ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Será que você está certo em sua estratégia de marketing digital?

O marketing digital já não é uma possibilidade otimista e sim uma realidade concreta que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo.

O que antes era só uma estimativa, hoje está demonstrado em números efetivos. Segundo pesquisas da Gartner, Forrester, Satmetrix, Social Media Examiner, Aberdeen, CMO Survey e outras:

  • Quando você tem um canal nas redes sociais e não responde aos seus potenciais clientes, a taxa de participação média deles diminuem em 15%. O que pode indicar que o seu negócio está em queda.
  • Quase 40% dos negócios se interessam por utilizar o poder de engajamento das mídias sociais para direcionar o seu marketing de maneira mais assertiva.
  • Quase 85% dos profissionais do marketing B2B utilizam as redes sociais em suas estratégias.
  • Hoje, por volta de 8% de todo o orçamento de marketing é voltado para as redes sociais. A expectativa é que ela aumente nos próximos 5 anos para quase 20%.
  • Quando você envia e-mails segmentados de acordo com o perfil de seu cliente a taxa de conversão sobe em 10% e a de clique em 14%.
  • 80% dos usuários mobile têm preferência por anúncios locais.
  • Quando alguém de sua rede de contatos faz uma indicação de algum serviço ou produto, o impacto é tão grande que favorece a chance de conversão em 50% mais se comparado a uma indicação provinda de pessoas desconhecidas.
  • Mais de 60% dos jovens adultos compartilhariam sua localização se em troca recebem conteúdos mais relevantes.
  • Só em 2013, as campanhas de gerenciamento de lead que utilizavam, ao menos, 4 plataformas, ultrapassou em 300% as campanhas que possuem integração de, apenas, um ou no máximo dois canais.
  • Só esse ano o faturamento global de marketing mobile expandiu três vezes e meia, se comparada à 2013.
  • Até 2017, as lojas online que venderem através do mobile será detentora de quase 25% de toda a receita global gerada pelo comércio digital.

Interessante, não? Bem, nós temos uma pergunta para lhe fazer, responda com sinceridade:

  • O que você tem feito para garantir a sua fatia desse mercado tão potente?

Nós, aqui do Mestre do Adwords, sabemos que nem sempre é fácil gerenciar um negócio digital e estar sempre evoluindo, por isso, nós criamos esse conteúdo.

Isso quer dizer que, se a resposta acima não foi muito positiva ou contundente, esse material é para você, pois nós vamos te ajudar a responder uma outra questão importante:

  • “Será que você está certo em sua estratégia de marketing digital?”.

Vem com a gente e descubra!

 

estratégia de marketing digital

 

#Você tem um planejamento?

Infelizmente muita gente ignora a importância que o planejamento tem nas mais diversas áreas dos negócios, inclusive, na estratégia do marketing digital.

Surpreso? Então talvez você não esteja tão certo em sua tática. Preste bem atenção, o planejamento é o seu item de segurança para ação e se você não o tem, pode acabar tomando atitudes que se arrependerá depois, podendo arruinar todo o seu negócio.

No marketing digital especificamente, por tratar-se de retornos mais rápidos, você poderá sentir o impacto negativo quase imediatamente. Sabia?

A internet nunca dorme e o que você posta é visualizado por milhares de usuários em poucos instantes, o que pode lhe trazer uma tremenda dor de cabeça, caso seu erro seja exposto.

Cuide do planejamento da sua estratégia de marketing digital, estabeleça metas e objetivos e descreva quais ações serão necessárias para atingi-los, como se fosse um passo-a-passo para evitar problemas, falhas e consequentemente ser mais assertivo.

Além de tudo, um planejamento bem feito lhe ajudará a ser mais integrado em seus canais, o que dará mais coesão às ações do seu negócio.

 

estratégia de marketing digital.

 

#Você tem expectativas reais?

Um grande erro das estratégias de marketing é quando as expectativas de alcance estão totalmente fora da realidade.

O que acontece, talvez, é que o profissional não está tão familiarizado com o mercado, então ele passa a estipular metas e objetivos muito superiores aos alcançáveis, geralmente, pelo tempo determinado.

Qual a consequência disso? Frustações com o setor, e afirmações do tipo:

  • “Nossa, eu não consigo obter nenhum resultado interessante com o marketing digital!”.
  • “O marketing digital é uma farsa, ninguém tem retorno”.
  • “Fiz tudo certo, mas não consegui ver o retorno do que tanto investi”.

Se você já fez uma afirmação dessas ou algo parecido, pode ser porque você não está certo em sua estratégia de marketing digital.

Para contornar a situação, entenda primeiramente que para traçar objetivos e metas, você precisa estudar o seu mercado como um todo, olhando tanto para os seus concorrentes, quanto para o seu potencial consumidor e, sobretudo, para o seu próprio negócio.

O objetivo com isso é ter uma visão mais realista e a partir dela propor algo palpável. Não adianta querer conquistar 1 milhão de compartilhamentos no Facebook, por exemplo, se você não tem orçamento para investir no Facebook Ads.

Concorda?

 

estratégia de marketing digital,

 

#Você analisa suas métricas constantemente?

Não é novidade para ninguém que o Marketing Digital é tão especial e poderoso pelo fato de possibilitar que os profissionais pudessem fazer a mensuração de desempenho de suas ações de marketing com maior facilidade e frequência.

Essa função que parece ser simples, tornou as campanhas ainda mais assertivas, pois o acompanhamento das métricas podem ser feitas praticamente em tempo real, o que permite realizar otimizações com base no comportamento do público alvo.

Por exemplo, ao rodar uma campanha com dois tipos de matérias diferentes, você pode acessar os relatórios e descobrir:

  • Qual delas tem maior engajamento.
  • Qual tem maior volume de conversão.
  • Qual tipo de tráfego você está recebendo.
  • De onde ele estão vindo.
  • Qual o perfil do seu potencial cliente.
  • Qual seu ROI.

E muito mais…Genial, não é?

Muitas vezes o sucesso de uma estratégia de marketing digital está diretamente ligado ao acompanhamento das métricas, pois isso pode não só melhorar o seu direcionamento, mas também evitar grandes equívocos.

Não ter a constância nessa análise é a mesma coisa de você jogar tempo, oportunidades e dinheiro no lixo. Fique atento!

#Você atua nas plataformas certas?

Não é porque você trabalha com o mercado digital que a sua estratégia de marketing deve compreender necessariamente todas as plataformas.

Na verdade, esse é um erro muito cometido, isso porque muitos profissionais acreditam que quanto mais lugares sua marca estiver presente, melhor serão seus resultados.

Em partes, esse pensamento está correto, o problema é que você deve estar em todas as plataformas em que os seus clientes estão.

Não adianta sair atirando para todos os lados, a melhor maneira de definir isso, sem jogar, mais uma vez, dinheiro no lixo, é estudando seu público alvo para descobrir quais são os canais em que eles mais frequentam e são ativos.

O Analytics é uma excelente ferramenta para que você possa ter diretrizes confiáveis sobre quem é o seu alvo.

A partir dela, você obterá dados interessantes e esclarecedores para implementar em sua estratégia de marketing digital, tornando-a mais assertiva tanto nas plataformas que seu negócio deve investir, quanto no tipo de abordagem que deve adotar para conectar.

 

É isso! Esperamos que você tenha aproveitado mais esse conteúdo. Ficou com dúvidas? Então deixe sua pergunta no espaço para comentários abaixo ou venha conversar com a gente pelas redes sociais do Mestre do Adwords.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê por aí!

Forte Abraço.

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