ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Fazer Podcasts é uma boa estratégia para meu negócio?

Os Podcasts estão ganhando espaço no mercado digital cada vez mais. Com uma aderência crescente no Brasil, países como Estados Unidos já utilizam essa estratégia há algum tempo.

O interessante disso tudo é que com uma simples pesquisa nós podemos entender quais são as promessas de um podcast nos resultados de um negócio.

Basicamente, eles oferecem a possibilidade do aumento da autoridade, além de criar uma conexão forte com o público, gerando uma audiência fiel, fortalecida na credibilidade.

O engajamento também faz parte do pacote de benefícios, mas será que todos os negócios conseguem se beneficiar fazendo Podcasts?

É o que hoje nós queremos conversar com você. Vem com a gente!

 

Fazer Podcasts

 

#O que é um Podcast?

Antes de qualquer coisa, é muito importante que você saiba exatamente do que se trata um podcast.

Nós temos quase certeza que você já deve ter se deparado com algum ao longo da sua vida, pois eles são cada vez mais populares…

Basicamente, um podcast pode ser comparado a uma estação de rádio, onde é feita uma transmissão por voz.

Por outro lado, antes que você pense que terá que comprar um série de equipamentos, o Podcast pode ser feito em qualquer lugar, até mesmo do seu escritório ou da sua casa. Isso porque ele não precisa ser necessariamente ao vivo, basta gravá-lo e pronto.

Quais as vantagens de fazer um podcast?

Como você viu, a autoridade, a conexão, o engajamento e a credibilidade são garantidas quando você oferece um podcast de qualidade, mas outras estratégias no mercado digital também conseguem oferecer isso, não é mesmo?

  • Porque então que os Podcasts poderiam ser mais vantajosos?
  • Quais diferencias que eles trazem?

Nós vamos lhe mostrar! Olha só:

  • Maior alcance: Por ser um conteúdo de fácil consumo, isso quer dizer, pode ser ouvido de qualquer lugar, até mesmo enquanto se faz um trajeto de carro, ele consegue alcançar mais pessoas. Como você sabe, o tempo hoje é muito valorizado, então cada vez mais as pessoas estão preferindo conteúdos dinâmicos, rápidos e práticos e, com certeza, esse é o caso do Podcast.
  • Versatilidade: O formato do Podcast permite que você ofereça um conteúdo versátil e com muita qualidade. Por ser uma “transmissão” de áudio, você conseguirá fornecer ensinamentos, informações relevantes, enquanto comunica e gera conexão.

O grande diferencial é que você acaba oferecendo a possibilidade do seu público alvo aprender e se informar de maneira mais dinâmica, não necessariamente precisando parar tudo que estão fazendo para isso.

Oferecer entretenimento também é uma possibilidade por meio de Podcasts, tudo irá depender de qual será a sua estratégia e, claro, seu perfil de público.

Se você pudesse aproveitar um podcast de qualidade enquanto enfrenta o trânsito caótico no trajeto para o seu trabalho ou para a sua casa, você provavelmente, o ouviria, não é?

 

Fazer Podcasts,

 

A mesma coisa acontece com as outras pessoas, pois é um meio de entretenimento que pode ser educativo, descontraído ou informativo.

Além disso, o hábito de ouvir rádio é comum entre a maioria das pessoas, mesmo que seja enquanto dirigem, concorda? Isso, sem dúvidas, facilita a aderência desse formato.

Vendo tudo isso, você deve estar interessado em saber como aplicar esse tipo de estratégia em seus negócios, não é mesmo?

A gente vai te contar tudo…

#Como aplicar a estratégia de Podcasts ao meu negócio?

Primeiramente, é importante que você saiba que existem diversos tipos de Podcasts, mas se você souber escolher um que seja a “cara” do seu público, certamente ele lhe entregará o pacote completo de benefícios.

Como falamos anteriormente, os Podcasts podem ser informativos, de entretenimento, voltados à ensinamento sobre determinado nicho e tudo mais, por exemplo:

  • Você pode criar um podcast para ensinar as pessoas a criarem campanhas de Adwords.
  • Você pode criar um podcast para informar as pessoas sobre as novidades e atualizações sobre o Google Adwords.
  • Você pode criar um podcast para entrevistar profissionais referências de links patrocinados do Google.

Percebe que em todos os casos, independente, do formato, você estará entregando conteúdo de valor?

É exatamente isso que faz com que o público se conecte com sua marca, pois é uma maneira de retribuir o grande serviço que você está oferecendo sem “pedir nada em troca”.

As informações entregues por meio do podcast também tem o poder de despertar desejo de consumo nas pessoas, talvez, em investir no Adwords para obter os resultados informados nas entrevistas ou em se tornar um profissional e, portanto comprar cursos que eventualmente você venda…

As chances de você conseguir um bom aumento do volume de tráfego em seu site também são grandes, afinal, você estará doutrinando o público, que posteriormente pode ter interesse em entrar no seu site para saber mais sobre o assunto ou procurar mais informações para comprar algo que você divulgou por meio de conteúdos relevantes.

Você deve estar com a cabeça fervendo de ideias, não é? Agora, será que o podcast serve para seu negócio?

Vamos ver…

 

podcast

 

#O Podcast serve para qualquer negócio?

Apesar do grande potencial de aceitação desse formato em geral, é muito importante que você, antes de investir nessa estratégia, procure uma resposta com o seu público alvo.

Não adianta criar algo extraordinário, se o seu público não consome conteúdos desse tipo. Concorda?

Então para você saber se o Podcast serve para o seu negócio, faça um bom estudo de público alvo.

Bons indicativos de que o seu usuário consumiria um podcast do seu negócio são:

  • Há interação em seus conteúdos, com perguntas, abertura de discussões sobre temas relacionados…
  • Altas buscas sobre temas que você trata.

Para descobrir sobre o que seu público busca, basta analisar o volume de pesquisa em determinadas palavras-chave e termos ligados aos assuntos que o seu negócio transita.

Se você descobriu que essa é uma boa estratégia para seu negócio, então você deve começar a ação definindo os temas que vão ser abordados, mas não se esqueça de usar como base o seu estudo de público alvo.

Pense também na melhor linguagem, abordagem, tempo de duração do Podcast, entre outras coisas importantes para atender às características de consumo do seu alvo.

É isso! Em breve também disponibilizaremos um conteúdo sobre como montar Podcasts, ok? Continue conferindo nosso blog!

Ficou com alguma dúvida? Então escreva para nós, será um prazer poder lhe ouvir.

Forte Abraço.

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