ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Google Adwords: 17 Erros que você pode estar cometendo em suas campanhas

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Ao continuar uma campanha nova de Google Adwords eu procuro analisar os resultados do cliente já nas campanhas atuais, e me deparo muitas vezes com erros simples e “grotescos” que poderiam ser evitados. Em alguns casos apenas arrumar esses problemas já fazem o resultado melhorar significativamente.

Para atingir resultados fantásticos, você precisa primeiro fortalecer a base, e quando me refiro a base quero dizer que o “básico” precisa ser bem feito. Após isso você fará planejamentos avançados para alcançar o seu objetivo. No curso Produtividade Ninja do Seiiti Arata Jr. ele comentou que toda base precisa estar bem fortalecida para então começar a construir o castelo, pois não faz sentindo você estar preocupado com alterações complexas se a base não está firme. Caso a base caia, todo o castelo estará comprometido.

Muitos anunciantes estão frustrados com seus resultados ou até já desistiram de continuar o investimento nesse meio de comunicação e é por isso que listei abaixo os principais erros que encontro em muitas campanhas de adwords. Confira:

#1 – Segmentação geográfica errada

Você já tentou vender casacos para o nordeste brasileiro? É engraçado, mas muitos anunciantes investem em lugares que não eram para investir.

É muito mais fácil vender um casaco em lugares onde o frio é o clima predominante do que investir em lugares que ao menos faz frio, vale muito mais a pena pagar R$ 1,00 por clique em um possível cliente do que R$ 0,10 em uma pessoa que não está nem 1% interessada em seu produto ou serviço.

Uma breve análise do seu produto ou serviços pode resolver esse problema.

Fique atento a localização geográfica do seu anúncio e invista em lugares que provavelmente terá mais conversões, e caso não saiba, faça testes com valores menores e aumente vá otimizando conforme os resultados.

google-adwords-local

#2 – Produto anunciado no Google Adwords não existe

Que tal comprar uma TV em uma loja onde não há TV pra vender? Em uma campanha de Google Adwords há várias campanhas para cada produto da loja e quando vou testar a URL de cada um muitos produtos estão com o estoque esgotado, ou seja, estamos levando um possível comprador para uma URL onde não há nada para comprar.

No final, o CPA acaba tendo um valor muito alto por uma simples falta de atenção.

A minha dica é: Configure sua loja para li enviar um e-mail quando acabar o estoque de seus produtos, dessa forma você poderá pausar a campanha imediatamente evitando custos desnecessários.

#3 – Propaganda enganosa (preço, parcelamento etc…)

Muitos anunciantes criam uma campanha no Google e simplesmente esquecem da parte mais importante: a otimização.

Você atualiza o preço no seu site, altera a forma de pagamento, parcelamento, frete etc e nada disso é alterado em suas campanhas de Google Adwords. O consumidor acaba clicando no anúncio com uma proposta totalmente diferente do que está no site no momento. O ideal é ter um “checklist” para as alterações, ou seja, toda vez que você fizer uma alteração segue uma lista do que tem que fazer para não ter nenhum erro em suas campanhas online. Darei um simples exemplo abaixo:

CHEKLIST ALTERAÇÃO DE “PREÇO”:
(Pode alterar o preço por qualquer outro.)

  1. Verificar o preço dos meu principais concorrentes.
  2. Alterar preço no site.
  3. Alterar preço nos anúncios do Google Adwords na Rede de Pesquisa.
  4. Alterar preço nos anúncios do Google Adwords na Rede de Display.
  5. Alterar preço nos anúncios do Google Adwords no Remarketing.
  6. Atualizar o XML.

Caso tenha um parceiro ou uma agência que gerencia sua conta Adwords, faça o seguinte:

  1. Verificar o preço dos meu principais concorrentes.
  2. Alterar preço no site.
  3. Avisar “fulano” das alterações.

Minha recomendação é avisar sempre por e-mail, pois dessa forma fica registrado quando você solicitou as alterações.

#4 – Programação de anúncios (horário)

Certa vez recebi um briefing onde o cliente dizia:

“O meu objetivo é ligações“. Ao entrar em sua conta do Adwords percebi que eles estavam aparecendo 24h por dia, então em uma conversa com ele falei:
– Gostei da ideia de você atender chamadas 24h por dia!!!
– Mas eu atendo apenas em horário comercial! – ele falou
– Só que eu vi um anúncio noite passada que dizia “Ligue Agora“.

