ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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5 ações para evitar abandono de carrinho

Para donos de e-commerce ou profissionais que trabalhando no gerenciamento de plataformas de lojas virtuais, o abandono de carrinho é o verdadeiro terror, afinal prova que a estratégia não funcionou tão bem quanto deveria.

Sabemos que de nada adiantar fazer com que um usuário se transforme em lead, acesse nossa loja, passe por todas as etapas da jornada e no final, abandone o carrinho. Isso mostra uma clara perda de tempo, mas então o que fazer?

Uma pesquisa realizada pela Ve Interactive, mostrou que os e-commerces brasileiros enfrentam uma média de 83,7% de abandono de carrinho anualmente. Uma taxa dessas é muito alta e acaba prejudicando o resultado de seus negócio de uma forma muito intensiva.

Fique calmo, pois o blog do Mestre do Adwords sabe como ajudar você! Existem algumas ações que podem ser praticadas e que irão te ajudar a evitar abandono de carrinho de uma forma muito mais assertiva.

O primeiro passo é se colocar no papel do seu consumidor, entendendo quais são os motivos que podem levar a essa atitude. Já sabemos que sites lentos, processos mal feitos e até mesmo a falta de informação pode levar a isso.

Para deixar tudo mais claro para você, separamos 5 ações para evitar abandono de carrinho que vão mudar a forma com que você lida com isso!

Preste muita atenção!

 

carrinhos-abandonados

 

1º Ação – Aposte em uma mensagem de abandono

Uma das formas mais simples e básicas para evitar o abandono de carrinho é investir em overlay. Na verdade, é algo muito utilizado hoje e você já deve ter se deparado com mensagens desse tipo um milhão de vezes, não apenas em e-commerces e lojas virtuais, mas também sem sites comuns.

É utilizar alguma ferramenta de automação que deixe uma mensagem divertida ou engraçada no momento em que o usuário deseja fechar a página ou então, quando o curso é dirigido para um local fora do botão de finalização.

Muitas lojas virtuais, como forma de incentivar a ação de compra, colocam mensagens com um cupom de desconto, um brinde ou qualquer coisa que faça essa pessoa repensar a saída e quem sabe, voltar e finalizar.

Nosso único alerta é que você tome cuidado com o que irá dizer ali, pois pode acabar soando apelativo demais ou então, como algo enganoso que só é dado quando o cliente está quase desistindo. Logo, faça alguns testes para entender o que melhor se encaixa ali.

 

2º Ação – O famoso e-mail de recuperação

Novamente, através de alguma ferramenta de automação, você pode já deixar programado algum e-mail de recuperação com os produtos que ele colocou no carrinho, mas acabou não levando.

Então, você fará a programação para que quando o abandono ocorrer, esse e-mail seja enviado de forma automática para a sua caixa.

Nesse momento, vale a pena também incentivar essa recuperação, por exemplo, dando descontos expressivos, oferecendo um item de complemento com um valor atrativo ou mesmo, algum brinde ou bônus na aquisição.

Quando o cliente vê uma vantagem, as chances de que ele realmente converta são bem maiores e se você for pensar que isso quase ocorreu há instantes atrás, tudo fica mais simples de ser concretizado.

 

evitar abandono de carrinho

 

3º Ação – Proporcione vantagens

Sabemos que fazer com que um usuário chegue até o nosso e-commerce ou loja virtual já é um grande desafios, pois as ofertas no mercado são as mais diferencias possíveis. Temos que lidar com preços menores, outros benefícios e mais uma porção de fatores que estão muito além do nosso controle. No entanto, se você já conseguiu fazer com que essas pessoas cheguem até você, estará a um passo à frente de conquistar a conversão.

Bom, se elas chegaram aqui sua loja virtual, percebe-se que algum diferencial você tem, afinal opções não faltaram para eles no meio do caminho, concorda? Porém, não ache que só atrair esse tráfego é o suficiente, as pessoas só irão comprar de você se conseguirem enxergar que a sua frente existe uma oferta incrível.

Não deixe apenas que a interpretação fale por si só, pois na maioria das vezes não funciona. Proporcione a vantagem e deixe isso muito claro. Então, mostre que a sua entrega é expressa, que o seu frete é grátis, que você bate qualquer preço do mercado e qualquer outro fator que te dê destaque e lhe coloque a frente.

 

4º Ação – Invista em um atendimento de peso

Por mais bobo que isso pareça, muitos abandonos de carrinho ainda correm pelo fato do comprador ter algum problema ou dificuldade em realizar a finalização de compra, seja pela forma de pagamento, aprovação do cartão de crédito ou mesmo, pela dificuldade de escolher o item de desejo.

Sabendo disso, além de uma seção de dúvidas completa que já responda ali a maioria dos questionamentos existentes, prepare para ter um equipe de atendimento ativa, independente do canal de comunicação que escolher.

Você vai perceber que com uma equipe de atendimento efetiva e participativa, a taxa de abandono de carrinho vai diminuir significantemente, pois ai invés de eles desistirem da compra, vão buscar informações.

 

shopping-cart

 

5º Ação – Tenha um processo de finalização simples

Muitos usuários abandonam seus carrinhos por encontrar grande dificuldade na finalização da compra. Então, previna-se antes e trabalhe processos de finalização bem simples que façam a utilização de poucos passos.

Esqueça aquele negócio que formulários gigantescos, cheios de itens e com diversas opções de preenchimento. O usuário não tem nem tempo e nem paciência para isso. O que ele quer é escolher o item, escolher a forma de pagamento, preencher os dados de envio e aguardar a aprovação. Algo além disso acaba impedindo as vendas.

Agora que você já sabe, planeje para que as ações tornem-se mais simples e práticas!

 

São essas as 5 ações para evitar o abandono de carrinho que você pode começar a praticar hoje mesmo em seu e-commerce ou loja virtual.

Ficou com alguma dúvida? Manda para cá!

Te aguardamos em breve, novamente!

 

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