ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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Dicas para melhorar sua estratégia de atendimento ao cliente

Muitos buscam melhorar seus resultados, avaliando métricas, estudando público alvo, testando novas ferramentas, aplicando técnicas diferenciadas e até mesmo promovendo mudanças grandiosas em nome da tendência do mercado.

Independente de qual ação você adote para evoluir o seu negócio, fato é que todo mundo, sem exceção, busca aumentar suas conversões. Certo?

O problema é que muita gente vai continuar fazendo tudo que descrevemos acima, além de continuar buscando e aplicando mais uma porção de alternativas e, mesmo assim, não conseguirá alcançar o objetivo que tanto almejou.

Calma! Nós não estamos pessimistas e muito menos deixamos de acreditar no Marketing Digital.

A realidade é que, cada vez mais, estamos vendo profissionais se esquecendo do básico em nome das teorias e práticas complexas.

Ou pior, fazendo um monte de coisas, mas deixando de lado o essencial, o que realmente importa.

Nesse caso, quando nos referimos ao que mais importa, estamos falando exatamente do seu público, do potencial cliente, mais especificamente da experiência que você oferece à ele.

Já parou para pensar que, talvez, o que falta para você estourar em conversões está bem na frente dos seus olhos e você não está enxergando?

Infelizmente, muitas pessoas estão mecanizando demais os processos e se esqueceram de dar a devida importância às estratégias de atendimento ao cliente.

O grande ponto é que a qualidade do seu atendimento poderá ditar como as pessoas se relacionam com o seu negócio, inclusive, muitas vezes, o atendimento é responsável por imprimir a primeira impressão da sua marca na visão do público.

Isso quer dizer que, dependendo de como você atende o seu alvo, ele pode te ver positivamente ou não.

Resumindo? O seu atendimento é o seu cartão de visitas!

Agora fica a pergunta:

  • Você tem uma estratégia de atendimento ao cliente eficiente?
  • O seu público alvo está satisfeito em relação à experiência que ele têm ao ser atendido pela sua marca?

Se você não tem certeza das respostas, então isso significa que está na hora de reavaliar.

Hoje, nós, do Mestre do Adwords, pretendemos te ajudar quando a isso! A gente vai te entregar dicas para melhorar sua estratégia de atendimento ao cliente.

Ficou interessado? Então não fica parado aí, vem com a gente!

 

Atendimento-ao-Cliente

 

#Se preocupe em ouvir o seu público

Muitos negócios erram em sua estratégia de atendimento ao cliente porque estão mais preocupados em solucionar os “problemas”, antes mesmo de ouvir o relato.

Isso acontece porque há um medo enorme quanto aos feedbacks negativos, ocasionando em ações rápidas para “estancar o sangramento” que está ocorrendo em público.

O problema é que quando isso ocorre, a qualidade do atendimento cai, pois você não ouviu o que o seu cliente tem à dizer e, consequentemente, não tem base para oferecer a melhor solução.

Então, se você quer melhorar sua estratégia de atendimento ao cliente, se preocupe em ouvir seu público primeiro, quais são suas dores, seus problemas, sempre prezando pelo entendimento pleno do que ele deseja, antes de oferecer qualquer solução.

Ok?

E tem mais, mantenha o ambiente amistoso para que o seu alvo possa conversar com você sem interrupções e, claro, mostre a ele que você está ouvindo o que ele fala.

Isso além de melhorar a experiência do usuário, te entregará uma visão mais amplificada sobre o seu negócio, o que permite que você seja cada vez mais assertivo.

#Tenha como um dos mandamentos do seu atendimento a educação

Parece bobeira falar que você deve adotar a educação em sua estratégia de atendimento ao cliente, certo?

Só que na realidade, muitos ainda pecam nesse requisito. Nós não estamos falando que você vai ser grosso com o cliente ou xingá-lo, quando nos referimos à educação, é para dizer que você deve ser surpreendentemente educado.

Isso quer dizer, superar as expectativas do seu cliente, sendo não só cordial, pedindo licença, dando Bom Dia/Tarde/Noite, se desculpando ou agradecendo, mas se colocando no lugar dele e mostrando que você o entende e que fará o possível para ajudar.

 

estratégia-de-atendimento-ao-cliente

 

#Seja simples, objetivo e eficaz

Não há nada pior do que você ter problemas com uma marca e ao entrar em contato com a área responsável de atendimento, ser enrolado, ouvindo diversas mensagens automáticas e quase indecifráveis de tantas gírias técnicas.

Concorda?

Então, JAMAIS, faça isso com o seu cliente, pois ele não é diferente de você!

E tem mais, tome cuidado na hora de elaborar a sua estratégia ou até mesmo treinar a sua equipe de atendimento, pois o que pode parecer uma linguagem simples para você, pode ser “Japonês” para o seu público alvo.

Pense com cuidado em seu roteiro de atendimento, visando sempre ser simples, objetivo e eficaz.

Você tem que falar e, independentemente de quem esteja do outro lado da comunicação, ser entendido.

A agilidade em solucionar as dores também é um atributo essencial, então pense em uma maneira de agregar esse valor ao seu atendimento, sem prejudicar a qualidade da experiência do seu usuário.

 

atendimentoonline

 

#Dê múltiplas opções de canais

Para que o seu atendimento ao cliente seja ainda melhor, procure oferecer as mais diferentes opções de canais para que seu público entre em contato com você.

Por mais que as redes sociais estejam em alta, há ainda quem prefira falar por telefone, por ser algo mais próximo, por exemplo.

É claro, se você não for conseguir manter a qualidade em todos os canais, é melhor estruturar, antes de oferecer opções. Ok?

Uma boa sacada para não ter canais e custos de operação desnecessários é estudar seu público alvo para descobrir quais são as plataformas que eles mais estão presentes e ativos.

Por Exemplo:

  • Vamos imaginar que o seu público é mais jovem, estando muito presente nas principais redes sociais.
  • Então, muito provavelmente, eles vão preferir o atendimento via Facebook e WhatsApp, do que telefone. Certo?

 

Pronto! Agora chegou a sua vez de realizar seus estudos e testes para implementar as dicas que você viu aqui no Mestre do Adwords.

Esperamos ter lhe ajudado! Ficou alguma dúvida? Então venha conversar com a gente.

Desejamos-lhe sucesso sempre, a gente se vê!

Forte Abraço.

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