Fique atento a programação dos horários de suas campanhas, pois muitas vezes elas não condizem com o horário de atendimento de sua empresa. Caso você possa anunciar 24h por dia, tenha uma sugestão: Foque em horários onde há maior procura/compras e diminua a porcentagem do lance em horários onde trará menos conversão. Caso não saiba a resposta exata, vá testando e comprando os resultado até encontrar o melhor horário para focar.

google-adwords-programacao-anuncios

#5 – Anúncio com url de destino errado

Grave a frase: “Quanto menos cliques melhor“! Quanto menor a quantidade de cliques para fazer uma compra maior será a probabilidade de conversão.

Você já deve ter feito uma busca no Google e se interessou por um produto ou anúncio. Clicou e quando entrou no site não encontrou de jeito nenhum o que estava sendo anunciado. Já vi isso milhares e milhares de vezes.

Para ter uma taxa de conversão maior, é preciso levar o usuário exatamente para a página do produto anunciado e não para a página inicial como podemos ver em muitos casos. Vamos supor que você tem uma loja virtual de informática. Veja um exemplo de como deve ser a estrutura de sua campanha:

[Errado] Estrutura Google Adwords:

Campanha

Grupo de Anúncios

Anúncios

Informática

Informática

Eletrônicos com o melhor preço do Brasil

 

[Certo] Estrutura Google Adwords:

Campanha

Grupo de Anúncios

Anúncios

Informática

Computador

Computadores com o melhor preço do Brasil

Notebook

Notebooks com o melhor preço do Brasil

Smartphone

Smartphones com o melhor preço do Brasil

Tablet

Tablets com o melhor preço do Brasil

 

[O Melhor] Estrutura Google Adwords:

Campanha

Grupo de Anúncios

Anúncios

Smartphone

Iphone

Iphones com o melhor preço do Brasil

Samsung

Samsung com o melhor preço do Brasil

Motorola

Motorola com o melhor preço do Brasil

LG

LG com o melhor preço do Brasil

#6 – Palavra-chave não compatível com o produto/serviço

Eu costumo afirmar que o coração de uma conta de Google Adwords são as palavras-chave e é onde geralmente encontro o maior número de erros, ou melhor, “desastres”. Vou lhe passar algumas dicas básicas para não fazer o “coração” de sua campanha parar de bater:

  1. Comece com palavras focadas e vá ampliando conforme a necessidade.
  2. Explore as correspondências de frase, exata e ampla.
  3. Fique atento ao “Termos de pesquisa” e descubra o que realmente os usuários estão pesquisando.
  4. Invista em palavras que trazem maior número de conversões.
  5. Verifique se suas palavras estão compatíveis com seus anúncios.
  6. Verifique se suas palavras estão compatíveis com sua URL de destino.
  7. Fique atento ao índice de qualidade de cada palavra-chave e tente sempre deixá-los com uma alta pontuação.

google-adwords-palavras-erradas

#7 – Nenhuma ou poucas palavras-chave negativas

Continuando o tópico #6 resolvi dar uma importância maior nesse tópico que considero muito importante para o sucesso de uma campanha no Google Adwords. Não há como ter uma boa campanha otimizada sem dar a devida atenção as palavras-chave negativas.

Uma das coisas que menos gosto é gastar com usuários que de forma alguma comprarão meu produto/serviço, para evitar esse custo desnecessário você ter uma longa lista de palavras negativas é essencial. (claro, existem exceções)

Segue abaixo algumas práticas recomendadas par melhorar a performance de suas palavras-chave:

  1. Verifique ao menos 1 vez a cada 3 dias os Termos de Pesquisa.
  2. Use o planejador de palavras-chave antes de criar uma lista de palavras.
  3. Você precisa ter 100% de certeza que é viável excluir aquela determinada palavra-chave, pois caso você faça errado, poderá perder muitas conversões futuras. (já vi isso acontecer).

