ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Você já tem uma estratégia traçada?

Estratégia é um assunto sempre muito polêmico e que causa muitas noites de sono perdidas, não é mesmo? Quem é dono de seu próprio negócio ou então, quem quer entrar para o ramo do empreendedorismo precisa usar a estratégia como sua forte aliada para gerar resultados e aumentar as conversões que já possui. No entanto, se não faz ideia de por onde começar a traçar sua estratégia pode ficar tranquilo, é justamente sobre isso que falarei nesse conteúdo.

 

estratégia traçada.

 

Já de cara, posso lhe garantir que não existe a forma certa de fazer um planejamento estratégico, pois essa tarefa é algo muito pessoal, onde cada um acaba criando sua forma de trabalhar, uma vez que, cada organismo funciona ao seu modo. Por exemplo, existem pessoas que sentam em sua mesa de escritório e optam por só levantar depois que tiver toda a estratégia traçada. Outras preferem deixar fluir e acabam tendo insights durante todo dia, assim pouco a pouco vão criando seus fluxogramas. Acredito que não importa a maneira com que se faça, o importante é ter uma estratégia definida e segui-la.

Gravei um vídeo que tudo tem a ver com o que falei acima. Já tinha tido a oportunidade de falar sobre objetivos e estratégias, há um tempinho atrás, e me surpreendi ao ver esse vídeo ainda tão atual e informativo, portanto essa é minha indicação relacionada ao que vamos tratar ao longo do conteúdo, então tire menos de 5 minutinhos para assisti-lo, garanto que valerá a pena e será um complemento excepcional!

 

 

Lembre-se sempre: “Todo o artista já foi um amador”, sendo assim, mesmo que você esteja dando os primeiros passos, siga com a leitura até o final, ele irá te proporcionar informações ótimas.

Você pode me perguntar: “Tiago, eu tenho uma ideia que julgo excelente, mas não sei como traçar minha estratégia. Por onde começo?” Justamente pensando nesse tipo de pergunta e nas pessoas que a levantam, dediquei alguns dias para criar esse artigo. Confesso que foi um dos assuntos mais delicados que já criei, pois precisei ouvir diversas opiniões.

Para começar, vamos abordar um pouco sobre a importância de ter uma estratégia para seguir. Acredito que seja a melhor forma de iniciar esse assunto, pois assim consigo te passar de forma bem prática suas aplicações. Vamos lá?

 

Importância de ter uma Estratégia

 

Você já tem uma estratégia traçada

 

O primeiro ponto que quero abordar é a questão da importância de traçar uma estratégia focada em seu objetivo. Falo isso, pois vejo muitas pessoas com estratégias que pretendem alcançar diferentes resultados para diferentes itens usando uma estratégia pontual e única. Se você pensa em fazer isso ou se já está fazendo, pare tudo agora e leia esse material até o final.

A estratégia é tão importante quanto o produto que você irá comercializar na sua loja, sabia? Isso porque nada irá adiantar ter os melhores produtos do mercado, com os preços mais baixos, se os possíveis compradores nem sabem da sua existência. Você acabará ficando com o estoque lotado, mas com os lucros quase zerados.

Defina qual objetivo você quer alcançar e depois trace maneiras de alcançá-lo, só assim você conseguirá obter uma estratégia eficiente.

Pergunte á você:

  • Quero conquistar novos clientes?
  • Quero fidelizar meu público?
  • Quero vender mais?
  • Quero vender constantemente?

 

Diga-me, o que você quer? Essa pergunta precisa ser respondida de forma rápida, clara e bem objetiva. Só assim você conseguirá começar a mudar os rumos de seus negócios.

É a sua estratégia que te dará a direção a seguir, nada irá adiantar ter capital de investimento, publicidade, funcionários treinados se você não sabe como usar essas ferramentas a seu favor.

Pense nisso antes de seguir. Será que não está na hora de mudar e fazer diferente? Eu fico muito preocupado em ver as pessoas errando sempre no mesmo ponto, isso porque é preciso aprender com os erros, é preciso evoluir e pensar antes de tomar uma atitude, senão o único prejudicado será você.

Você é o único responsável por suas atitudes, bem como por seus resultados!

Já sabemos que sem uma estratégia eficiente é praticamente impossível ter bons resultados em nossos negócios, não é mesmo? E tenho certeza que você não quer contar com a sorte para obter bons resultados. Sendo assim, resolvi listar para você alguns pontos que devem ser analisados na hora de montar sua estratégia.

