ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

Goo.gl – Encurtador de Links da Google Será Descontinuado

Na contramão do que havíamos visto nos últimos anos, em que diversas atualizações e lançamentos foram apresentados, a Google anunciou que o seu encurtador de links, o Goo.gl, será descontinuado.

Atingindo a muitos de surpresa, a gigante da internet veio à público no dia 30 de março de 2018 para informar a sua decisão.

Se você utiliza esse serviço, é importante que leia esse conteúdo até o final, pois, provavelmente, as informações que temos para lhe entregar, tem forte potencial de impacto no seu dia a dia de trabalho.

Vem com o Mestre do Adwords e saiba tudo que você precisa descobrir sobre o encerramento do Goo.gl, o encurtador de links da Google.

O que é o Goo.gl?

Em meados de 2009, a Google lançou oficialmente mais uma ferramenta que viria a compor a sua gama infindável de recursos.

O Goo.gl, nada mais é do que um encurtador de URL’S, também conhecido como encurtador de links.

Sua principal função, como seu nome já revela, é diminuir o tamanho das URLS, tornando-as mais “amigáveis”.

Quando a Google apresentou o Goo.gl, o objetivo era melhorar a comunicação e, claro, a experiência do usuário.

Inicialmente, a solução foi disponibilizada, apenas, dentro das plataformas Google, como Gmail, Toolbar, Reader, Orkut e outros.

Apesar dessa iniciativa, o Goo.gl não foi o primeiro encurtador de links da internet. Muito pelo contrário, em 2009, os usuários já conheciam o bit.ly, tinyurl.com e outros.

Estes, especificamente, nasceram para solucionar a dificuldade de lidar com a restrição dos limites de caracteres dos tweets, que na época era apenas de 140. Os encurtadores permitiram que os usuários compartilhassem mais links, sem ter que abrir mão de suas “mensagens”.

Com a popularidade dessa ferramenta, que passou a ser empregada para outros objetivos, inclusive por donos de sites, blogs e em campanhas de marketing de conteúdo, a Google também resolveu disponibilizar o seu encurtador para todos, a partir de um sitepróprio para a ferramenta.

O Adeus do Goo.gl

Como falamos no início, a Google revelou ao mundo que o seu encurtador de links será descontinuado.

Isso quer dizer que todos os usuários do recurso terão que recorrer à outras opções muito em breve.

Infelizmente para muitos, já há data marcada para que o Goo.gl dê adeus e se despeça após 10 anos de história e funcionamento. Sim, a gigante da internet informou que no dia 30 de maio de 2019o serviço será encerrado definitivamente.

No entanto, essa data vale apenas para os usuários já existentes, ou seja, que já utilizam o encurtador. Novos usuários e pessoas que o utilizam anonimamente, não poderão mais acessar o Goo.gl a partir do dia 13 de abril de 2018.

Aí, você pode querer perguntar:

  • O que vai acontecer com os links que já foram submetidos ao encurtamento?

Quanto a isso, a Google resolveu mantê-los inalterados, mesmo com o fim da plataforma.

Ou seja, se você já encurtou muitos links no Goo.gl, pode ficar despreocupado, pois eles não serão alterados no próximo ano e, portanto, funcionarão como de costume.

Porque a Google Resolveu Descontinuar o Goo.gl?

Muitos profissionais e usuários ficaram sem entender porque a Google resolveu encerrar as operações do seu encurtador de links.

De fato, o anúncio gerou grande polêmica e preocupações. Muitos ficaram descontentes com a notícia, especialmente aqueles que utilizavam a ferramenta em seu dia a dia de trabalho.

Enfim, apesar de tudo isto, a Google justificou a sua decisão. Segundo comunicado oficial, o recurso lançado há quase 10 anos atendia à uma necessidade que hoje não mais supre, afinal, os usuários mudaram a maneira com compartilham informações na internet.

Diante disso, a marca mudou o foco de seus esforços, colocando em primeiro plano os FDL (Firebase Dynamic Links).

Segundo a Google, os seus projetos mais atuais, como o de links dinâmicos, trazem soluções mais adequadas e completas ao comportamento e necessidades do usuário de hoje.

O que é FireBase Dynamic Links (FDL)?

Para quem não sabe, FDL ou FireBase Dynamic Links, trata-se de links inteligentes, capazes de se adaptarem aos mais diversos tipos de plataforma, incluindo, os aplicativos do mobile, nas versões Android e iOS.

A Google os descreve como links que trabalham da forma que você desejar, de acordo com a sua preferência. Afinal, podem se comportar de maneira diferente dependendo da plataforma ou aplicativo.

Com objetivo parecido ao do encurtador de links, o Dynamic Linksfoi feito para disponibilizar uma qualidade de experiência maior aos usuários, especialmente, ao clicar em um link.

Quer um exemplo?

  • Imagine que você tem um aplicativo e um site.
  • Ao utilizar o Dinamic Links para divulgar a sua URL, você proporciona uma experiência mais otimizada à sua audiência.
  • Isso porque o usuário que clica nela, através do mobile, é direcionado diretamente ao conteúdo do seu aplicativo.
  • Já o usuário do Desktop, será levado ao material correspondente no seu site.

Aí você pode dizer…

  • E se o usuário não tiver o meu aplicativo no smartphone?

Simples, a própria plataforma, seja Android ou iOS, vai sugerir que esse usuário baixe o seu aplicativopara consumir o conteúdo que lhe interessou.

Assim que o usuário fizer essa instalação e clicar no app, ele poderá ver a página de destino específica do link.

Como Funciona o FireBase Dynamic Links (FDL)?

Assim como o Goo.gl, você também pode criar links a partir de plataformas oferecidas pela Google, porém, nesse caso, eles são dinâmicos.

Você pode escolher para tal:

  • O Firebase Console
  • REST API
  • IOS Builder API
  • Android Builder API

Ou através de configurações específicas e parâmetrosdiretamente no domínio do seu aplicativo.

De maneira básica, a partir das configurações aplicadas em suas URLS dinâmicas, você pode escolher como cada link vai se comportar quando o usuário clicá-lo. Levando também em consideração a plataforma que ele está utilizando para acesso e navegação.

 

E aí, o que achou da notícia?Acredita que os FDL poderão suprir as necessidades dos usuários do Goo.gl?

Esperamos que esse conteúdo tenha sido muito útil para você.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê.

Forte Abraço.

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog