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Fim da Era PageRank – Google Anuncia Mudanças

O mundo digital é realmente fantástico, mas nem todo mundo consegue estar sempre à frente de todas as informações e as atualizações desse setor.

É por isso que hoje eu quero te contar algo que, muito provavelmente, você ainda não sabe.

Se você chegou até aqui por conta do título desse artigo, talvez até já desconfie, mas deve estar querendo saber mais informações. Acertei?

Bem, então, não tem como deixar para depois, é preciso dizer que a era PageRank chegou ao fim.

Uma grande tristeza para uns e nada surpreendente para outros, essa famosa métrica deixa de existir, segundo comunicado do Google.

 

Fim da Era PageRank – Google Anuncia Mudanças.

 

Você que é iniciante, mas que tem um pouco de conhecimento sobre o mercado digital, já deve ter ouvido falar em PageRank, não é verdade?

E você, profissional experiente, certamente, sentiu mais essa perda, mas tem um pouco mais de noção sobre as brincadeirinhas do Google, não é?

Para que tudo fique mais claro e seja possível entender melhor o histórico do Google quanto a esse tipo de ação, vamos voltar um pouquinho em um passado nem tanto distante.

 

Fim da Era PageRank – Passado Próximo do Google

Como eu disse anteriormente, esse tipo de ação do Google não é uma coisa tão nova. Isso porque situações parecidas puderam ser observadas em um passado bem próximo da empresa.

Você pode não se lembrar, exatamente, caso seja um iniciante, mas qualquer profissional com um tanto de experiência, se lembrará e terá histórias para contar sobre os momentos de tensão.

Olha só:

  • Em 2011 a empresa anunciou uma temida atualização nomeada de Google Panda. Essa nova versão vinha para melhorar o conteúdo, mas antes disso ameaçou muitos sites e puniu centenas de outros, pois sua principal função era fiscalizar materiais voltados únicos e exclusivamente para o ranqueamento e, desse modo, não ofereciam nenhuma relevância ao usuário. Qualquer conteúdo coalhado de palavras-chaves ou configurado para favorecer posicionamento, era visto com maus olhos.
  • Um pouco depois da Panda, ainda em 2011, o Google veio com outra bomba para os profissionais do mercado digital, principalmente os que trabalhavam com SEO, blogs de nichos e coisas relacionadas. A notícia era o término da entrega de informações sobre as palavras-chaves utilizadas pelo tráfego para chegar até ao site em questão. A partir do comunicado, tudo que era possível ver eram as palavras Not Provided. Muita gente enlouqueceu com isso e até hoje tem quem reclame. rs
  • Logo no ano seguinte, veio o Google Penguin, a guerra declarada pela atualização da vez eram as trocas de links sem qualidade, apenas, no intuito de ranquear melhor. Então, os sites que trocavam links sem relevância ou que disponibilizava os links em plataformas agregadoras de links sem relevância, tomaram fortes punições.

É importante verificar que todas as mudanças estabelecidas pelo Google, seguem uma ideia linear e um objetivo claro, ou seja, melhorar a experiência para o usuário.

 

PageRank .

 

Essas “regras novas” possibilitaram que o conteúdo disponibilizado tivesse maior qualidade.

Viu como a fim da Era PageRank não parece uma ideia tão surpreendente e absurda?

Enfim, a notícia sobre o fim da exibição pública do PageRank foi dada no dia 18 de Abril desse ano.

Ainda não entendeu direito o porque essa notícia está causando comoção em diversos profissionais? Então vamos entender melhor o que é o PageRank.

 

Fim da Era PageRank – Mas o Que é PageRank?

Bem, vamos do início? Acredito que assim ficará muito mais fácil de você entender tudo que está acontecendo e, principalmente, do que se trata o PageRank.

Primeiramente, o PageRank é uma criação do Google, mais precisamente de Larry Page.

A principal função da métrica era verificar qual o nível de relevância/autoridade do site que estava sendo analisado.

O critério utilizado era baseado nos links que o site possuía, mas nesse caso, a quantidade e a qualidade eram avaliadas. Assim que análise era realizada, uma pontuação que poderia partir de zero e chegar a dez, era atribuída.

