ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Estudo de Caso – O que é e como fazer um corretamente?

Se você já frequenta o mercado digital há algum tempo, sem dúvidas, já ouviu falar sobre o estudo de caso. Especialmente, se você já atuou ou teve contato com o marketing.

O que talvez você não tenha certeza ainda é do que ele, realmente, se trata. Certo?

Nós, do Mestre do Adwords, entendemos que é muito importante que você saiba o que é um estudo de caso, de maneira simples, mas precisa.

Afinal, só dessa maneira, você saberá como fazê-lo e, assim, utilizar suas vantagens em seus negócios e estratégias.

É, por isso, que criamos esse conteúdo. A ideia é te ajudar a entender perfeitamente o que é um estudo de caso e como fazer um corretamente.

Ficou interessado? Então não fique parado aí. Aproveite todo o material!

 

Estudo-de-Caso

 

O Estudo de Caso e o Inbound Marketing

Antes de irmos direto ao ponto e te dizer com todas as letras do que se trata o estudo de caso, é muito importante que você saiba as ligações que ele possui, que no caso, farão toda a diferença na hora de entendê-lo.

Preste bem a atenção!

Se você tem certa experiência no Marketing Digital, sabe que as estratégias mais bem sucedidas são aquelas que consideram o comportamento e a relação com o potencial cliente. Certo?

Atualmente, uma das estratégias que mais dão resultados é aquela que envolve técnicas do Inbound Marketing.

Você pode estar se perguntando nesse momento:

Calma, você vai entender! Acompanhe com a gente…

No Inbound um dos pilares é a nutrição de valor do público alvo. Isso quer dizer que para alcançar o objetivo, a conversão, é necessário considerar o comportamento do público que se deseja atingir para então oferecer algo que os interesse.

E a partir disso, separá-los em grupo, de acordo com o momento em que ele está, em que etapa do funil ele se encontra.

Isso não quer dizer produtos, serviços. Não! Estamos falando de nutrição de leads, de conteúdo, de valor, de ajuda, construção de relacionamento.

Lembra dos famosos topo, meio e fundo do funil de vendas? Por exemplo:

  • Aqueles potenciais clientes que se interessam por conteúdos mais aprofundados, que falem mais do que você oferece, produto, serviço e sobre sua marca, provavelmente, estão no fundo do funil.

Eles estão tentando descobrir se as suas “ofertas”, se a sua empresa, são, realmente, o que ele precisa.

Para ajudar o lead do fundo do funil a ultrapassar a barreira que o impede de converter, há diversas estratégias. Como um Webinar, um estudo de caso

De modo geral, trata-se disso. Considerar o momento de consumo em que o seu potencial cliente se encontra para então adotar uma ação eficaz.

E é justamente nesse momento que entra o estudo de caso. Para que você consiga fazer um estudo de caso adequadamente, será obrigatório considerar as etapas do funil de vendas.

Se você ainda não tem ideia do que se trata um estudo de caso, a gente te explica.

Vem!

Afinal, o que é um estudo de caso?

Estudo de Caso .

Muito provavelmente você irá se surpreender como a conceituação de um estudo de caso.

Isso porque, ao contrário do que muitos dizem, trata-se de algo bastante simples.

De modo geral e objetivo, um estudo de caso também pode ser chamado de Case de Sucesso.

Trata-se de um termo no marketing para designar uma história de destaque, de sucesso, que deu certo, que atingiu o objetivo ou ultrapassou as expectativas positivamente.

A história pode ser um exemplo de sucesso de um cliente, de um produto da sua marca, de um serviço lançado pela sua empresa que fez com que um cliente seu alcançasse resultados surpreendentes. Enfim!

Agora que você já sabe do que se trata, certamente, deve estar interessado em como fazer um estudo de caso corretamente. Acertamos?

Então confira as dicas à seguir.

Dicas para fazer um estudo de caso corretamente

No início, falamos sobre a importância de considerar a posição dos seus potenciais clientes e consumidores com relação ao funil de vendas. Lembra?

Bem, isso será usado e muito na hora de criar seu estudo de caso, uma vez que ele precisa ter um direcionamento assertivo.

Apesar do Case de sucesso ser da sua empresa, o foco não será ela e, sim, o seu público alvo.

 

dados-Estudo-de-Caso

 

Se você não tem internamente nenhum caso de grande sucesso, será necessário que você selecione um cliente que tenha obtido resultados bastante positivos com os seus serviços ou produtos.

É importante ressaltar que esse tipo de estudo de caso acaba sendo ainda mais poderoso, pelo fato de se tratar de uma história de terceiros, apoiada como uma espécie de prova social.

Como qualquer outro tipo de estratégia eficaz, você precisa saber:

  • Qual o perfil do seu público alvo? Em qual momento ele está?
  • Qual o formato de conteúdo mais adequado para apresentar o estudo de caso?
  • Qual o principal objetivo da apresentação do Estudo de Caso?

Com essas informações em mãos, chegou o momento de selecionar as possíveis histórias de sucesso para contar. Para tal:

  • Na hora de selecionar esse case, procure analisar profundamente os feedbacks positivos que recebeu.
  • Escolha histórias reais e que condizem com o objetivo e o momento do público alvo.
  • Depois de selecionar as opções, entre em contato com os escolhidos.

É muito importante que nesse contato você se aprofunde, conheça de perto a história, nada de formalidades. É importante que você tenha material relevante e rico o suficiente para contar a história de modo a conectar as pessoas.

Para facilitar e conseguir informações interessantes o suficiente para criar o seu estudo de caso, faça perguntas como:

  • Quais as principais barreiras que você enfrentava antes de utilizar o nosso produto ou serviço?
  • Como a nossa solução ajudou a sua empresa?
  • Quais foram os pontos que te levaram a escolher a nossa solução?
  • Houveram dificuldades na hora de utilizar o nosso produto ou serviço?
  • Como você chegou até nós?
  • Quais foram os resultados atingidos após o implemento da nossa solução?

 

É isso! Considere outras perguntas pertinentes para entender melhor como a sua solução levou a empresa ao sucesso.

Esperamos ter lhe ajudado. Dúvidas? Entre em contato com a gente.

Forte Abraço.

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