#8 – Várias palavras com um baixo índice de qualidade

Quanto menor for o índice de qualidade de sua conta no geral mais caro e difícil será alcançar o resultado esperado. Eu já comentei anteriormente sobre a atenção que todo anunciante deve ter em relação a isso. Segue abaixo algumas práticas recomendas pelo Google para termos uma conta com um alto índice de qualidade:

  1. Verifique se as palavras-chave da campanha estão realmente relacionadas ao seu negócio.
  2. Certifique-se que as palavras adicionadas estão adicionadas também no anúncios.
  3. Confira se essas palavras também estão na sua URL de destino.
  4. Tente mantes todas as palavras com uma nota mínima de 7/10. Quanto maior essa nota, melhor.

adwords-indice-qualidade

#9 – Apenas 1 anúncio em um grupo de anúncios

Esse é um erro que vejo em pelo menos em 80% das contas de Google Adwords. Como você sabe se o seu anúncio está com uma ótima performance se não há nenhum outro anúncio para podermos comparar? Como podermos criar anúncios melhores e pausar os piores se há apenas um único anúncio no seu grupo de anúncios? Resolvi criar umas práticas básicas para ter uma melhor performance com seus anúncios:

  1. Crie ao menos 3 anúncios para cada grupo de anúncios.
  2. Crie anúncios muito diferentes um dos outros para compará-los depois.
  3. Após um tempo pause os piores e crie outros baseado no anúncio com melhor performance.

#10 – Campanhas sem extensões (sitelinks, local, chamada, aplicativos e comentários)

Você deve usar todos os recursos que o Google Adwords disponibiliza pra você, pois isso ajudará muito no resultado final. Eu me deparo muito com campanhas incompletas e deixar uma campanha completa é o básico do básico em um conta de adwords. É o mesmo que construir uma casa e não finalizar toda obra; você consegue até morar, porém não com a mesma qualidade que poderia ser. Segue abaixo algumas dicas para suas extensões:

  1. Escolha urls relevantes com o foco em sua conversão e adicione na extensão sitelinks.
  2. Se você tem um endereço físico de sua loja, considere adicionar a extensão de local com o endereço de sua empresa.
  3. Se o seu foco é receber chamadas, adicione os seus telefones nas extensões de chamada.
  4. Adicione na extensão de aplicativo o app de sua empresa. (fique atento ao Sistema operacional)

googleadwords-extensao

#11 – Código de Conversão não configurado

Como assim investir no Adwords e não saber o ROI? Quais palavras converteram? Qual o horário/dia que mais temos vendas? Quais anúncios vendem mais? Essas perguntas entre outras só poderão ser respondidas se for tiver o código de conversão instalado corretamente em seu site.

Minha dica de ouro é: Jamais invista em Google Adwords se você não tiver código de conversão. Não importa o seu objetivo, você precisará saber o retorno sobre o seu investimento e apenas dessa forma você terá 100% de controle sobre sua conta e irá investir no que realmente trará retorno no futuro.

Após um período de testes, você saberá como converter com um custo menor, pois os números dirão isso pra você. Então recomendo que pause sua campanha imediatamente caso não tenha o código de conversão instalado.

codigo-conversao-adwords-google

#12 – Código de Remarketing não configurado

Uma das campanhas que amo criar é o Remarketing, pois o custo certamente será baixo e a taxa de conversão será altíssima.

É de suma importância ter o código de Remarketing instalado corretamente em seu site e em todas as páginas. Muitos anunciantes ainda não entraram no “mundo do remarketing” e isso é um erro gravíssimo devido ao ROI que ele trará para sua empresa.

#13 – Ficar muito tempo sem otimizar sua conta

Investir no Google Adwords não é apenas criar uma campanha e colocar créditos quando acabar. O segredo do sucesso no Adwords é simplesmente uma palavra: Otimização.

Minha recomendação é que você entre ao menos uma vez a cada três dias em sua conta no Google, pois assim você já altera o que não está dando certo e evita futuros gastos desnecessários. Caso não tenhas tempo para dar a devida atenção, deixe uma pessoa do marketing responsável ou contrate uma agência especializada, mas jamais invista no Google se não tiver uma otimização constante.

#14 – Idioma na configuração da campanha

Vejo esse erro em mais de 70% das contas. Ao definir para qual idioma seu anúncio deve aparecer muitos tem o costume de colocar apenas o português. Mas, no Brasil há muitas pessoas que estudam inglês e deixam sua conta do Google em inglês para praticarem o idioma o que fará com que o seu anúncio não apareça para esses usuários.