Obviamente, o zero significava um site com um PageRank ruim e o dez um site com ótimo PageRank.

Faz muito pouco tempo que essa pontuação era utilizada para medir o quanto o seu site tinha potencial, mas mais importante do que isso é o fato de que essa métrica era muito utilizada por profissionais de SEO.

A estratégia básica era: Verificar qual página do site se mostrava mais relevante através da pontuação do PageRank.

Esse dado era tão levado à serio que as mais respeitadas ferramentas voltadas para marketing e SEO exibiam esse dado aos seus utilizadores.

Ficou chateado porque você gostaria de ter a chance de utilizar essa métrica para te ajudar em seus projetos?

Ou ainda…

Não quer abrir mão de jeito nenhum dessa métrica porque ela te ajuda absurdamente no seu dia a dia profissional?

Não precisa se desesperar. Ainda bem, a internet é maravilhosa e a tecnologia está do nosso lado. Eu vou lhe mostrar algumas opções que vão te entregar métricas muito parecidas com as do falecido PageRank do Google.

Vamos às apresentações.

 

Fim da Era PageRank – Google Anuncia Mudanças

 

Fim da Era PageRank – Opções Confiáveis e Viáveis

Apesar de esse artigo estar todo em clima de RIP PageRank , não há motivos para ficar triste por dias. Você tem à disposição opções confiáveis e viáveis, basta testá-las para descobrir qual se encaixa melhor em suas necessidades.

Uma outra coisa importante que precisa ser dita é que o PageRank morreu para os usuários, mas ele continua vivendo para o Google, isso quer dizer que por mais que você não tenha mais acesso a essa métrica, o Google continua sabendo de tudo.

Sem mais delongas, vamos conhecer a seleção de opções, são elas:

  1. Seomoz: Bastante famosa no mundo SEO ao redor do planeta, essa ferramenta é uma excelente alternativa, nesse caso. Isso porque ela possui uma espécie de PageRank próprio, baseado em premissas bem parecidas com a do Google. Na ferramenta, ela é nomeada de Page Authority.

Importante: A Seomoz é uma ferramenta de utilização restrita a assinantes.

  1. MajesticSEO: Se formos considerar a base de análise utilizada pelo PageRank do Google, podemos dizer que saber a qualidade do link pode lhe dar uma bela noção sobre o nível de autoridade/relevância de uma página. Não é? Partindo desse pensamento, a MajesticSEO é uma excelente opção para você que deseja ter esse tipo de informação, isso porque, a ferramenta entrega dados muito interessantes sobre a qualidade dos links que um site possui.

 

Descobrir o nível de qualidade do link não é o bastante? Então utilize o Ahrefs para melhorar e aprofundar a qualidade da informação, ele lhe entregará dados sobre qual a página do site que possui maior autoridade/relevância.

Dica Extra: Você já utiliza ferramentas de SEO? Então verifique nas ferramentas que você já possui as funções oferecidas, há grandes chances de haver algum tipo de métrica parecida ao do PageRank.

Antes de finalizar quero ressaltar que você deve continuar trabalhando para melhorar o seu PageRank, mesmo que você não tenha mais acesso à pontuação, pois na verdade, você estará direcionando seus esforços para melhorar a relevância e a autoridade do seu site/página.

E tem mais, o Google continua vendo qual é o seu PageRank e pode utilizá-lo para te avaliar na hora de realizar o ranqueamento.

Está feito! Espero que esse material tenha sido de imensa valia para você e que, sobretudo, tenha suprido suas necessidades e expectativas quanto ao assunto proposto.

Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato comigo, para isso, basta deixar a sua pergunta abaixo, nos comentários, ou pelas redes sociais. Tenha certeza que eu lhe retornarei com o maior prazer, inclusive, me esforçando ao máximo para lhe trazer possíveis soluções para os seus questionamentos.

Volte sempre que quiser ou precisar, o Mestre do Adwords estará sempre de portas abertas para você!

Desejo-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí.

Forte Abraço.

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