando conteúdo duplicado?”.

Você tem razão, mas há uma maneira de evitar esse grande problema. Basta que você adicione uma canonical tag na página AMP.

Isso fará com que você mostre ao Google qual é a página original, evitando que ele considere uma duplicação.

Também é preciso apontar qual é a página que possui a versão AMP. Para tal, basta que você inclua via código uma marcação na página original. Ficaria mais ou menos assim:

  • <link rel=“amphtml”href=“http://www.site.com.br/post-exemplo/amp/”>

 

google-amp

 

Como o Google AMP Pode Ajudar o Seu Site?

Como dissemos no início, os acessos via mobile já são maioria na atualidade. Por isso, a velocidade do carregamento das páginas de um site tem se tornado cada vez mais importante.

Você já deve saber que sites que carregam mais rápido oferecem uma melhor experiência ao usuário. E conquistar esse objetivo é essencial para conseguir converter mais.

Levando tudo isso em consideração, fica simples entender como o Google AMP pode ajudar o seu site, não é mesmo?

Um site com páginas AMP são marcados pelo Google de forma diferenciada. O usuário que faz uma pesquisa no buscador via smartphone e clica em um site com essa otimização visualiza uma versão da página simplificada que, consequentemente, é carregada quase que de forma instantânea.

Apesar de muita gente dizer, ter páginas AMP não é um fator de ranqueamento do Google.

Só que por outro lado, sites que contém páginas de carregamento lento estão recebendo marcação de alerta quanto ao problema e isso pode interferir na escolha do usuário, de entrar ou não, no seu site. Concorda?

De acordo com pesquisas oficiais feitas pelo próprio Google, uma página que tem um tempo de carregamento de mais de 10 segundos tem sua taxa de rejeição elevada para ais de 120%.

Um estudo feito com um grande buscador mostrou que páginas que possuem um tempo médio de carregamento de 2,2 segundos conseguiu um aumento de preferência em mais de 15%.

 

É isso! Você está preparado para configurar suas páginas em AMP? O que achou da novidade? Esperamos que esse conteúdo tenha sido imensamente relevante a você.

Se ficou com dúvidas não pense duas vezes. Venha conversar com a gente pelas redes sociais do Mestre do Adwords ou deixe sua pergunta no espaço para comentários logo abaixo.

Será um prazer poder lhe ouvir e quem sabe lhe ajudar a solucionar os questionamentos.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê!

Forte Abraço.

 

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog