ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Ferramentas para planejar uma campanha

O grande desafio de quem tem a missão de planejar uma campanha no Google Adwords é encontrar a forma correta de consumo de seu público alvo. Isso porque, a variação do comportamento irá implicar diretamente na forma que iremos executar nossas estratégias.

Existem diversas formas de você conseguir mensurar esse comportamento e, assim, traçar uma estratégia muito mais assertiva e interessante para atrair melhores resultados.

Sabemos que para alguns, descobrir como é esse comportamento do público parece ser algo impossível, não é mesmo? Porém, com as ferramentas corretas é possível encontrar todas as respostas para as suas perguntas.

Nós, do blog do Mestre do Adwords, temos uma missão muito forte partilhada entre todos da equipe que é o dever de ensinar você a dominar o Google Adwords. Então, preparamos um conteúdo completo com as melhores ferramentas para planejar campanha.

Aproveite ao máximo cada detalhe, pois isso irá te ajudar a ter resultados surpreendentes.

Vem com a gente!

 

Ferramentas para planejar uma campanha

 

Quais as melhores ferramentas para planejar uma campanha?

Atualmente, existem uma porção de ferramentas que foram criadas para te ajudar a compor sua campanha desde o início, porém vamos começar trabalhando com as ferramentas indicadas pela plataforma do Google Adwords que estão disponíveis dentro do seu painel.

Para ajudar os anunciantes, o Google Adwords preocupou-se em estruturar diversas ferramentas e, com isso, dar um turbinada a mais em cada campanha criada. Dentre as principais ferramentas que podem te ajudar a planejar suas campanhas estão:

  • O planejador de palavras-chave;
  • E o Planejador da rede de Display.

Nós iremos mostrar um pouco mais sobre cada uma em detalhes e explicar qual é a melhor forma de usá-las!

Vamos?

 

Planejador de palavras-chave

Essa é uma das ferramentas internas no Google Adwords mais conhecidas por quem anuncia na plataforma. Aliás, até por quem não anuncia ela é bastante usada, já que trata-se de um produto original Google e que possibilita encontrar termos de busca bem específicos de cada nicho.

Você deve pensar no planejador de palavras-chave como um caldeirão de ideias, onde você jogará um termo e conseguirá ver o volume de busca mensais, palavras relacionadas, palavras cauda longa e até mesmo termos exatos.

O que isso significa? Que é uma das principais ferramentas capazes de turbinar suas campanhas, afinal é tomando como base as palavras-chave que mais se relacionam com o seu negócio que será possível ter melhores resultados.

Destacamos as principais vantagens de se usar o planejador de palavras-chave do Google Adwords:

  1. Métricas precisas: Esse é uma das grandes vantagens da utilização do Planejador de palavras-chave. Como ela é uma ferramenta que trabalha dentro do Google Adwords, será capaz de lhe dar resultados precisos sobre a escolha dos termos utilizados nos anúncios. Então, você conseguirá ver com precisão quais são as palavras que estão convertendo, quais são aquelas que estão lhe trazendo tráfego desqualificado e demais detalhes que são extremamente importantes para você conseguir fazer a definição de seus lances e de seu orçamento diário;
  2. Pesquisa de termos: Um dos grandes trunfos do planejador é ajudar você com ideias de pesquisas ou termos. Por vezes, abrimos o planejador com uma palavra certa em mente, porém ao começar a estudar os resultados dados, começamos e entender que existem termos tão bons quanto o que tínhamos escolhido que, por vezes, custam menos e dão possibilidades maiores de uso do orçamento. Existe ainda a opção de agrupar as palavras por grupos de anúncios, o que irá lhe economizar um tempo precioso, já que não haverá a necessidade de fazer todo o processo de forma manual.

Viu como o planejador é uma arma forte em busca dos melhores resultados?

Agora iremos conhecer o planejador de rede de display!

 

Ferramentas para planejar uma campanha;

 

Planejador de Rede de Display

Muitos não devem saber o que é o planejador de rede de display, não é mesmo? Alguns até podem, nem mesmo, ter ouvido falar sobre ele…

Na realidade, isso não é nenhuma surpresa para nós, pois todos acabam dando tanto destaque para o planejador de palavras-chave que ele fica um pouco mais de canto, porém é tão importante e útil como o outro.

Sua principal função é fornecer ao anunciante ideias para que ele execute sua campanha de rede de display da melhor forma possível, sempre despertando o interesse do usuário. Então, ele irá se basear na página de destino para dar ideias que ajudem as melhorar diversos aspectos como:

  • Alcance;
  • Conversão;
  • Engajamento;
  • Impressão.

As vantagens de utilização desse planejador são:

  1. Estimativa de custos e impressões: Esse é um dos recursos mais fantásticos que esse planejador oferece, pois ele toma como base suas campanhas antigas para lhe dar um resultado aproximado sobre os custos que terá com seus novos anúncios e, ainda, a probabilidade de impressão que eles terão;
  2. Formas de segmentação: Como dito acima, esse planejador lhe ajuda com ideias para que suas campanhas fiquem mais próximas de seu público alvo, então ele irá lhe dar diversas opções de segmentação para que você possa escolher a que mais faz relação com a sua campanha. Isso lhe ajuda a planejar muito melhor seus anúncios e até a ter insights para melhorar seus resultados.

 

Na realidade, o ideal é que você procure sempre utilizar ambos os planejadores, pois juntos eles fazem uma composição perfeita e dão uma implementada sensacional em cada nova campanha criada.

Ao anunciar, ambas as ferramentas não tem qualquer custo ao anunciante, pois foram criadas, justamente, para lhe auxiliar a compor suas campanhas.

O que tem ocorrido e que anda gerando algumas dúvidas em seus utilizadores é mais sobre o planejador de palavras-chave que mudou a entrega de resultados para não anunciantes.

Recebemos algumas perguntas sobre esse assunto e gostaríamos de esclarecer para que você fique por dentro de tudo que está ocorrendo no Google Adwords.

 

Ferramentas para planejar uma campanha.

 

A mudança de utilização no planejador de palavras-chave

Quem utiliza o planejador de palavras-chave do Google Adwords todos os dias, pode ter sentido uma mudança de alguns meses para cá na forma com que a ferramenta tem entregado os resultados, não é mesmo?

Muitos disseram que a ferramenta passaria a ser paga ou até mesmo que ela não iria mais existir. Bom, não é nada isso…

O que ocorre é que o Adwords mudou um pouco a política de uso do planejador, mais ele continua sendo acessível e gratuito para quem desejar utilizá-lo.

A questão foi que anteriormente, ele entregava resultados exatos de buscas mensais para os termos de buscas pesquisados, porém agora para incentivar que mais usuários anunciem, eles resolveram dar um resultado menos preciso.

Se você pesquisar um termo de busca agora na ferramenta, irá perceber que os resultados apareceram como “entre X e Y buscas mensais”, porém essa variação pode ser bastante abrangente, afinal entre 5 mil e 100 mil buscas, transforma uma palavra-chave de baixa concorrência em uma de média concorrência, concorda?

Só que não tem jeito, para ter acesso novamente a precisão você terá que anunciar, nem que seja um valor de R$10,00 e acredite, vale a pena pelo volume de informações que você conseguirá com isso.

 

Esperamos ter ajudado, mais uma vez, e lhe convidamos a seguir o Blog do Mestre do Adwords nas redes sociais e no Youtube.

Estamos a sua disposição!

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