“Como funciona: para decidir onde exibir seus anúncios, o Google AdWords analisa a configuração de idioma do usuário do Google ou o idioma da consulta de pesquisa do usuário da página atualmente visualizada ou das páginas recentemente acessadas na GDN (Rede de Display do Google).” by Google.
Se a sua configuração está só para o idioma português, você deve estar perdendo muitos cliques qualificados para o seu website.

google-adwords-idioma

#15 – Segmentação por dispositivos errada

Já encontrei pessoas que anunciam fortemente em todos os dispositivos que o Google disponibiliza (PC, tablets e celulares), porém poucos sabem qual dessas mídias estão ou não dando retorno.

Caso descubra que através de tablets seu site não converte, exclua esse dispositivo e invista fortemente em computadores e celulares, ou tente descobrir o motivo do resultado ruim no tablet. Creio que em pouco tempo o volume de conversões aumentará.

Não esqueça de verificar se o seu site funciona perfeitamente em dispositivos móveis.

#16 – Campanha de Pesquisa e Display misturadas em uma só

Recomendo deixar as campanhas de pesquisa e display em campanhas separadas, pois o Google já informou que campanhas com baixo investimento ou segmentação local podem ser criadas em uma só campanha. Mas, mesmo assim prefiro já iniciar o projeto com o pé direito.

Com as campanhas separadas fica mais fácil para otimizar, analisar e comparar as métricas, fora que o CTR da display não influenciará no CTR da pesquisa.

campanha-pesquisa-display

#17 – Expectativa alta em investimentos baixos

Eu tenho uma frase muito interessante: “Quanto menor o investimento maior será a expectativa, maior ainda será a frustração e maior das maiores ainda será a minha culpa da falta de resultados”
– Tiago eu quero investir no Brasil inteiro e ficar rico com o Google Adwords.
– Que legal, quanto será seu investimento? – perguntei
– R$ 50,00/mês + o cupom que ganhei do Google.
Infelizmente acontecem muitos casos parecidos como esse exemplo que citei acima. Minha dica é: Tenha a expectativa do tamanho do seu investimento. A média de conversão (vendas) que geralmente vejo na maioria das contas é entre 1% e 8%.

Então, se você investir R$ 100,00/mês no Google, você terá de 1 a 8 pessoas interessadas em comprar algo e depende exclusivamente de você ou do seu website de a venda se concretizar.

A porcentagem de conversão depende muito da pessoa responsável pelo marketing de sua empresa, pois envolve desde o produto, concorrente, website, otimização do adwords etc

Bom, espero que com essas dicas você já tenha um resultado melhor nas suas campanhas. Caso esse artigo lhe ajudou de alguma forma ou você queira adicionar algo relevante, não saia sem comentar.

Aguardo o seu COMENTÁRIO!!!
Obrigado 😉

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  • henrymazer

    Excelente texto. Já está no meu bookmark!

  • André Santos

    Ótimas dicas, muito práticas!

  • Adriano Battagin

    Excelente artigo Tiago! Obrigado!

    • Olá Adriano, Muito obrigado e agradeço por ter passado aqui no blog. Abraços

  • Gostei muito deste artigo, além das informações de “ouro”, a disposição do texto e a forma com a qual é abordada é sensacional, simples e objetiva. Estive um bom tempo sem usar o Adwords, e como irei retomar em 2015, seu site será parada obrigatória! Um Abraço.

    • Olá William, muito obrigado pela sua visita aqui no Blog! Espero que o blog lhe ajudar nessa caminhada no Google Adwords! Rumo ao sucesso.. Abraços o/

  • Pretendo utilizar links de afiliados em meus anúncios, sendo assim, não poderei configurar o código de conversão. Há alguma outra maneira de obter estes dados?

    E se eu deixar marcado para o Adwords definir meus lances por clique é benéfico?

    • Olá Élida! Apenas o Produtor poderá colocar o código de conversão, caso tenha fácil acesso a ele, veja se isso é possível. Lances por clique é bom sim, pois assim você define qual o custo máximo por clique você quer gastar.

      Muito obrigado pela sua visita aqui no blog.
      Forte abraço e sucesso sempre!

  • Gautier Paolo

    Meus Parabens. Ótima analise. 😀

  • Anderson Alves

    Alto teor de qualidade no Artigo!

