ESTRATÉGIAS AVANÇADAS

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7 Erros de branding para empresas

Muitas marcas e até mesmo grandes empresas olham para o branding com desconfiança, achando que é uma ação da qual irá tomar seu tempo e não lhe trará o retorno que tanto esperava.

Se você também acha isso, acredite, você achará isso até chegar nesse artigo e conferir o tamanho de sua importância.

Para quem não sabe, o branding muito além de questões relacionadas a criação da logotipo ou das cores visuais da empresa. Isso porque, é quanto se executa que abre-se a possibilidade para o planejamento estratégico e a conceituação da marca, ou seja, a forma pela qual você deseja que seu público alvo lhe veja.

Se isso não é feito de maneira assertiva, o que ocorre é que nem sempre a intenção que é transmitida é recebida da mesma forma. Isso fica claro em algumas marcas.

Lembra de uma história da Bel Pesce com relação a uma burgueria que ela iria lançar com alguns sócios e que deu uma bagunça danada na internet? Então, a ideia dela poderia até mesmo ser genial, porém o planejamento de ação foi mal executado, o que fez com que os usuários não entendessem o que ela estava tentando dizer, com isso a confusão ficou enorme…

As pessoas precisam olhar para você, para a sua marca e conseguir identificar quem são vocês em poucos segundo. Caso isso não esteja ocorrendo, algum problema de comunicação existe e você precisa correr para resolver.

O blog do Mestre do Adwords irá te ajudar nessa tarefa, então separamos aqui X erros de branding para empresas. São os erros mais cometidos e que podem ser evitados, basta prestar atenção neles.

Quer descobrir quais são eles?

Então vem com a gente!

 

Erros de branding para empresas

 

# Erro 1 – Problemas com a identidade visual

A identidade visual pode não ser o principal objetivo do branding para empresa, porém é parte integrante de todo o conjunto da obra, então quando esse item é mau executado, os problemas começam a acontecer no futuro.

Sabemos que quando colocamos uma marca ou uma empresa no mercado, precisamos criar uma identidade visual, características que vão identificar que aquela empresa Y, fornece o produto Z, entende?

Quando há uma falha de comunicação e o público não consegue identificar assertivamente quem é a empresa Y, quem é a empresa X e acaba achando que elas são as mesmas, existem claramente um problema de comunicação visual.

Em um início, você pode achar que é algo passageiro ou que se parecer igual a uma marca que já existe no mercado é bom, afinal vai acabar “ganhando fama” rapidamente…

Nada disso, isso pode te prejudicar muito, afinal o público é diferente e você não conseguirá atender a demanda do mercado que não lhe pertence. Logo, ao criar sua identidade visual, garanta que ela é única e não se parece em nada com algo que já existe no mercado.

 

branding-para-empresas

 

# Erro 2 – Antes de lançar novas campanhas conheça os detalhes

É muito comum marcas usaram a sazonalidade do momento para lançar novas campanhas ou produtos, pois esses períodos acabam conectando um maior número de clientes, como é o caso do Outubro Rosa ou no Novembro Azul, porém é preciso atenção para trabalhar uma estratégia dessas…

Quando você desejar trabalhar um assunto que está em alta no momento, sendo bastante discutido, verifique como está sendo o posicionamento do seu público com relação a ele. Isso porque, muitas marcas já tentaram surfar por essas ondas e se deram muito muito mal.

Às vezes, o que a gente acha que é algo positivo, nosso público encara como algo negativo e tudo o que planejamos acaba.

Sabendo disso, antes de aproveitar os assuntos do momento, entenda o comportamento de seu público, isso te dará uma ideia melhor se irá funcionar ou não.

 

branding-digital

 

# Erro 3 – Não pensar em estratégias digitais

O branding é usado para alinhar e planejar as técnicas e ações que serão utilizadas pelas marcas para que o objetivo seja alcançado. Sendo assim, normalmente, toda a equipe se reúne em busca das melhores ideias, opiniões e visões. Juntos é possível identificar todas as possibilidade e entender o que pode ou não dar certo.

Em pleno 2017, muitas marcas e empresas ainda deixam de lado as redes sociais acreditando que não conseguirão impactar da forma com que gostaria ou então, que o seu público não está concentrado nessas plataformas.

É sério que você ainda acha isso?

As redes sociais são utilizadas por milhares de usuários por dia, praticamente 24 horas, afinal através da conectividade 3G e 4G, pode-se acessar tudo de qualquer lugar do mundo.

Deixa de lado uma preciosidade dessas é entender que não é intenção da empresa ter sucesso, concorda? Por mais que você não tenha 100% do seu público no Facebook ou no Instagram, uma parcela deles se encontrará lá e não ter uma imagem presente, significa que você não se importa com eles.

 

# Erro 4 – Focar apenas em estratégias para novos clientes

Você passa horas durante cada ano para criar um branding mais interessante e inspirador do que no ano anterior, porém foca muito em conquistar novos clientes e deixa os antigos de lado?

Para tudo!

Isso não pode acontecer de forma alguma!

Você precisa se lembrar o quanto custou cada cliente para entender que um novo não pode substituir um antigo. Por mais que, constantemente, a gente busque aumentar a nossa rede de clientes, é preciso sempre ter uma estratégia de renovação de contatos e nutrição de leads, isso irá te ajudar a manter os antigos e conquistar mais novos.

Logo na criação das estratégias de atuação para cada ano ou semestre, da forma que você deseja trabalhar, pense que você precisa construir uma caminho para: conquistar novos cliente e ao mesmo tempo, nutrir aqueles que já são velhos conhecidos, tudo bem?

Ao longo do tempo, você perceberá que fidelizar clientes te ajudará a economizar muito mais verba do que você poderia imaginar!

 

Pronto, esses são os 4 erros de branding para empresas mais cometidos.

 

O que achou? Conte maia nós!

 

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