Vamos lá?

 

Criando uma estratégia!

Acredito que esse seja o tópico principal desse conteúdo, pois mais interessante do que saber a importância de se trabalhar com uma estratégia embasada e adequada ao seu negócio é saber criá-la. Isso lhe garante que os resultados cheguem de forma mais certa.

 

Você já tem uma estratégia traçada.

 

Foi justamente por esse motivo que escolhi alguns pontos que ajudarão você a criar uma estratégia que tem a cara de seu negócio.

  1. Aceitação do Produto: Antes de começar a vender ou comercializar algum produto é de fundamental importância estudar incisivamente sua aceitação no mercado. Isso porque, muitas vezes, temos a ilusão de que determinado produto tem grande procura por conta de familiares, pessoas próximas ou, até mesmo, porque nós fazermos a utilização de forma constante. Agir dessa forma é um grande erro e pode te fazer fracassar sem nem ter começado. Por isso, faça uma pesquisa de mercado, veja qual o público consumidor assíduo de seu produto, confira as inovações que estão por vir e qual o planejamento de crescimento de mercado que você terá com ele. Esses são fatores fundamentais para definir a escolha de um produto e devem ser levados a sério desde o princípio. Nesse momento, deixe um pouco a ansiedade e empolgação de lado, colocando os pés no chão.
  1. Tipo de Cliente: Estudar somente o produto não é suficiente para traçar uma estratégia, isso porque o público é o seu principal combustível para atingir o sucesso. Sendo assim, procure entender o comportamento de seu cliente e as diferentes formas de abordagem para aumentar suas conversões. Lembre-se que a forma de falar, agir, induzir e oferecer funciona diferente, pois existem fatores que interferem diretamente nessa decisão, como por exemplo, regionalidade, classe econômica, interesse, estilo de vida, entre outros. Por isso, analise o que você vai vender e para quem você vai vender.
  1. Qualidade do Atendimento: A linguagem de atendimento deve sempre manter a educação e a valorização do cliente. No entanto, dependendo do produto ou serviço que você pretende oferecer será necessária uma maior aplicação. Por exemplo, pessoas que têm interesse em comprar roupa, podem ser atendidas por funcionários especializados em moda ou estilo. No entanto, clientes que queiram informações técnicas sobre um celular ou computador, irão precisar de alguém com conhecimento técnico para auxiliá-lo, concorda? O atendimento deve acompanhar a necessidade do cliente.
  1. Treinamento: O treinamento de seu quadro de funcionário é fundamental para aumentar seus resultados. No entanto, é preciso ver as reais necessidades. O que adianta treinar seu funcionário em um curso de marketing de conteúdo, por exemplo, se ele é responsável pelo setor de vendas. Claro que todo o conteúdo é importante, porém priorize as reais necessidades de sua empresa e depois de concluído, abra espaço para a especialização em outras áreas.
  1. Vantagens de Compra: Se pergunte: “Por quais motivos os clientes devem escolher comprar em minha loja e não na do meu concorrente?”. As vantagens são fundamentais para se destacar. Ofereça brindes, descontos nas próximas compras ou qualquer outro tipo de vantagem que faça com que você se destaque perante seus concorrentes. Isso fará total diferença.
  1. Publicidade: Você precisa encontrar uma forma de interagir com seu público de forma eficiente. Nesse ponto, você terá que descobrir qual são os meios de comunicações, bem como as redes sociais que eles mais utilizam para que assim, você consiga fazer-se sempre presente e engajado.
  1. Plataforma de venda: Escolher uma plataforma de venda que seja de fácil navegabilidade e que esteja adaptada ao mobile é imprescindível no cenário atual, onde cada vez mais o mercado é dominado pelo uso dos smartphones. Perder essa parcela da população é perder uma boa porcentagem de conversões, concorda?

Pronto, te passei sete dicas incríveis que irão te ajudar a traçar uma nova estratégia ou então melhorar a atual. Espero que tenha conseguido te passar a importância que essa mudança de atitude trará a sua vida.

 

stratégia traçada

 

Tenha sempre em mente que pode contar comigo para te ajudar resolver qualquer questão ligada ao Google Adwords, a vendas pela internet, criação de loja virtual, Youtube e outros assuntos relacionados.

Espero te ver em breve.

Abraços.

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