    Parabéns pela iniciativa, ativei minha conta a um ano, não tive muita ajuda no inicio mas com muita determinação e pesquisas constantes acabei familiarizando com a ferramenta progredindo semana após semana e enfim progresso rsrs… Após esse ano consegui converter 80% dos meus clientes através da Web, e ainda sim em busca de bons conselhos com esses mestres que nos ilumina sempre com aquela dica que nos faltava rsrs.

    Abraço a todos e não desistam, adorei a frase “Quanto menor o investimento maior será a expectativa”

    Lembre-se : o Google apenas faz a ponte entre você e o suposto interessado, mas quem vende mesmo é você ao atender o telefone cheio de coragem sabendo que aquela venda talvez vai pagar aquela conta, ou trara aquele apartamento enfim seus sonhos.
    Sucesso a todos os corajosos.

    • Olá Anderson, Muito obrigado pelo comentário e fico feliz que tenha gostado. Conte sempre comigo. Abraços :)

  • Muito bom, parabéns.

  • Helena

    Muito bom! Me ajudou a tirar algumas dúvidas. Seria legal também se você escrevesse um passo-a-passo para planejar adwords (:

  • Viviane Aguiar Riodades

    Adorei! Dicas
    esclarecedoras e texto muito bem elaborado. Importantíssimo o reforço de que
    não depende do Google para um aumento na conversão, e sim da qualidade de
    serviço e produto. Parabéns!!

  • S.JOCY

    Artigo da hora mano parabéns ,gostaria de ter umas dicas sobre campanha para obter mais views no you tube tipo meu seguimento é Funk&HipHop !!!

  • José Ricardo M Evangelista

    Consideramos alta a relevância sobre o assunto. Parabéns

  • Simplesmente o melhor guia! :)

  • Dharana Ventura

    Excelente!

  • Pingback: Quer Aprender Usobre Anúncios No Google? | Escambo()

  • Realmente eu erro em vários desses que você listou. Obrigado. Estou seguindo, você tem um conteúdo muito bom e sincero.

    Essa parte que fala que a conversão fica em torno de 1% a 8% foi fantástica.

  • Cerevisiae

    Tiago, excelente conteúdo. parabéns. Segmentei meu anúncio para apenas rede de pesquisa, e ele me deu a opção de gerar de forma dinâmica os links e anúncios baseado no conteúdo do meu site. Isso vale a pena quando?

  • Artigo fenomenal, valeu mesmo Tiago, guardei aqui.

  • Encom Encom

    Parabéns, excelente artigo! Podemos levar para o nosso blog / redes sociais com os devidos créditos?

  • Vinicius Rodrigues Silva

    Parabéns pelo Artigo, muito bom!!!
    Vai me ajudar muito.

  • Cátia Rodrigues

    Muito obrigada pelo artigo! Me ajudou muito!

  • Israel Ramos

    ajudou suas informações, agora os valores praticados pelo google ad NÃO SÃO COMPENSADORES para quem tem produtos com valor pequeno, pois o retorno médio de 4% das publicações não cobrem os gastos com a divulgação Ex. se tenho um produto de 30 reais e faço uma divulgação de 100 reais vendo 4 itens com o anuncio.
    120.0 de vendas dos produtos
    -100.0 gasto com anuncio
    ——— =
    20.0 lucro bruto da campanha (não cobre os custos das mercadorias)

    agora vamos calcular com o possível retorno máximo de 8%
    8×30= 240.0 de vendas dos produtos
    -100.0 gastos com anuncio
    ———— =
    140.0 lucro bruto
    Digamos que seu produto tem o preço de custo de 15,0 e seu lucro e de 100% em cima desse valor (sem calcular estocagem, gastos possíveis com loja fisica e Etc. )

    Ou seja se o custo do anuncio foi de 100.0 e voce gastou 120.0 com os custos dos 8 produtos vendidos
    seu lucro sera de 20.0 em cima de 8 vendas que girou 240.0

    conclusão: para anunciar no google seu produto tem que ter um valor acima de 100.0 e seu lucro nesse valor terá que ser de 300%
    LEMBRANDO QUE O GOOGLE ADWORDS PODE COBRAR POUCO MAIS DE R$ 1.OO POR CLICK

  • Veronica Rodrigues

    Suas dicas me ajudaram bastante. Obrigada!

  • Enzo Averoldi

    Parabéns pelo blog! Achei o conteúdo extremamente conciso, didático e de fácil compreensão!

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