ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)
Cadastre seu e-mail para receber dicas fantásticas de Google Adwords (GRÁTIS)

Facebook Watch – O que é e Como Funciona?

É bem possível que você já tenha ouvido falar no Facebook Watch. Principalmente, porque ele foi assunto bastante discutido nos últimos dias.

  • Mas, você sabe o que é e como funciona o Facebook Watch?

Não? Tudo bem… Fique tranquilo, pois hoje, o Mestre do Adwords está aqui para lhe contar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Basta nos acompanhar até o final desse conteúdo.

Bem, você já percebeu que há uma época do ano em que a maioria das empresas começam anunciar novidades?

Esse período pode variar, é verdade, mas parece que estamos bem no meio de um. Já falamos bastante aqui sobre as apostas da Google, atualizações de plataformas e serviços e outras coisas relacionadas.

Percebeu?

Mesmo já sendo bastante coisa, isso não é tudo, já que estamos recebendo uma enxurrada de conteúdos de lançamentos, informações sobre novos projetos e apostas um tanto quanto ousadas, nos últimos dias.

Enfim, ao que tudo indica, a bola da vez é que Mark Zuckerberg está aprontando de novo. Só que agora, seu alvo não é mais o SnapChat e sim o Youtube.

Ficou curioso para saber, não é?

Então vem com a gente e desvende o Facebook Watch por completo!

facebook-watch

Facebook Watch – O que é?

Como você já deve imaginar, o Facebook Watch é a mais nova aposta que Mark Zuckerberg resolveu investir.

Trata-se, basicamente, de uma plataforma de vídeos que deve bater de frente com o líder de mercado até o momento, o Youtube, da Google.

Tá bom ou quer mais?

Então tem mais. De acordo com o projeto, Mark quer ir além, chegando a competir também com a famosa Netflix, a principal plataforma de streaming do mundo.

O páreo é duro? Com certeza, mas a gente sabe muito bem das capacidades do desafiante, não é?

Há poucos meses atrás vimos que ele promoveu uma verdadeira queda no SnapChat, após replicar o recurso em seus principais produtos, como o Facebook e o Instagram.

Não tem como prever o quanto a nova plataforma será impactante à ponto de brigar com as líderes atuais, mas as expectativas já partem de um nível bem elevado.

Concorda?

Bom, o anúncio da novidade aconteceu no dia 9 de agosto de 2017 e segundo comunicado oficial, o Facebook Watch será uma espécie de página que só aceitará conteúdos originais e em formato de vídeo.

Ou seja? Algo muito próximo dos canais do Youtube. Reservando a parte do conteúdo exclusivo à Netflix, que se destaca nesse aspecto.

Falando nisso, há informações apontando que o próprio Facebook vai investir em produções originais, como a Netflix já produz.

Interessante, não é?

Resumindo, o Facebook Watch será uma plataforma voltada às produções de conteúdos originais, que terá versões disponíveis tanto para o desktop, quanto para mobile e Smart TV.

Ficou animado para saber como vai funcionar tudo? Então confira à seguir.

Facebook Watch – Como Funciona?

Facebook Watch

Antes de qualquer coisa, é importante que você saiba que o Feed do seu Facebook se manterá intacto.

Como dissemos acima, o Watch será uma página exclusiva para os conteúdos em formato de vídeos.

A plataforma dedicada será dividida em duas abas bases. Uma será a Discover e a outra Watchlist.

A Discover funcionará como o Feed tradicional do Facebook, mas com a vantagem de que você a acessará para procurar novos conteúdos, para descobrir vídeos.

Nela, você terá acesso à produções de canais mais famosos, em alta e, até, vídeos ao vivo de grande interação.

Tudo não será apresentado aos usuários como uma bagunça, pois haverá seções e categorias para que você encontre conteúdos que tem interesse. De forma bem organizada, você poderá acessar abas, como:

  • Vídeos com mais comentários
  • Vídeos que estão alegrando as pessoas.
  • Vídeos que seus amigos assistiram.

Entre outras que ainda não foram divulgadas.

Sem dúvidas, você vai querer interagir com esses conteúdos, então será possível fazê-lo com as mesmas reações que você já conhece do Facebook, além de publicar comentários, formar e integrar grupos exclusivos sobre o vídeo.

Já na Watchlits, você encontrará aqueles conteúdos mais personalizados. Isso quer dizer, uma aba completa com diversos materiais, onde a classificação é baseada no seu comportamento como usuário.

Você terá sugestões com base nas suas preferências, no que curtiu, interagiu, compartilhou e, claro, assistiu anteriormente.

É como se fosse um feed particular, onde há sugestões de conteúdos que você pode gostar de consumir.

Depois de saber de tudo isso, talvez, você esteja se perguntando:

  • Porque o Facebook está fazendo mais uma plataforma de vídeos?
  • Quais serão as pretensões desse projeto, uma vez que nós já assistimos vídeos na rede social?

Nós não podemos lhe afirmar com certeza, mas sem dúvidas podemos apontar um caminho para que você chegue a uma conclusão.

Quais as possíveis pretensões do Facebook com o Watch?

FacebookTV

É normal que a gente fique pensando por esse aspecto, já que somos impactados com essas mudanças, inclusive, pela questão profissional.

Como falamos há pouco, nós não podemos apontar com 100% de certeza uma razão para o Facebook investir em uma nova plataforma de vídeos, mas com a experiência nesse universo, podemos chegar perto.

Enfim… Analisando o entorno e aproximadamente, podemos dizer que, primeiramente, o Facebook não encara sua rede social como especificamente uma plataforma para consumir vídeos, ele é só mais um tipo de conteúdo no feed.

Então, criar uma plataforma exclusivamente para esse formato faz com que haja também um novo espaço para veicular publicidade, o que geraria mais parcerias, mais anunciantes interessados e consequentemente faturamento maior para o Facebook.

Com certeza, há outras coisas em jogo, mas nós temos que concordar que somente o aumento de faturamento já é um grande motivo para apostar na plataforma.

Agora é esperar para ver! As informações mais detalhadas ainda não foram divulgadas, nem mesmo, com relação ao lançamento oficial.

Tudo o que sabemos é que o Facebook Watch ainda está passando por testes com parceiros muito bem selecionados. Entre eles, a BuzzFeed e o Tastemade.

E aí, qual a sua opinião sobre a nova plataforma de vídeos do Facebook?

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você.

Até a próxima!

Forte Abraço.

DESCUBRA OS SEGREDOS DO ADWORDS

Cadastre-se para receber novos conteúdos do meu Blog!

Mestre do Adwords © Todos os Direitos Reservados - 2015 | Desenvolvido por  Blueberry - Soluções Digitais

VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog
VOCÊ GOSTARIA DE REDUZIR EM ATÉ 70% SEUS CUSTOS NO GOOGLE ADWORDS
Preencha seus dados abaixo:
MUITO OBRIGADO!
Seu e-mail está sendo enviado, nós lhe enviaremos o link do ebook em poucos minutos.
Voltar ao blog